ORGÃOS COLEGIADOS

Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão reconhece ainda Notório Saber de professor Luiz Gallina Neto, do IdA

Apresentação de proposta de Política Linguística da UnB, reconhecimento de Notório Saber a docente, balanço da SBPC e recurso à solicitação de turma de Medicina foram assuntos debatidos na 644ª reunião do Cepe. Foto: Beto Monteiro/Ascom UnB

O secretário de Assuntos Internacionais da Universidade de Brasília, Virgílio Pereira de Almeida, apresentou a proposta de Política Linguística da UnB no Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe), nesta quinta-feira (18). A política pretende definir as diretrizes necessárias para a formação plurilíngue da comunidade acadêmica, englobando atividades de ensino, pesquisa, extensão, inovação e gestão universitária.

Entre os objetivos da política estão a utilização de línguas estrangeiras em disciplinas da graduação e da pós-graduação, o fortalecimento de parcerias internacionais visando à oferta de disciplinas em conjunto com professores de instituições parceiras, o estreitamento de parcerias com entidades internacionais promotoras de diferentes línguas e culturas, o incentivo à organização de eventos científicos e de inovação com divulgação e apresentações em línguas estrangeiras e a ampliação de oportunidades de desenvolvimento de proficiência linguística de servidores técnicos e docentes.

A oferta de disciplinas em outros idiomas é de enorme relevância para programas de intercâmbio que têm como condição a reciprocidade, ou seja, receber estudantes na mesma proporção daqueles enviados para o exterior.

Vice-reitor Enrique Huelva reforçou a relevância de incluir iniciativas já promovidas pela instituição relacionadas à linguística como parte de política institucional. Foto: Beto Monteiro/Ascom UnB

“Muitas das metas contidas na política já estão implementadas, como a tradução de mais de 19 mil ementas de disciplinas para inglês e espanhol, documento fundamental para permitir o trânsito, tanto a vinda quanto a ida, de estudantes de intercâmbio, além da emissão de declarações e da tradução de programas de pós-graduação”, disse o vice-reitor da UnB e presidente do Cepe, Enrique Huelva, que destacou a importância de as ações voltadas para a linguística permanecerem como política institucional.

“O projeto de tradução de ementas da graduação foi finalizado este semestre e este ano ainda vamos iniciar a tradução das ementas de pós-graduação”, reforçou o secretário Virgílio Almeida. “O trabalho que foi feito com essas 19 mil disciplinas gerou um glossário de tradução automática que permite um nível de tradução muito próximo do ideal, o que facilita o trabalho dos tradutores”, pontuou.

ARTES VISUAIS – O professor do Departamento de Artes Visuais do Instituto de Artes Luiz Gallina Neto teve pedido de reconhecimento de Notório Saber aprovado por unanimidade no Cepe e junta-se a outros dez professores que receberam tal reconhecimento na Universidade.

Professor da UnB desde 1994, Gallina foi chefe de departamento por duas vezes e coordenador de curso uma vez. A obra dele extrapola a vivência acadêmica e tem forte ligação com a capital do país. De acordo com a conselheira que fez o parecer, Sandra Rocha, chefe do Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas (LIP), “o Memorial apresentado pelo professor Luiz Gallina impressiona pela quantidade e qualidade de obras e pela narrativa que revela a inerência da arte à sua vida, desde cedo. Delineia-se, no material apresentado, um rumo todo encaminhado, desde a infância até a maturidade – portanto, quantitativamente regular –, em que desenho, gravura, pintura, instalação por vezes se enlaçam, se separam e se reencontram”, disse. “Desde jovem, concomitantemente às suas descobertas com a xilogravura, entre outras experiências artísticas, subjaz o diálogo com outras áreas das humanidades. Sobretudo a psicanálise e a filosofia encontram-se nas entrelinhas da obra do artista e em suas reflexões teóricas”, completou.

SBPC – Durante a reunião do Cepe, a decana de Pesquisa e Inovação, Maria Emília Walter, apresentou balanço da 74ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Mais de 12 mil pessoas se inscreveram nas atividades presenciais e virtuais e 3.500 se credenciaram em atividades presenciais. As atividades virtuais transmitidas pela UnBTV alcançaram 35.600 visualizações até o dia 31 de julho.

Foram realizados encontros com dois candidatos à Presidência da República. Os três candidatos com mais intenções de votos foram convidados. Os dois que atenderam ao convite receberam documento com propostas de políticas de Estado para ciência e tecnologia. A decana destacou que o ponto chave para o sucesso da SBPC foi o envolvimento da comunidade da UnB e do Instituto Federal de Brasília (IFB).

NEGADO – A Turma 104 do curso de graduação em Medicina teve recurso negado pelo Cepe. A turma, que solicita conclusão de curso com o cumprimento de 75% da carga horária do Internato, estabeleceu abaixo-assinado pedindo outorga antecipada de grau. O pedido já havia sido negado em outras instâncias da UnB.

Confira a 644ª reunião do Cepe: