COOPERAÇÃO

Com inscrições abertas até 4 de abril, rede de pesquisa oferece dez bolsas de 1.200 euros mensais por até três meses e passagens aéreas

Professores da UnB com diploma de doutorado podem concorrer às dez bolsas oferecidas. Foto: Freepik

Professores de universidades brasileiras e portuguesas integrantes do Grupo Tordesilhas poderão concorrer a dez bolsas de pós-doutorado em universidades espanholas integrantes do Grupo, pelo período de um a três meses, entre setembro de 2022 e julho de 2023.

Para se candidatar, é necessário submeter documentação ao Grupo, que fará a inscrição diretamente na plataforma da Fundação Carolina, copatrocinadora das bolsas.

Estão entre os requisitos ser professor de uma universidade brasileira ou portuguesa integrante do Grupo Tordesilhas ter diploma de doutorado e não morar na Espanha. No momento da inscrição, é necessário ter uma carta-convite da universidade ou centro escolhido.

“Incentivamos muito a participação dos professores da Universidade nas atividades que envolvam parceiros internacionais, porque isso dá um alcance muito maior para as ações que são desenvolvidas, como a publicação de artigos com professores de outros países”, explica Virgílio Almeida, secretário de Assuntos Internacionais da UnB.

A bolsa inclui as passagens aéreas de ida e volta, seguro médico não farmacêutico e o valor de 1.200 euros mensais para custear moradia e manutenção. As inscrições serão recebidas até 4 de abril de 2022 pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

O e-mail deve contar com nome completo, cópia de passaporte, diploma de doutorado, comprovante de vínculo com a UnB e carta de aceitação da universidade espanhola, incluindo o período de duração da estadia.

COOPERAÇÃO – A Universidade de Brasília ocupa a vice-presidência do Grupo Tordesilhas desde o final de 2021. A rede reúne 24 instituições brasileiras, 20 espanholas e dez portuguesas, para cooperação científica e educacional em ciência, tecnologia e inovação. A UnB participa do Tordesilhas desde 2014.

A rede funciona por meio dos colégios doutorais, formados por pelo menos uma universidade de cada país membro. Feito em conjunto, o trabalho busca oportunidades de financiamento para as pesquisas, oferece troca de experiências e fortalece as cooperações científicas.

>> Confira o edital completo
>> Conheça as universidades espanholas integrantes do Grupo Tordesilhas