ACOLHIMENTO

Alunos de 12 cursos vão realizar atividades práticas em diversas áreas do hospital

Acima, a superintendente do HUB, Elza Noronha, e o diretor da FM, Gustavo Romero; abaixo, o diretor da FCE, João Paulo Chieregato, o diretor da FS, Laudimar de Oliveira, e a gerente de Ensino e Pesquisa do HUB, Dayde Mendonça, durante boas-vindas virtual a estudantes que atuarão no Hospital Universitário. Imagem: Reprodução

Neste início de semestre, o Hospital Universitário de Brasília (HUB-UnB) recebeu 327 novos estudantes de graduação da Universidade de Brasília (UnB) que vão desenvolver atividades práticas no hospital. São alunos dos cursos de Medicina, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Saúde Coletiva, Serviço Social, Terapia Ocupacional e Engenharia Eletrônica. Eles vão se somar aos 718 estudantes que já estão no hospital, totalizando 1.045 alunos de graduação neste semestre.

Para receber os estudantes, foram preparadas algumas atividades virtuais de acolhimento e um momento de boas-vindas com a direção do hospital e das universidades. “Desejo que vocês se sintam bastante acolhidos em todos os momentos. O HUB é uma instituição pública, 100% SUS. Trabalhamos para fazer a diferença com um SUS de qualidade e esse contato com o hospital é muito importante para a vida profissional de vocês”, afirmou a superintendente do HUB, Elza Noronha.

Durante as atividades, os estudantes receberam informações sobre o funcionamento do hospital, gestão da qualidade, gestão de leitos, aspectos éticos no cuidado, canais de comunicação institucional, prontuários, sistemas, saúde ocupacional, segurança do trabalho, descarte adequado de resíduos e uso de roupa privativa. No dia seguinte ao acolhimento, os alunos conheceram os locais em que vão atuar e participaram de um treinamento sobre o uso do Aplicativo de Gestão para Hospitais Universitários (AGHUx). “O objetivo desse acolhimento é prepará-los para o início das atividades aqui no hospital, com informações fundamentais para vocês desenvolverem suas atividades de treinamento em serviço”, explicou a gerente de Ensino e Pesquisa do HUB, Dayde Mendonça.

Os novos estudantes também receberam as boas-vindas dos diretores da UnB. “Um hospital universitário faz ensino e pesquisa enquanto presta assistência de alta qualidade à população, e faz assistência de alta qualidade enquanto forma pessoas. Essa experiência que se vivencia aqui é ímpar, não existe outro cenário com essa complexidade”, disse o diretor da Faculdade de Medicina (FM-UnB), Gustavo Romero. “Vocês estão em uma instituição pública, vão trabalhar com profissionais extremamente qualificados”, acrescentou o diretor da Faculdade de Ciências da Saúde (FS-UnB), Laudimar de Oliveira. “O HUB é um local de excelência e é importante reconhecer isso no dia a dia, valorizar e aproveitar cada minuto que vocês estiverem aqui”, disse o diretor da Faculdade UnB Ceilândia (FCE-UnB), João Paulo Chieregato.

A turma de Nutrição participou de um treinamento específico para o desenvolvimento das atividades práticas no hospital. “Será o meu primeiro contato com a clínica. Estou muito animada, acho que vou conseguir aplicar tudo que aprendi na teoria e continuar aprendendo”, afirmou a estudante do nono semestre Késsia Tôrres. “Estou curiosa para aprender e ansiosa, porque é a primeira vez que vou ter tanta responsabilidade dentro do curso”, compartilhou Júlia Vilar, também estudante do nono semestre de Nutrição.