ÓRGÃOS COLEGIADOS

Na reunião também foram aprovados os regimentos internos do IF e do Ipol

Indicação de Lourdes Bandeira ocorreu por aclamação. Imagem: Reprodução UnBTV

 

A professora Lourdes Bandeira foi indicada, por aclamação, pelo Conselho Universitário (Consuni) da UnB a receber o título de Professora Emérita da instituição, durante a 483ª reunião do Conselho, na sexta-feira (11).

 

“Além de ser uma professora dedicada a seus alunos, ela foi fundamental na reestruturação do Departamento de Sociologia. Ela faz parte dessa geração que conseguiu colocar na pauta da discussão da UnB e das ciências sociais no Brasil a questão de gênero, e provavelmente receberá o título de Professora Emérita das mãos de uma reitora”, disse o diretor do Instituto de Ciências Sociais, Arthur Trindade.

 

“Também é muito emocionante para mim. Ela é um exemplo desde que a conheci, e continua batalhando, demonstrando que é possível ser parte da academia e atuar no ativismo de maneira permanente”, disse a reitora Márcia Abrahão.

 

A elaboração e apresentação do parecer a respeito da indicação da professora Lourdes Bandeira ficou a cargo da professora Neuma Brilhante, diretora do Instituto de Ciências Humanas. O documento destacou a atuação da professora nas questões de gênero e raça dentro e fora da Universidade, além de sua contribuição permanente ao Departamento de Sociologia, mesmo depois da aposentadoria, em 2019.

 

”A contribuição da professora Lourdes Bandeira se mantém efetiva, mesmo após sua aposentadoria, em 2019, marcadamente na oferta de disciplinas de pós-graduação e como membro de bancas de seleção de pós-graduação e de concursos para docentes”, diz o parecer.

 

REGIMENTOS – Na reunião também foram aprovados, por unanimidade, os regimentos do Instituto de Física (IF) e do Instituto de Ciência Política (Ipol).

 

“Eu gostaria de agradecer à comissão, aos conselheiros, à reitora e, especialmente, ao Conselho do IF, que teve paciência e empenho para que a gente fizesse a revisão do regimento e trouxesse agora para escrutínio do Consuni”, destacou a diretora do Instituto de Física, Maria de Fátima Makiuchi.

 

O Conselho também fez a leitura de parecer a respeito do regimento interno da Faculdade de Educação (FE), mas as sugestões de alteração serão apresentadas ao Conselho da FE e retornarão para aprovação do Consuni.

 

INFORMES – A decana de Planejamento, Orçamento e Avaliação Institucional, Denise Imbroisi, informou sobre a boa colocação da UnB no ranking da QS World, divulgado essa semana, que coloca a UnB como a nona melhor universidade do Brasil.

 

“A UnB tem conseguido se superar nesse cenário de escassez orçamentária. Não tem sido fácil, mas a gente tem mostrado um resultado de excelência para a sociedade de Brasília e do Brasil. Eu acho muito importante a gente compartilhar essas notícias que são fruto do trabalho da nossa comunidade”, ressaltou a decana.

 

“É claro que esses rankings não conseguem medir toda a qualidade do que nós fazemos, mas é um indicador de comparação entre instituições que é visto e é utilizado pelos parceiros que nos contratam, pelos estudantes na hora de escolher as universidades para onde eles querem ir e por candidatos a docentes, como podemos comprovar pela alta concorrência nos concursos para docentes da UnB”, avaliou a reitora Márcia Abrahão.

 

A Universidade iniciou, na última quinta-feira (10), o processo de matrícula para o primeiro semestre letivo de 2021. Denise Imbroisi destacou que o processo está acontecendo de maneira exemplar.

 

“Há pouco, 35% dos quase 38 mil estudantes da Universidade de Brasília já haviam feito seu pedido de matrícula. Ontem, às 9h, estávamos com cerca de 20% dos estudantes da UnB acessando o site simultaneamente e tudo estava funcionando”, comemorou.

 

CONSELHO COMUNITÁRIO – O Consuni também aprovou por unanimidade, na sexta-feira, as indicações para membros do Conselho Comunitário para os assentos que estavam vagos.

 

Foram aprovadas as indicações dos representantes da Comissão de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Ciência, Tecnologia, Meio Ambiente e Turismo da Câmara Legislativa do DF; do Sindicato de Professores no Distrito Federal (Sinpro); do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes); da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso Brasil); do Fórum de Educação de Jovens e Adultos; da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio); e da União Nacional dos Estudantes.

 

Confira a 483ª reunião do Consuni:

 

Leia também:

>> Fungos 'do bem' podem ser solução para Aterro Sanitário de Brasília

>> UnB é a nona melhor universidade do país

>> UnB envia ofício ao GDF com lista dos trabalhadores a serem imunizados

>> Conselho de Administração aprova novo plano de obras

>> Universidade avança nas boas práticas ambientais em 2020

>> Provas do PAS 3 serão em 18 de julho

>> UnB Cerrado realiza primeira Semana do Meio Ambiente

>> Reitora pede apoio para recomposição orçamentária

>> Novas prioridades de matrícula passam a valer a partir do próximo semestre

>> Divulgado o resultado para acesso na UnB por meio do Enem 

>> Na Câmara, reitores falam sobre desafios para 2021

>> Servidores do DAF participam de diálogo com a reitora

>> Trecho de asfalto que liga Vargem Bonita à Fazenda Água Limpa é inaugurado

 

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.