COMUNIDADE

Com programação diversa, evento tem divulgado informações sobre o continente e instruído sobre a cultura africana

 

A semana traz reflexões sobre diáspora e cultura guiadas por estudantes africanos, protagonistas na construção do evento. Foto: Raquel Aviani/Secom UnB

 

Segue até sexta-feira (26), a já tradicional Semana da África na Universidade de Brasília. Com o tema Novos olhares e saberes sobre uma África em movimento, esta é a quarta edição que acontece presencialmente e a primeira após a declaração da pandemia de covid-19. O objetivo do evento é promover o intercâmbio cultural e acadêmico entre o Brasil e países africanos.

A Semana é organizada pelos próprios estudantes, por meio da Associação de Estudantes Africanos (AEA) da UnB e da Associação de Estudantes do PEC-G (AEPEC-G) da UnB, em parceria com o Decanato de Ensino de Graduação (DEG). As atividades propostas englobam cardápio especial e temático do Restaurante Universitário (RU), palestras e momentos culturais.

O RU comemora a Semana da África com cardápio, decoração e até mesmo vestimentas em homenagem ao continente. Foto: Raquel Aviani/Secom UnB

 

“A alma da semana africana é a apresentação das inúmeras culturas que existem no nosso continente. Temos 54 países. Nenhum continente no mundo tem tantos países. E ainda existe muita desinformação”, conta Mirus Houefá Kiti, aluna da UnB e representante da AEA/UnB.

No dia 25 de maio, Dia da Libertação da África e da fundação da Organização da Unidade Africana, o destaque da programação será a Celebração do Dia da África que contará com desfile de roupas, apresentações culturais e musicais, como a do DJ Afrika. Será das 12h às 14h, na rampa do UDFinho, ICC Sul.

Na sexta-feira (26), os eventos em evidência são as oficinas de tranças e a de turbantes, que acontecem também na rampa do ICC Central Sul. Elas acontecem entre 12h e 14h, e é necessário se inscrever.

Além da Feira Africana, montada desde o primeiro dia no corredor do UDFinho, com estandes diversos vendendo artesanatos, acessórios e trajes que remetem à cultura africana.

A BCE abriga a exposição de fotos Nossa Trajetória, organizada pelos estudantes africanos. Foto: Anastácia Vaz/Secom UnB

 

ABERTURA – Na segunda-feira (22), a Semana foi oficialmente iniciada com uma mesa de abertura que contou com a presença da Secretária de Direitos Humanos da UnB, Débora Santos; do diretor de Acompanhamento e Integração Acadêmica (Daia) do DEG, professor Rafael Oliveira Rocha; do presidente da AEA/UnB, Samy Milambu; e da representante da AEA/UnB Mirus Houefá Kiti.

“É uma honra estar aqui, pois sou uma mulher afro-brasileira e a minha cultura está completamente ligada aos países africanos. Todos nós, negros brasileiros, temos um pouco de todos os países africanos. Infelizmente, devido à escravidão, mas isso faz com que a gente tenha uma ligação muito profunda nesse sentido”, disse a secretária Débora Santos.

Participou também da mesa de abertura o professor de Licenciatura em Educação do Campo (Ledoc), Djiby Mané. O docente preparou um artigo de opinião sobre a internacionalização da educação superior e a mobilidade estudantil dos estudantes africanos na Universidade de Brasília.

Na imagem, o professor moçambicano Aninho Irachande, durante a palestra sobre os desafios atuais do continente africano. Foto: Raquel Aviani/Secom UnB

 

Trazendo um momento de reflexão e debate, após a mesa inicial, a cerimônia de abertura contou com a palestra do professor do Instituto de Ciência Política Aninho Irachande, com o tema Desafios da África hoje: do legado colonial às alternativas de desenvolvimento. O objetivo foi instigar e refletir sobre o que está acontecendo com os povos dos países que compõem a África hoje.

“É um desafio pensar na África a partir de uma visão não colonialista e tentar ver alternativas e a forma como os africanos estão construindo a sua caminhada. E é neste sentido que eu queria fazer essa minha apresentação”, introduziiu o professor, natural de Moçambique.

Continue participando da Semana da África 2023!

 

Leia também:

>> Universidade capacita servidores que atuam como fiscais de contratos

>> UnB adota novo modelo de governança, que coloca a sociedade em evidência

>> Licenciatura em Educação no Campo completa 15 anos

>> Nobel de Medicina Randy Schekman torna-se Doutor Honoris Causa pela UnB

>> Ações do Maio Amarelo chamam a atenção no campus Darcy Ribeiro

>> Semana da África oferece imersão cultural à comunidade acadêmica

>> UnB desenvolve plataforma que ajuda população a indicar prioridades para o governo federal

>> Universidade cria Grupo de Trabalho sobre Saúde Mental

>> Evento leva divulgação científica a bares da capital

>> Pesquisadores da UnB projetam equipamento para testar resistência de turbinas de avião

>> Universidade sobe duas posições no ranking CWUR

>> UnB participa da maior feira de agricultura familiar do Centro-Oeste

>> Faculdade UnB Planaltina comemora 17 anos

>> Quais são os anseios e necessidades das mães da UnB?

>> Pesquisa de mestrado mapeia aspectos socioculturais das tranças afro

>> Estudantes oferecem a artesãos curso gratuito de empreendedorismo em mídia social

>> Comunidade se envolve na retomada da prática de canoagem na UnB

>> Escultura no campus Darcy Ribeiro homenageia o fundador da UnB

>> Lançamento da nova edição da Darcy traz debate sobre a fome no Brasil

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.