INGRESSO

Convocados em primeira chamada festejam junto a veteranos e familiares. Registro acadêmico deve ser feito de 23 a 25 de agosto para garantir vaga

Listão com resultado do Acesso Enem UnB foi afixado no Teatro de Arena às 17h desta segunda (22), momento em que os novos calouros puderam conhecer os seus veteranos. Foto: Luis Gustavo Prado/Secom UnB

A Universidade de Brasília divulgou, na tarde desta segunda-feira (22), o resultado da primeira chamada no Acesso Enem UnB para ingresso no 2º/2022. Mais de 2 mil estudantes foram selecionados para cursos nos quatro campi. Calouros de várias idades estiveram presentes no Teatro de Arena do campus Darcy Ribeiro para comemorar ao ver o nome no listão dos aprovados, pela primeira vez afixado presencialmente para o processo seletivo.

Lex Orofino fez dois meses de cursinho antes de fazer a prova do Enem. Foto: Luis Gustavo Prado/Secom UnB

Feliz com o resultado da seleção, a recém-aprovada em Teoria, Crítica e História da Arte (Tcha) Lex Orofino Teles, de 19 anos, relembra ter feito a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) sem grandes expectativas. Lex foi aprovada em faculdades de outros estados, mas escolheu a Universidade de Brasília como seu destino para a futura formação. “Eu passei pelo Sisu [Sistema de Seleção Unificada] para a Universidade Federal da Bahia (UFBA) e cheguei a ir para Salvador, porém não gostei do curso que escolhi”, relatou a nova aluna da UnB.

Pedro Victor do Espírito Santo formou-se em Administração pela UnB em 2017, e hoje é treinador de futebol do time da Universidade. Foi então que decidiu voltar às salas de aula da instituição como discente de Educação Física. “É muito bom voltar. Me apaixonei pela UnB na primeira vez que eu vim, e desde que eu me formei estou tentando voltar”, afirmou.

Pedro Victor é treinador do Desportivo UnB. Time foi campeão da Copa das Atléticas, no último sábado (20). Foto: Anastácia Vaz/Secom UnB

O agora calouro, de 29 anos, relata que a espera pela divulgação do resultado não foi fácil, já que a prova do Enem foi realizada em novembro de 2021 e, em decorrência da pandemia, os calendários de ingresso para novos alunos foram alterados. No entanto, o trabalho foi capaz de ocupar a mente do estudante.

Sem conter a emoção, Marina Pimentel Moreno, aprovada em Engenharia de Computação, e sua mãe, Milene, tiraram muitas fotos para comemorar a aprovação. Marina havia tentado o vestibular para Medicina em 2020, mas não passou.

Durante a espera pelo resultado da segunda prova — desta vez pensando na graduação em que foi selecionada —, a caloura de 19 anos fez um curso técnico no Instituto Federal de Brasília para “ver se gostava” da área.

A mãe não escondeu a satisfação em ver a filha aprovada na UnB e destacou o esforço dela: “É muito bom porque ela sempre foi uma excelente aluna, sempre se esforçou e agora é a realização de algo que ela trabalhou a vida inteira.” Marina se junta ao irmão, Thiago, que cursa Engenharia Elétrica, na Faculdade de Tecnologia (FT).

Calouras de Ciências Sociais, Rafaela Ferreira e Maria Eduarda Cervino foram bem recepcionadas pelos veteranos. Elas relataram a dificuldade de passar pela seleção e também o alívio em ter alcançado o objetivo. “Esse é o segundo ano que estou tentando, foi bem difícil, mas eu estou muito feliz que consegui”, contou Rafaela. “Tinha muita pressão de todos os lados, mas chegar aqui e ver o nome na lista vale muito a pena”, relatou Maria Eduarda.

Marina (esq.) e a mãe, Milene, foram recepcionadas pelos novos colegas de curso da caloura. Foto: Luis Gustavo Prado/Secom UnB

PRÓXIMOS PASSOS – Os convocados em primeira chamada devem ficar atentos ao cronograma de ingresso, disponível na Agenda do Calouro. Para garantir a vaga na Universidade, é preciso realizar o registro acadêmico, que vai das 9h do dia 23 às 17h do dia 25 de agosto. No período, deve ser feito o upload no site do Cebraspe da documentação descrita na Agenda do Calouro.

O link para o registro acadêmico estará disponível na página do Acesso Enem UnB somente no período estabelecido no cronograma. Fique atento a todas as informações sobre a seleção divulgadas no site do Cebraspe para não perder nenhum prazo. O resultado provisório do registro sai no dia 31 agosto; já o definitivo está previsto para 8 de setembro.

Já os candidatos que não foram convocados em primeira chamada ainda têm chances de ingressar na Universidade pela seleção conforme possíveis novas convocações. Acompanhe novidades sobre o Acesso Enem UnB na página do processo seletivo.

*estagiário em Jornalismo pela Secom/UnB.