24 DE MARÇO

Patologia milenar ainda atinge milhões de pessoas em todo o mundo. Meta liderada pela OMS é eliminar a doença até 2030

Tuberculose tem prevenção, por meio de vacinação, e tratamento, com fármacos que atacam o bacilo causador. Imagem: Freepik

 

Vinte e quatro de março é o Dia Mundial de Combate à Tuberculose. Apesar de ser uma doença milenar – há registros de múmias com lesões que se assemelham à doença – e de ter cura, ainda atinge milhões de pessoas em todo o mundo. A meta liderada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) é eliminar a tuberculose, como um problema de saúde pública, até 2030.

 

A data de luta contra à doença foi estabelecida em 1982, pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pela União Internacional Contra Tuberculose e Doenças Pulmonares (Union), em alusão ao dia do descobrimento do bacilo causador da tuberculose, o Mycobacterium tuberculosis (MTB) ou bacilo de Koch, pelo médico alemão Robert Koch, em 24 de março de 1882.

 

De acordo com o epidemiologista e vice-coordenador da Sala de Situação da UnB (SDS), Mauro Sanchez, a doença surge, normalmente, com o desenvolvimento de uma sociedade, quando parte da população começa a viver em condições muito precárias, com grandes aglomerações e má nutrição. “O fato pode ser ilustrado com o que ocorreu durante a Revolução Industrial. Uma época em que a tuberculose tinha uma incidência extremamente alta”, exemplifica o especialista. Hoje observam-se estas condições e contrastes, com grandes desigualdades sociais, nas grandes metrópoles, principalmente nas periferias.

 

A tuberculose é uma doença infectocontagiosa e acomete, principalmente, os pulmões. Segundo o epidemiologista, os sintomas mais comuns são a tosse, a febre baixa no fim do dia, suores noturnos e o emagrecimento.

 

O Guia de Bolso Doenças Infecciosas e Parasitárias, do Ministério da Saúde, edição 2006, descreve que, após a inalação dos bacilos, eles atingem os alvéolos, onde provocam uma reação inflamatória e exsudativa (liberação de líquido) do tipo inespecífico. O Guia esclarece também que a infecção benigna pode atingir linfonodos e outros órgãos ou tecidos como pleura (membrana que envolve o pulmão), ossos, sistema urinário, meninges, cérebro e olhos.

 

VACINA E TRATAMENTO – A vacina contra a tuberculose é a BCG, composta pelo bacilo de Calmette & Guérin, obtido pela atenuação do Mycobacterium bovis. Segundo o epidemiologista, ela é aplicada em crianças na primeira semana de vida e protege contra as formas graves da doença.

 

A tuberculose também tem tratamento e é baseado de acordo com o bacilo que infecta a pessoa, podendo ser sensível ou resistente. O epidemiologista explica que se a tuberculose for sensível, o tratamento dura seis meses e conta com o auxílio de inúmeros fármacos, já que é preciso atacar a bactéria por várias frentes, com o intuito de evitar a multiplicação dentro do indivíduo, principalmente na forma pulmonar.

 

Caso a tuberculose seja resistente aos medicamentos, o tratamento será mais prolongado e envolverá fármacos injetáveis também. “Por isso tudo que é tão importante a adesão ao tratamento, conforme recomendado pelo profissional de saúde, que deverá ser do início até o último dia”, pontua Mauro Sanchez.

Vice-coordenador da Sala de Situação da UnB, Mauro Sanchez destaca ações no Brasil para enfrentamento à tuberculose. Foto: Arquivo pessoal

 

PROBLEMA DE SAÚDE PÚBLICA – A tuberculose ainda é um sério problema de saúde pública. Só no ano passado, cerca de 10 milhões de pessoas foram acometidas pela doença. No Brasil, são aproximadamente 70 mil novos casos por ano. Segundo o vice-coordenador da SDS/UnB, as pessoas que mais adoecem são as que apresentam algum tipo de vulnerabilidade, seja ela social ou biológica.

 

O epidemiologista lembra também que a meta mundial, liderada pela OMS, é acabar com a tuberculose como um problema de saúde pública até 2030. “O Brasil assumiu esse compromisso. Para isso, tem investido em novos tipos de diagnósticos, novos fármacos e em proteção social”, afirma.

 

DESAFIOS – Os desafios para atingir as metas de eliminação da tuberculose como um problema de saúde pública até 2030 são grandes, ainda mais com a pandemia do novo coronavírus. Para o epidemiologista Mauro Sanchez, é importante manter o compromisso político, obter financiamento e reforçar as políticas de proteção social que diminuam a vulnerabilidade das pessoas que, eventualmente, adoecerão pela enfermidade.

 

De acordo com Mauro Sanchez, a pandemia de covid-19, infelizmente, trouxe obstáculos no controle da doença. Ele acredita que a atenção e os recursos humanos e financeiros alocados para a pandemia acabaram por interferir um pouco no controle da tuberculose.

 

“É preciso dar continuidade à atenção ao controle da TB [tuberculose] para que possamos atingir a meta, mesmo em um contexto muito difícil de escassez de recursos humanos e de financiamento. Precisamos ter consciência que é preciso manter o rumo e a firmeza nesses propósitos para atingir a meta, pois é um problema ainda muito sério. Temos ainda um cenário de muitas pessoas que adoecem e morrem de tuberculose”, conclui o especialista.

 

SOBRE A SALA DE SITUAÇÃO – É um ambiente de aproximação de estudantes, professores, colaboradores e profissionais de saúde para participação do processo de ensino-aprendizagem dos saberes teóricos e práticos de forma multidisciplinar, por meio da construção de conhecimento coletivo. É um espaço de desenvolvimento de tecnologia de inteligência em saúde dentro da Universidade de Brasília, para apoiar no monitoramento, análise e definição de ações na área, junto aos estudantes e gestores, na tomada de decisão e respostas em emergências de saúde pública.

 

No vídeo abaixo, o vice-coordenador da Sala de Situação da UnB, Mauro Sanchez, esclarece o que é a tuberculose e os principais sintomas e tratamentos:

 

Leia também:

>> Nova direção do Centro de Desenvolvimento Sustentável toma posse

>> Parque Tecnológico da UnB completa três anos com aumento de visibilidade e excelência na inovação

>> Desenvolvida na UnB, máscara que inativa o novo coronavírus está em teste no Hran

>> Mulheres atuam para manter extensão universitária ativa em meio à pandemia

>> Em carta, reitora destaca avanços da Universidade em tempos de pandemia

>> Pesquisadora da UnB contribui na criação de rede para apoiar a participação de mulheres na ciência

>> UnB aprova datas para o calendário acadêmico de 2021

>> Sala de Situação da UnB faz balanço da atuação no combate ao novo coronavírus

>> Presença de mulheres em profissões 'tipicamente masculinas' é tema de mesa-redonda

>> Reitoras compartilham experiências de gestão na academia

>> Iniciativa de egressas da UnB é selecionada para programa de aceleração de startups

>> Edital para ingresso na UnB por meio do Enem está disponível

>> Boletim Coes volta reformulado e traz as últimas atualizações da pandemia no DF e no Brasil

>> Dasu lança pesquisa para avaliar saúde mental da comunidade acadêmica

>> UnB divulga guia de recomendações para prevenção e controle da covid-19

>> Em webinário, DPI lança portfólio e painéis com dados sobre infraestrutura de pesquisa e inovação da UnB

>> Webinário apresenta à sociedade projetos de combate à covid-19

>> Copei divulga orientações para trabalho em laboratórios da UnB durante a pandemia de covid-19

>> Coes publica cartilha com orientações em caso de contágio pelo novo coronavírus

>> UnB cria fundo para doações de combate à covid-19  

 

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.