COVID-19

Momento é de cautela e atenção para medidas de biossegurança

Epidemiologistas destacam que o início da vacinação não é passe livre e nem motivo para relaxamento das medidas de prevenção. Imagem: Divulgação

 

Devido ao alto nível de infecções pelo novo coronavírus, as festas carnavalescas de 2021 foram canceladas em várias capitais do país, como Salvador, São Paulo e Rio de Janeiro. Considerando as aglomerações que ocorreram nas festividades do fim de ano (o que gerou considerável aumento no número de casos de covid-19), os especialistas estão preocupados com o carnaval. Epidemiologistas da Sala de Situação da Universidade de Brasília (SDS/FS) alertam os brasileiros a respeitar as medidas de biossegurança.

 

De acordo com o epidemiologista e vice-coordenador da SDS/UnB, Mauro Sanchez, com a proximidade do carnaval, é importante lembrar que o início da vacinação não é passe livre e nem motivo para o relaxamento das medidas de prevenção. Segundo ele, os grupos vacinados, até agora, são os mais vulneráveis e prioritários, para que o serviço de saúde consiga atender as pessoas que precisam. Isto inclui proteger a força de trabalho que está na linha de frente da resposta à pandemia.

Os esforços de vacinação, no momento, estão concentrados nas pessoas dos grupos de maior risco. "Para a população em geral, nada mudou ainda. Se nada mudou ainda, não é hora de aglomerar”, alerta o epidemiologista Mauro Sanchez, vice-coordenador da SDS. Foto: Arquivo pessoal

 

“Neste primeiro momento da vacinação, a tentativa é diminuir o número de pessoas que adoecerá e que pode evoluir para um quadro mais grave, como os idosos, para, assim, proteger a capacidade do sistema de saúde. Mas para a população em geral, nada mudou ainda. Se nada mudou ainda, não é hora de aglomerar”, alerta o epidemiologista.

 

As medidas de biossegurança continuam as mesmas: usar máscaras, manter distanciamento social e boa ventilação dos ambientes, higienizar as mãos com sabão ou álcool 70% INPM e evitar tocar o rosto com elas não higienizadas. Mauro Sanchez espera que a cobertura vacinal da população aumente para que se chegue a um nível em que, de fato, a população possa viver o que se tem chamado de "nova normalidade”.

 

Até lá, é importante ter consciência que não se pode deixar de lado as medidas já conhecidas e que funcionam para evitar a proliferação do vírus e o contágio entre as pessoas. “Não se descuidem que ainda não é o momento. Em breve, a gente poderá voltar a estar mais próximos, da família e dos amigos, e ter o contato físico que todos sentem falta”, reforça o epidemiologista.

 

SOBRE A SDS – A Sala de Situação em Saúde é um ambiente de aproximação de estudantes, professores, colaboradores e profissionais de saúde. O objetivo é promover a participação no processo de ensino-aprendizagem dos saberes teóricos e práticos de forma multidisciplinar, por meio da construção de conhecimento coletivo. É um espaço de desenvolvimento de tecnologia de inteligência em saúde dentro da Universidade de Brasília, para apoiar no monitoramento, na análise e definição de ações na área, junto aos estudantes e gestores, para a tomada de decisão e formulação de respostas em emergências de saúde pública.

 

Leia também:

>> Com 45 anos dedicados à Faculdade de Educação Física, David Pereira de Castro recebe Mérito Universitário 

>> FE lança Observatório da Educação Básica

>> Prédio do CIC/EST terá placas de geração de energia solar

>> Nova cepa de Manaus pode estar por todo o país

>> Em carta, reitora dá boas-vindas à comunidade universitária

>> Comissão de Boas-Vindas promove lives para recepcionar estudantes da UnB

>> HUB inaugura Laboratório de Diagnóstico Molecular

>> UnB deve implantar polo de extensão no Paranoá

>> UnB faz testes para reduzir mortandade de aves que colidem em fachadas envidraçadas

>> Iniciativa da Engenharia Florestal ganha premiação internacional

>> Restrição no acesso à água em regiões do DF dificulta o combate à covid-19, aponta projeto

>> Decanato de Ensino de Graduação traz orientações para o início do semestre

>> UnB adia provas do PAS 1 e 2 

>> Estudantes da UnB criam projeto que oferece aulas gratuitas para o PAS

>> UnB divulga guia de recomendações para prevenção e controle da covid-19

>> Em webinário, DPI lança portfólio e painéis com dados sobre infraestrutura de pesquisa e inovação da UnB

>> Webinário apresenta à sociedade projetos de combate à covid-19

>> Copei divulga orientações para trabalho em laboratórios da UnB durante a pandemia de covid-19

>> Coes publica cartilha com orientações em caso de contágio pelo novo coronavírus

>> UnB cria fundo para doações de combate à covid-19

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.