INSCRIÇÃO PELO SIGAA

Universidade tem opções de cursos e eventos em diversas áreas de conhecimento; veja o tutorial

Não é apenas pelo vestibular que as pessoas podem ter acesso à Universidade de Brasília. Através da extensão universitária, a UnB estreita laços com a comunidade e oferece projetos, cursos e eventos em várias áreas do conhecimento para diversos públicos. Essas ações são gratuitas e abertas. Todos os anos, também acontece a Semana Universitária, com centenas de cursos, oficinas, palestras e exposições. Neste ano, a 22ª Semuni será realizada entre os dias 29 de agosto e 2 de setembro.

“É através da promoção dessas atividades que compartilhamos o conhecimento produzido em ações de ensino, pesquisa e extensão”, explica Alexandre Pilati, decano de Extensão da UnB.

Diferente dos cursos e disciplinas regulares, os cursos de extensão em geral têm uma flexibilidade maior em termos de ementa, conteúdo programático e de metodologias de ensino-aprendizagem.

“É fundamental que eles sejam oferecidos com regularidade ao longo do ano e em momentos especiais como a Semana Universitária. Com isso, ganham tanto os estudantes que participam desses cursos, quanto a Universidade”, avalia Pilati.

Segundo o decano, o diálogo com a comunidade é fundamental para que o conhecimento avance e se efetive na prática. “Para a UnB, é sempre uma alegria poder cumprir essa missão de abrir suas portas à formação complementar e continuada da comunidade externa, que se compõem também de egressos, estudantes da educação básica e da população em geral”, diz.

CURSOS E EVENTOS – Novas ações de extensão são ofertadas regularmente, por isso é importante se manter atualizado através do portal e das redes sociais do DEX, além do Módulo de Extensão do Sigaa.

Entre os cursos abertos, é possível se inscrever no Clube do Livro Afroatitude + Leia Preta, que acontece no Centro de Convivência Negra da UnB, até 21 de setembro.

Também é possível participar de vários eventos de extensão que acontecem ao longo do ano na UnB. Entre as opções, existem seminários, oficinas, minicursos, aulas, workshops, exposições, rodas de conversa, e muitas outras.

Ao longo dos meses de agosto e setembro, por exemplo, também vão acontecer o Minicurso de Monitoramento Legislativo & Regulatório, Aulas de Reforço de Matemática Básica, Oficina imersiva de podcast, Oficina de Illustrator e a JogaR - Oficina de programação de jogos de tabuleiro em linguagem R de programação. Essas e muitas outras opções estão disponíveis no Sigaa. Participe!

Confira abaixo o passo a passo para se inscrever em cursos e eventos de extensão:

Inscreva-se em cursos e eventos de extensão pelo Sigaa. Arte: Divulgação