APOIO

Interessados deverão se cadastrar para solicitar os auxílios pelo Sigaa

Um dos editais previstos é o de auxílio-alimentação, que possibilita o acesso gratuito ao RU para realizar as refeições diárias. Foto: Raquel Aviani/Secom UnB

A Universidade de Brasília abriu, nesta quarta-feira (20), as inscrições para três editais de assistência estudantil a discentes de pós-graduação em situação de vulnerabilidade socioeconômica e/ou risco social: auxílio-alimentação, auxílio-moradia e avaliação socioeconômica.

O Programa de Assistência Estudantil é de responsabilidade da Diretoria de Desenvolvimento Social (DDS), ligada ao Decanato de Assuntos Comunitários (DAC), e objetiva a democratização do acesso e permanência dos estudantes nos programas de pós-graduação da UnB. “Para os alunos da pós-graduação, principalmente os de baixa renda, é uma possibilidade de desenvolverem suas pesquisas, que podem ser comprometidas caso não sejam assistidos”, explica Eloisa Pereira Barroso, diretora da DDS.

>> Confira os auxílios disponíveis para a graduação

O auxílio-alimentação consiste no acesso gratuito ao Restaurante Universitário (RU) para realização das refeições diárias – café da manhã, almoço e jantar. O benefício é disponibilizado para estudantes com renda bruta familiar per capita de um salário mínimo e meio, que tenham realizado a avaliação socioeconômica pela DDS – condição para acesso a programas de assistência estudantil. Serão contemplados aqueles que se inscreverem e que possuírem todos os critérios de baixa renda comprovados. Os interessados podem se inscrever até 24 de setembro, mesmo período para solicitar a avaliação socioeconômica.

Já o edital de auxílio-moradia disponibiliza oito vagas para residência temporária em apartamentos mistos e não mistos – o local pode ser tanto na Casa do Estudante Universitário (CEU) quanto na Colina. Serão atendidos os pós-graduandos que forem classificados com o maior índice de vulnerabilidade socioeconômica após a avaliação socioeconômica. Há uma taxa de ocupação para os contemplados, que atualmente é de R$ 42,06 e é referente às despesas de água, condomínio e outras. O aluno precisa ainda arcar com os valores de energia elétrica e outras despesas pessoais. As inscrições vão até 1º de agosto.

INSCRIÇÕES – Para participar, os estudantes precisam se registrar no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa), preencher por lá o formulário do Cadastro Único de 2022.1 – buscando nos itens de menu Bolsas/Cadastro Único/Aderir –, e solicitar a participação nos programas – pelo menu Bolsas/Solicitação de Bolsas/Solicitação de Bolsa de Auxílio. Em caso de dúvida ou dificuldades sistêmicas, devem entrar em contato com a DDS do seu respectivo campus.

É necessário estar regularmente matriculado em disciplinas dos cursos presenciais do mestrado ou doutorado, nos campi da Universidade: Darcy Ribeiro, Faculdade UnB Ceilândia (FCE), Faculdade UnB Gama (FGA) e Faculdade UnB Planaltina (FUP).

Eloisa Barroso reforça que, por meio de ações como essa, a Universidade apresenta a sua preocupação social com o investimento em pesquisa e com seus estudantes, “de modo a garantir que estes continuem estudos importantes que se refletem na sociedade como um todo, pois a ciência impacta diretamente na qualidade de vida social”.