JORNALISMO CIENTÍFICO

Evento nesta segunda (24) apresentou número 29 da revista e promoveu discussão sobre o quadro crítico no país, tema de destaque da publicação

Presidente do Consea e entrevistada da Darcy 29, Elisabetta Recine (com microfone) ressaltou que esforço para tirar o Brasil do cenário da fome deve ser articulado e duradouro. Foto: Anastácia Vaz/Secom UnB


A fome que nos atravessa
. O título impactante reverbera um dos desafios enfrentados pelo Brasil na atualidade e estampa a capa da nova edição da revista Darcy, publicação de jornalismo científico e cultural produzida pela Secretaria de Comunicação (Secom) da UnB. O número 29 traz dossiê sobre a problemática que atinge hoje mais de 33 milhões de brasileiros, coloca mais da metade da população do país em algum grau de insegurança alimentar e fez o Brasil retornar ao Mapa da Fome. Comunidade acadêmica, público externo e autoridades prestigiariam o lançamento em solenidade nesta segunda-feira (24), no Memorial Darcy Ribeiro.

Além de marcar a apresentação da nova edição, o evento promoveu discussão sobre a gravidade da insegurança alimentar no país e a necessidade de ações efetivas para contorná-la. Estiveram no encontro a presidente do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) e uma das entrevistadas da Darcy 29, Elisabetta Recine, a presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Mercedes Bustamante, a reitora Márcia Abrahão, a secretária de Comunicação, Mônica Nogueira, e a decana de Extensão, Olgamir Amancia.

Mônica Nogueira destacou o engajamento da Universidade, como instituição educadora e produtora de ciência e tecnologia, no enfrentamento à insegurança alimentar, atuação repercutida nas páginas deste número da revista. "Esperamos, com essa edição 29 da Darcy, contribuir com esse processo de reversão do quadro de fome que assola nosso país, projetando as pesquisas e as ações extensionistas da UnB na luta contra a fome", expressou a secretária de Comunicação.

Ela também lembrou a relevância da publicação para a formação de estudantes de ensino médio por meio da circulação de seus conteúdos nas escolas e de atividades promovidas pelo Projeto de Extensão da Revista Darcy. O impacto da publicação junto ao público escolar se amplia ainda mais com sua recente inclusão entre as obras de referência da primeira etapa do Programa de Avaliação Seriada (PAS) da UnB.

Vanessa Vieira, editora-chefe da revista, celebrou impacto das ações de extensão promovidas pela Darcy nas escolas. Foto: Anastácia Vaz/Secom UnB


Editora-chefe da Darcy, a jornalista Vanessa Vieira também se alegrou ao compartilhar o alcance que a revista tem angariado para além dos muros da Universidade, com as ações do projeto de extensão nas escolas. "A gente tem tido a oportunidade de desenvolver um diálogo mais próximo com as escolas. Este ano já oferecemos um treinamento para a Secretaria de Educação do DF, capacitando professores para usar a Darcy em sala de aula, um projeto que estamos estruturando para crescer e alcançar mais escolas. Sabemos da importância do acesso à ciência e do diálogo sobre a ciência."

Sobre os desafios para superar a fome no Brasil, cujos números hoje atingem marca ainda maior do que há quase 30 anos, Elisabetta Recina reiterou que é necessário olhar para a rápida regressão, após a desestruturação de políticas no governo passado, em avanços consolidados anteriormente. "Acabar com a fome não é uma ação de curto prazo. A gente pode, sim, reduzir muitíssimo esses números, nós já aprendemos a fazer e fizemos isso uma vez, agora nós temos que aprender por que nós perdemos tão rápido todos os resultados que tivemos", ponderou a presidente do Consea, reativado este ano.

A docente reconheceu que é urgente a articulação política e social mais vigorosa entre ações em várias frentes, que assegurem a redução das desigualdades sociais e a produção e o acesso a alimentos adequados, saudáveis e com sustentabilidade. "Nós precisamos de ações que estejam direcionadas às raízes das nossas injustiças sociais. Eu estou falando de racismo estrutural, de desigualdade de gênero, de violência, de acesso à terra, à educação, ao trabalho e aos direitos básicos fundamentais", pontuou, lembrando também o impacto das pesquisas e das universidades como agentes de transformação social nesta área.

Mercedes Bustamante, presidente da Capes, compartilhou outras problemáticas que o Brasil contemporâneo enfrenta no combate à fome. "É importante discutir o aspecto dos sistemas alimentares dentro desse âmbito global e quais são as perspectivas e os desafios para o Brasil se colocar nessa agenda de uma forma coerente, com um país mega diverso, com grandes estoques de carbono e que tem na agricultura de larga escala uma das principais causas da contaminação do meio ambiente."

Público acadêmico e externo compareceu ao Memorial Darcy Ribeiro para conferir lançamento da nova edição da revista. Foto: Anastácia Vaz/Secom UnB


Para a reitora Márcia Abrahão, é crucial reconhecer que o combate à fome é, atualmente, "uma política fundamental para o governo não só porque ele estabeleceu como prioritária, mas porque ela tem que ser prioridade para todos nós". Ela lembrou as contribuições da UnB no desenvolvimento de pesquisas na área e também na repercussão por meio da divulgação científica promovida pela Darcy.

EXTENSÃO – A decana Olgamir Amancia exaltou a participação da revista Darcy nas ações de extensão, ressaltando a importância de a Universidade comunicar-se com os diversos públicos da sociedade de forma clara, acessível e efetiva.

O Projeto de Extensão da Revista Darcy incentiva o diálogo entre a UnB e os estudantes de ensino médio da rede pública do Distrito Federal, levando ciência às escolas. Pelo terceiro ano consecutivo, a equipe da Secretaria de Comunicação promove atividades junto à comunidade escolar com o objetivo de divulgar os conteúdos da revista e suscitar debates sobre questões sociais relevantes.

A iniciativa também contribui para a formação discente universitária, ao agregar estudantes de Comunicação na produção da revista por meio de bolsas de extensão. Assim, os acadêmicos têm a oportunidade de colocar em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, particularmente nas disciplinas laboratoriais, e aprofundar o aprendizado sobre jornalismo científico e gestão da comunicação.

EXPOSIÇÃO – Além de debruçar-se sobre a temática da fome, a nova edição da revista Darcy traz, em seu Ensaio Visual, fotos que ilustram a beleza arquitetônica e o cotidiano na UnB. As imagens foram premiadas no concurso 60 anos em 6 imagens, realizado em 2022 para comemorar os 60 anos da Universidade de Brasília. O objetivo do projeto foi incentivar a criatividade, promover a difusão de trabalhos fotográficos e ampliar o acervo de fotografias, preservando a memória da instituição. 

Com o apoio da Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (Finatec), a UnBTV, em parceria com a Assessoria de Comunicação Institucional do Gabinete da Reitoria (Ascom) e a Secretaria de Comunicação (Secom), também leva estes registros para o pátio da Reitoria, na exposição Imagens para ler a UnB, que fica disponível até 5 de maio.

>> Confira as fotografias estampadas na Darcy 29

>> Baixe o PDF completo da revista

*Bolsista Pibex do projeto de extensão Darcy nas Escolas

 

 

Leia também:

>> Um país atravessado pela fome

>> Nova resolução sobre concurso para professor é apresentada no Cepe

>> Projetos da FCE recrutam voluntários para exames cardiorrespiratórios gratuitos

>> Nara Cristina Mendes é a nova auditora-chefe da UnB

>> CAD aprova Política de Assistência Estudantil da UnB

>> Observatório analisa situação socioeconômica do Distrito Federal

>> Projeto divulga histórias alternativas sobre o DF

>> História de luta da Universidade é lembrada nestes 61 anos

>> Reitoria analisa resultado de avaliação do MEC com diretores de unidades e centros

>> UnB é engajada em propiciar visibilidade constante aos povos indígenas

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.