COVID-19

Formulário eletrônico avalia se profissional de saúde cumpre todos os requisitos para participar do estudo

O voluntário aprovado para os testes receberá duas doses da vacina, com intervalo de 14 dias. Foto: Ascom HUB

Os profissionais de saúde do Distrito Federal agora podem se voluntariar para participar da pesquisa clínica que testa a eficácia da vacina contra o novo coronavírus, desenvolvida pela farmacêutica Sinovac Biotech. Basta acessar o formulário on-line, que funciona como uma plataforma de triagem, avaliando se o candidato cumpre os requisitos para o estudo.

>> Relembre: UnB e HUB começam a aplicar vacinas contra a covid-19 em voluntários

A Universidade de Brasília (UnB), coordenadora da pesquisa, e o Hospital Universitário de Brasília (HUB-UnB), onde os testes são realizados, não fazem cadastro de interessados de forma presencial. O acesso é exclusivamente eletrônico. Quem for considerado elegível deve enviar nome e telefone para o e-mail exibido ao final do preenchimento do formulário.

Com o pré-cadastro, a equipe que integra a pesquisa entrará em contato com cada profissional para confirmar os dados e agendar o atendimento no HUB. O voluntário aprovado receberá duas doses da vacina, com intervalo de 14 dias. Metade dos participantes recebe um placebo, que não tem efeito farmacológico, e a outra metade, o produto vacinal. A proposta é fazer a comparação entre os dois grupos.

Podem se candidatar ao estudo apenas profissionais de saúde do DF que cumpram os seguintes critérios:

– Ter mais de 18 anos;
– Trabalhar em serviço de saúde atendendo pessoas com covid-19;
– Não ter sido diagnosticado ou testado positivo para o vírus da covid-19;
– Ter registro no conselho profissional regional;
– Não apresentar doença crônica;
– Não estar gestante;
– Não participar de outro ensaio clínico.

Ao aceitar participar da pesquisa, o voluntário assina um termo de consentimento e se compromete a comparecer ao HUB periodicamente por um período de 12 meses para acompanhamento da saúde.

>> Cumpre os requisitos? Participe!

Profissionais de saúde do Distrito Federal podem se voluntariar para participar da pesquisa clínica que testa a eficácia da vacina contra o novo coronavírus. Arte: Assessoria de Comunicação do HUB

PESQUISA PROFISCOV – A Universidade de Brasília e o HUB são um dos 12 centros no Brasil que participam da fase 3 do ensaio clínico nacional PROFISCOV, coordenado pelo Instituto Butantan e autorizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O estudo em Brasília conta com uma equipe multiprofissional, a maioria do próprio HUB, formada por 25 pessoas, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, farmacêuticos e técnicos de laboratório.

Os testes começaram dias 5 e 6 de agosto, quando foram imunizados 10 voluntários. Após um período de avaliação pelo Butantan, o HUB retomou a aplicação das doses na última quinta-feira (13). A expectativa agora é aumentar a quantidade diária de atendimentos progressivamente até alcançar a meta, que é de 850 participantes, o que deve levar em torno de dois meses.

A terceira etapa do estudo avalia a eficácia e a segurança da vacina em um número maior de pessoas. As fases 1 e 2 do ensaio clínico foram realizadas com cerca de 700 voluntários na China e os resultados demonstraram a produção de anticorpos neutralizantes em 90% dos participantes. Assim que forem comprovadas a eficácia e a segurança e a vacina seguir para registro da Anvisa, a Sinovac e o Butantan firmarão acordo de transferência de tecnologia para produção em escala e fornecimento gratuito pelo Sistema Único de Saúde (SUS).