DAC NA SEMUNI

Escrita criativa, meditação e jogos coletivos estão entre as opções ofertadas à comunidade

Oficinas de meditação e práticas de respiração são algumas das atividades oferecidas à comunidade na Semana Universitária. Foto: Raquel Aviani/Secom UnB 

 

Jogos coletivos, escrita criativa, caminhada pelo campus Darcy Ribeiro, meditação e práticas de respiração são algumas das atividades oferecidas pelo Decanato de Assuntos Comunitários (DAC) durante a 22ª Semana Universitária (Semuni). O evento acontece de 29 de agosto a 2 de setembro nos quatro campi da UnB. Promover a integração entre a comunidade acadêmica, além de oportunizar um momento de cuidado da saúde, é intuito das atividades ofertadas pelo DAC durante a Semuni, que vão ao encontro da campanha Setembro Amarelo de valorização da vida e prevenção ao suicídio.

 

“Buscando promover a saúde e a qualidade de vida de nossa comunidade, o DAC tem trabalhado persistentemente para fortalecer as políticas de saúde, alimentação, assistência estudantil, acessibilidade, esporte, lazer, arte e cultura”, destaca o decano de Assuntos Comunitários, Ileno Izídio.

 

Entre as atividades previstas, está um conjunto de palestras com psicólogos especialistas em criatividade. A ação é uma amostra do curso de criatividade na teoria e na prática, o Eureka!, previsto para ocorrer no próximo semestre letivo. Oficinas de criação em inteligências múltiplas, como a corporal e a linguística, fazem parte da atividade, que ocorre na segunda-feira (29) no Núcleo Sonoro e nos anfiteatros 9 e 10 do ICC. As palestras começam às 9h e as oficinas acontecem no período da tarde.

 

Conforme os princípios da UnB promotora de saúde, também serão oferecidas nos campi Darcy Ribeiro, Gama e Planaltina, oficinas de meditação, respiração e de acolhimento e escuta para controle da ansiedade, entre outras atividades que buscam promover o bem-estar e o autocuidado.

 

Na terça-feira (30), às 10h, no campus Planaltina, acontece roda de intenções sobre ansiedade e bem-estar. “A roda de intenções é um espaço de acolhimento, escuta, partilha e autocuidado, prática ensinada pela terapeuta comunitária e psicóloga Doralice Oliveira”, explica a assistente social Flávia Squinca, da Diretoria de Atenção à Saúde da Comunidade Universitária. “A ansiedade afeta o desempenho acadêmico e o estabelecimento de vínculos e relações. Essa questão tem sido um relato constante nos diferentes espaços da UnB”, diz.

 

Na quinta-feira (1°), às 10h, a Faculdade UnB Gama promove a oficina Respiração e bem-estar, uma nova possibilidade de autocuidado, e no dia seguinte, às 19h, a comunidade pode participar, no campus Darcy Ribeiro, de prática de meditação. 

Jogos coletivos fazem parte da programação do DAC na Semuni. Foto: Divulgação DAC/Deac/DEL

 

Para quem gosta de esportes coletivos, uma boa opção é o Octatlo Coletivo, em sua 4ª edição. O Octatlo é um evento poliesportivo no qual equipes formadas por até 20 atletas disputam diferentes modalidades no mesmo dia. Equipes masculinas competem na quarta (31) e femininas na quinta-feira (1º). Futsal, vôlei e futmanobol são algumas das modalidades confirmadas. As partidas acontecem das 8h às 18h, no ginásio do Centro Olímpico ou na quadra José Maurício Honório Filho.

 

“Os jogos são um estímulo à polivalência esportiva e à criatividade”, ressalta o coordenador do evento Cristiano Hoppe Navarro. "Já está comprovado pela literatura científica que criatividade e inteligência são desenvolvidas pela transferência de vivências em cenários diferentes", destaca. 

 

A programação completa com as atividades oferecidas pelo DAC durante a Semuni pode ser conferida aqui. As inscrições podem ser feitas no Sigaa.

 

SEMUNI 2022 – As inscrições para a 22ª edição da Semana Universitária estão abertas. O evento acontece entre os dias 29 de agosto e 2 de setembro em todos os campi da UnB – Darcy Ribeiro (na Asa Norte), Planaltina, Ceilândia e Gama. Depois de duas edições realizadas em formato remoto, a Semuni volta a ser presencial. Serão mais de 800 atividades gratuitas e abertas para todos os públicos: minicursos, oficinas, workshops, palestras, exposições, rodas de conversa, entre outras. A Semana Universitária terá como tema o centenário de Darcy Ribeiro e as comemorações dos 60 anos da UnB.

 

Leia também:

>> Encontro de Extensionistas terá batalha de rap e apresentação de produtos

>> Reitora dialoga com servidores do prédios residenciais da UnB

>> Medidas garantem segurança da comunidade acadêmica

>> UnBTV lança série para eleições 2022

>> Câmara Legislativa promove sessão solene pelos 60 anos da UnB

>> Convidado da abertura da Semuni, Gersem Baniwa destaca crescente presença indígena na UnB

>> Teatro de Arena é palco de comemoração dos aprovados no Acesso Enem UnB

>> Protocolos auxiliam na notificação de casos de covid-19

>> Guias ajudam a garantir a segurança da comunidade no retorno presencial

>> UnB cria fundo para doações de combate à covid-19

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.