PANDEMIA

Em duas etapas oferecidas pela Prefeitura e pelos decanatos de Administração e de Assuntos Comunitários, mais de 200 profissionais foram capacitados

Vigilantes e porteiros foram orientados sobre protocolo operacional padrão para pedido dos comprovantes de imunização e esquema vacinal completo. Foto: Luis Gustavo Prado/Secom UnB

 

Profissionais que atuam nas portarias e entradas da Universidade de Brasília (UnB) foram capacitados na última semana para solicitar os comprovantes de vacinação completa e documento de identidade de todas as pessoas que ingressarem nas edificações da UnB nos quatro campi e demais unidades. A medida que prevê a exigência da documentação, aprovada pelo Conselho de Administração (CAD), entrou em vigor na última sexta-feira (11).

 

>> Saiba mais: Exigência do comprovante de vacinação em todos os prédios da UnB vale a partir de sexta-feira (11)

 

Na primeira etapa da capacitação realizada com 213 vigilantes e agentes de portaria, conduzida pela Diretoria de Segurança da Prefeitura da Universidade (Diseg/PRC), foi feita a apresentação de um protocolo operacional padrão para a solicitação dos comprovantes e do documento de identidade. A importância da convivência fraterna e da boa educação foi ressaltada, tendo como ponto principal a necessidade de se pensar coletivamente a saúde no contexto da pandemia.

 

A segunda etapa do treinamento consistiu em orientações sobre o que é o esquema vacinal completo, leitura correta do cartão de vacina e discussão de possíveis casos específicos e exceções. Esta etapa contou com a orientação da Coordenação de Vigilância em Saúde (CoAVS/DAC).

 

“A capacitação dos vigilantes e porteiros foi uma etapa importante da implementação da decisão do CAD porque pudemos compartilhar com eles nossa preocupação com a saúde da comunidade e a valorização da ciência, expressa hoje nas vacinas", explica a decana de Administração, Rozana Naves. "O cuidado com as pessoas, na abordagem para solicitar o comprovante, é um ponto fundamental para nós.”

 

A equipe responsável pela capacitação manterá comunicações diretas periódicas com as equipes de vigilância para que dúvidas possam ser sanadas. “Também devemos manter regularidade na capacitação, sempre que houver novas dinâmicas de solicitação dos documentos, ou quando houver novas regras de vacinação da população”, acrescentou a decana.

 

Leia também:

>> Capes renova participação da UnB em programa de internacionalização

>> Mais de 13% dos estudantes de pós-graduação da UnB são egressos da iniciação científica

>> Em carta, reitora destaca novos protocolos para acesso às edificações da UnB

>> Nova direção do Instituto de Letras toma posse

>> Exigência do comprovante de imunização contra a covid-19 em todos os prédios da UnB vale a partir de sexta-feira

>> Reitora e decanos se reúnem com UnBTV

>> Egresso da UnB realiza experimentos no espaço

>> UnB desenvolve inseticida capaz de combater o Aedes aegypti

>> UnB em defesa da vacinação contra covid-19

>> UnB é oitava melhor do Brasil, aponta ranking espanhol

>> Está disponível o novo edital de Mudança de Curso e de Dupla Diplomação

>> Nova direção da Faculdade de Educação Física toma posse

>> Guias ajudam a garantir a segurança da comunidade no retorno presencial

>> Saiba como comunicar suspeitas e casos de covid-19 à Universidade

>> Nova funcionalidade do app Guardiões da Saúde facilita o monitoramento de casos de covid-19 na UnB

>> UnB divulga guia de recomendações para prevenção e controle da covid-19

>> DPI lança portfólio e painéis com dados sobre infraestrutura de pesquisa e inovação da UnB

>> Coes publica cartilha com orientações em caso de contágio pelo novo coronavírus

>> UnB cria fundo para doações de combate à covid-19

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.