APOIO

Discentes de graduação e pós-graduação em vulnerabilidade socioeconômica podem se candidatar para receber auxílios oferecidos pela DDS/DAC

A Assistência Estudantil da UnB é composta por diversos programas que procuram atender às áreas previstas no Plano Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes). Arte: João Paulo Parker/Secom UnB

A Diretoria de Desenvolvimento Social (DDS), ligada ao Decanato de Assuntos Comunitários (DAC), está com três editais de assistência estudantil abertos neste início de semestre letivo. As iniciativas contemplam estudantes de graduação e pós-graduação em situação de vulnerabilidade socioeconômica com auxílios em diversas categorias.

Os editais podem ser encontrados no site da DDS/DAC: https://dds.dac.unb.br/documentos/editais-2023.

AVALIAÇÃO SOCIOECONÔMICA – O edital 08/2023 refere-se à avaliação socioeconômica, condição para acesso aos benefícios dos programas de assistência estudantil. Até 2 de junho, estudantes de graduação e pós-graduação interessados nos auxílios da DDS/DAC devem enviar os documentos previstos no edital pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa).

Segundo Carla Brito, assistente em administração na Diretoria de Desenvolvimento Social, o edital, desta vez, conta com uma mudança: "Antes, o estudante não tinha prazo máximo para completar/corrigir a documentação, nem limite de vezes que poderia solicitar esta correção. Agora, são apresentados esses critérios: três vezes para corrigir e completar [a documentação], no prazo de 30 dias corridos da notificação de documentação pendente", alerta.

Para solicitar a avaliação, os estudantes devem preencher os dados bancários na aba Meus Dados Pessoais e aderir ao Cadastro Único referente ao 1º/2023 pelo caminho BolsasSolicitação de BolsasSolicitação de Bolsa AuxílioAvaliação Socioeconômica. A lista de avaliação socioeconômica será divulgada semanalmente no site da DDS.

DIVERSOS – Financiado com recursos do Plano Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes), o edital 10/2023 é voltado para estudantes de graduação e contempla com bolsas em quatro programas: Auxílio Socioeconômico (PASe), Auxílio Creche (PACreche), Moradia Estudantil da Graduação (PME-G) e Auxílio Transporte (PAT). As inscrições estão abertas até 18 de abril, com a divulgação do resultado prevista para 20 de abril, no site da DDS/DAC. É pré-requisito a avaliação socioeconômica em um dos últimos três semestres (2º/2021, 1º/2022 ou 2º/2022).

Com benefício no valor de R$ 465, o Programa Auxílio Socioeconômico (PASe) é destinado ao apoio financeiro de estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, com intuito de reduzir as desigualdades sociais entre discente na Universidade e, ainda, auxiliar na permanência deste público na instituição. Este semestre, a iniciativa está com 380 vagas disponíveis.

Já o Programa Auxílio Creche (PACreche) oferece condições para que estudantes com filhos possam cuidar da educação de suas crianças, visando favorecer a permanência de pais na Universidade. "O programa surgiu a partir da demanda de estudantes com filhos que não conseguiam vaga em creches públicas e não tinham recursos para creches particulares", explica Carla Brito.

O apoio, no valor de R$ 485, é voltado a discentes coabitantes com filhos com até cinco anos de idade incompletos. Caso ambos os genitores sejam estudantes da Universidade, o auxílio será destinado somente a um deles. Já os graduandos com mais de um filho nesta faixa etária podem receber apenas um benefício, para o mais novo. Há dez oportunidades abertas.

Para estudantes de graduação que são de outros estados ou países, sem núcleo familiar e residência fixa no Distrito Federal, a Universidade também disponibiliza recursos pelo Programa Moradia Estudantil da Graduação (PME-G), na modalidade auxílio pecuniário. Benefício mensal de R$ 530 é concedido para ajudar no custeio parcial de despesas residenciais, como aluguel, gás, água, eletricidade, condomínio e internet. Ao total, há 300 vagas abertas.

Outro importante apoio socioeconômico é para deslocamento e custeio da passagem de ônibus de estudantes residentes no Entorno do DF. Este semestre, o Programa Auxílio Transporte (PAT) oferece dez vagas, com bolsas de R$ 300.

AUXÍLIO ALIMENTAÇÃO – O edital 09/2023 destina-se a estudantes de baixa renda de cursos de graduação e de pós-graduação stricto sensu. Os contemplados recebem acesso gratuito ao Restaurante Universitário (RU) para café da manhã, almoço e jantar.

As inscrições para este edital estão abertas até 25 de julho e devem ser feitas pelo Sigaa, no menu Bolsas. Para se candidatar, o estudante deve ter a avaliação socioeconômica deferida e estar regularmente matriculado no mínimo de créditos de sua graduação, de acordo com o Projeto Pedagógico do Curso, além de ter renda familiar bruta per capita de até um salário mínimo e meio (o que equivale, até maio, a R$ 1.953).

*estagiário em Jornalismo na Secom/UnB.