CICLO DE DEBATES

Com mediação da reitora Márcia Abrahão, Margarida Mano (Portugal) e Roberto Leher, ex-reitor da UFRJ, discutem impactos da Covid-19 nas instituições e perspectivas de renovação

Webinário integra ciclo de debates promovido pela UnB sobre o mundo pós-pandemia. Arte: Francisco George/Secom UnB

Assim como a UnB, universidades do Brasil e do mundo têm se destacado na proposição de soluções para enfrentamento da Covid-19 e de seus impactos na sociedade. No entanto, os desafios impostos pela pandemia também afetam diretamente as instituições de ensino superior e as colocam diante da necessidade de se adequar às transformações do mundo atual. Com o intuito de pensar caminhos para a educação superior neste contexto, a UnB realiza, nesta quarta-feira (10), às 17h, o webinário Universidade em tempos de pandemia.

Margarida Mano, presidente da Associação Fórum da Gestão do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa (Forges) e ex-ministra da Educação e Ciência de Portugal, e Roberto Leher, ex-reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), são os palestrantes da atividade virtual, com transmissão ao vivo pelo canal da UnBTV no YouTube. A mediação será da reitora da UnB, Márcia Abrahão.

Reflexões sobre as mudanças provocadas pela pandemia na sociedade, o impacto sobre as universidades na promoção de ensino, pesquisa e extensão e os desafios para garantia do ingresso e da permanência dos estudantes nas instituições de ensino superior estarão em destaque durante o encontro virtual. Os convidados também debaterão sobre perspectivas para renovação das universidades nesse novo tempo.

Docente nas áreas de economia e gestão, Margarida Mano acredita que as universidades têm demonstrado, ao longo dos séculos, sua capacidade permanente de renovação. A presidente do Forges defende que o conhecimento produzido pelas instituições é central na busca de respostas a desafios como o da pandemia. Para ela, as universidades devem buscar alternativas mais flexíveis e inovadoras em termos de aumento de alcance, acesso, flexibilidade e qualidade da educação para promoção de uma formação humanista.

Roberto Leher esteve na UnB em 2019 como palestrante da Conferência Forges. Foto: Luis Gustavo Prado/Secom UnB

“É incerto o mundo depois da pandemia, mas será muito provável que uma educação humanista integral exija elevadas competências digitais, a par de um apurado sentido de responsabilidade ambiental e de uma consciência social reforçada num mundo de desigualdades crescentes”, argumenta.

Professor da Faculdade de Educação da UFRJ, Roberto Leher avalia que a atual pandemia interpôs, a todas as gerações, desafios profundos que vão além das questões de saúde, pois ela interfere conjuntamente nas dimensões econômicas, socioambientais e políticas. O professor também considera que as universidades encontrarão nos conhecimentos acadêmicos soluções às novas demandas legadas pela crise em saúde pública.

“A universidade terá de tornar pensáveis explicações, análises e cenários de futuro. Isso significa que ela deve interpelar essa complexa realidade com consequências teóricas, epistemológicas e institucionais importantíssimas”, pontua. O ex-reitor da UFRJ espera que o debate abra espaço para a sinalização de agendas alternativas à situação, em defesa da vida.

SÉRIE – Este é o segundo webinário promovido no âmbito do ciclo de debates on-line O futuro em tempos de pandemia: vida, sociedade e ciência, que visa estimular diálogos aprofundados sobre as consequências do avanço da covid-19 em nível global e as perspectivas para o futuro pós-pandemia. Pesquisadores e pensadores de diferentes instituições participam da série de discussões, também focadas na interlocução entre as várias áreas do conhecimento.

Para complementar os debates virtuais, publicações trarão à tona os temas em voga, de forma mais abrangente. Os palestrantes de cada edição são convidados a enviar um resumo expandido sobre os assuntos abordados durante a atividade para disponibilização no Portal de Conferências da Biblioteca Central (BCE). Posteriormente, os textos serão ampliados e compilados em um ebook com acesso aberto, que será publicado com o selo UnB Livre – resultado de uma parceria entre a Editora UnB e a BCE.

PALESTRANTES DA EDIÇÃO – Margarida Mano é doutora em gestão pela Universidade de Southampton, no Reino Unido, e professora da Faculdade de Economia da Universidade Coimbra (UC), em Portugal. Já foi administradora (1996-2009), pró-reitora (2009-2011) e vice-reitora (2011-2015) da UC. Esteve à frente do Ministério da Educação e Ciência de Portugal em 2015.

Além de presidente, Margarida Mano é membro fundador da Associação Forges, que atua na promoção de uma rede de pesquisa sobre gestão e políticas públicas do ensino superior em países lusófonos. É autora de diversas publicações sobre gestão do ensino superior.

Roberto Leher é biólogo, pedagogo e professor da Faculdade de Educação e do programa de pós-graduação em Educação da UFRJ. Doutorou-se em Educação pela Universidade de São Paulo em 1998 e foi reitor da UFRJ entre 2015 e 2019. Atua como professor colaborador na Escola Nacional Florestan Fernandes e integra diversos comitês editoriais de periódicos. As políticas públicas em educação são foco de suas pesquisas.