GESTÃO

Gestora da UnB esteve reunida com a senadora Leila Barros, coordenadora da bancada do DF no Congresso Nacional

Em diálogo com a senadora, reitora abordou impactos da restrição orçamentária na manutenção de atividades acadêmicas. Na imagem, corredor do prédio do Instituto Central de Ciências (ICC). Foto: Júlio Minasi/Secom UnB

A reitora Márcia Abrahão esteve reunida, nesta segunda-feira (7), com a senadora Leila Barros, para pedir apoio da parlamentar para a recomposição orçamentária da UnB. Leila é coordenadora da bancada de parlamentares do Distrito Federal no Congresso Nacional e foi indicada para assumir a coordenação da Procuradoria Especial da Mulher do Senado Federal.

Este ano, o orçamento discricionário da UnB para custeio – utilizado para pagamento de despesas como água, luz, internet, limpeza e segurança, entre outras – prevê R$ 208 milhões, sendo R$ 135,9 milhões em recursos do Tesouro e R$ 72,1 milhões da fonte Própria. Os valores são 8,2% menores em comparação com a Lei Orçamentária Anual de 2020. Além disso, há, neste momento, quase 14% dos recursos bloqueados, ou seja, indisponíveis para utilização.

"Isso em um cenário em que as universidades públicas têm sido cada vez mais necessárias e atuantes na sociedade, no enfrentamento da pandemia", destacou a reitora. Ela mencionou, ainda, desafios associados à manutenção de atividades acadêmicas, como o apoio a estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica e adaptações de infraestrutura necessárias para quando for possível algum tipo de presencialidade.

Na conversa, ambas também falaram sobre uma eventual reunião entre reitoras de universidades federais e senadoras, para que possam ser articuladas ações em conjunto. "Temos projetos de incentivo a meninas, como, por exemplo, o Meninas.comp, que busca estimular o ingresso delas em cursos da área de exatas", disse a reitora.

"Temos muitos desafios ainda, o machismo estrutural é muito presente em nossa sociedade e nas instituições. Na política, tenho sentido isso de maneira muito intensa", comentou a senadora.