EXPOSIÇÃO

Evento ocorrerá na última semana de julho, dentro da programação da 74ª Reunião Anual da entidade. População em geral é convidada a participar

Exposição, que ocorrerá no Centro Comunitário Athos Bulcão, unirá conhecimento e lazer, com atividades científicas diversas promovidas por 11 instituições. Foto: Jardel Rodrigues


Um planetário e museus montados em trailers são exemplos de atividades interativas que estarão disponíveis entre 25 e 30 de julho para o público que visitar a SBPC Jovem, exposição voltada para estudantes e professores do ensino básico, além do público em geral. 

 

Ao todo, 11 instituições parceiras atuarão como expositoras e trarão atividades de formação e difusão científica ao Centro Comunitário Athos Bulcão, como a tenda que abordará o mundo da estatística, e atividades com bastante interação, como o espetáculo teatral No mundo da lua e o estande cujo foco é a gamificação nas licenciaturas, ou seja, a inclusão por meio dos jogos. 


“Com uma abordagem mais lúdica e educativa, a SBPC Jovem é formada por instituições de ensino e pesquisa e representantes de setores públicos e privados de educação. O público vai vivenciar experiências de pesquisa conduzidas por profissionais da área, e as instituições também vão apresentar atividades científicas conduzidas de forma conjunta pela universidade e pelas escolas”, pontua a coordenadora-geral do Comitê da SBPC Jovem e professora da UnB, Julia Barbosa Curto Ma. 


A expectativa é que sejam recebidos cerca de 1.500 visitantes por dia. Segundo Julia, a ideia é alcançar diferentes faixas etárias. “Esperamos que muitos alunos, professores e famílias venham viver novas experiências, unindo conhecimento e lazer. Parte das escolas do ensino básico do DF estarão de férias, então será a oportunidade para que os estudantes tenham várias janelas de horários livres para visitarem a SBPC Jovem”, afirma.

SBPC Jovem acontece dentro da programação da 74ª Reunião Anual da SBPC, que vai de 24 a 30 de julho. Arte: Marcelo Jatobá/Secom UnB

 
PARCEIROS – O Instituto Federal de Brasília (IFB) preparou 20 oficinas para a SBPC Jovem e estudantes e servidores da instituição estarão engajados no evento. Alunos dos dez campi vão conhecer os espaços da exposição e muitos atuarão como monitores. Já os servidores vão apresentar oficinas interativas e projetos de pesquisa e inovação em temas variados. 


“Teremos desde a produção de álcool em gel e líquido pela própria comunidade até o tingimento de tecidos com materiais do Cerrado. Vamos também levar um pouco de gastronomia, moda e tecnologia”, compartilha a pró-reitora de Pesquisa e Inovação do IFB, Giovanna Tedesco.

 

Receitas com mandioca, desfiles de moda e oficina de mobiliário que ensinará a aplicar resina epóxi para fazer as peças ilustram um pouco dessa diversidade preparada para o público do evento. 


“Esperamos ampliar o contato com a comunidade e estreitar os laços com a UnB”, comenta Giovanna. “No total, foram aprovadas 20 oficinas do IFB, que estamos distribuindo na grade dos dias da semana para que a população toda consiga participar, todos os estudantes, comunidades, servidores, técnicos, colaboradores, e conhecer um pouquinho do que o IFB faz.” 


Douglas Falcão, responsável pela Associação Brasileira de Centros e Museus de Ciência (ABCMC), conta que estará nesta edição da SBPC Jovem com dois grandes projetos: o Ponto da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e o Laboratório Móvel de Educação Científica da UFPR Litoral (Universidade Federal do Paraná Litoral). 

 

O Ponto da UFMG é um museu itinerante, instalado dentro de um caminhão, com cenários e recursos tecnológicos que permitem ao visitante se aprofundar em temas ligados à interação humana com o meio ambiente. O espaço também dispõe de um acervo de experimentos científicos e biológicos, além de jogos de desafio.

 

Já o Laboratório Móvel de Educação Científica da UFPR Litoral oferecerá atividades diversas para aproximar o público do conhecimento sobre as arboviroses, doenças causadas por vírus e transmitidas principalmente por mosquitos. Banners, vídeos, maquetes, livros de divulgação científica e telas interativas com jogos, além de experimentos como a coleta e análise microscópica de larvas, auxiliarão na abordagem sobre a biologia dos mosquitos.

 

Além destes projetos, também estarão presentes outros centros e museus de ciência vindos de outras unidades da federação. “A ideia é fazer com que a participação nas atividades seja oportunidade de trocas de experiências entre os estudantes, os professores e os nossos educadores. Proporcionar boas lembranças nas quais todas estas pessoas possam pensar em ciência e tecnologia. Temos a certeza de que os estudantes irão se encantar com as atividades interativas, os desafios científicos e, principalmente, com as conversas com os educadores, que sempre estarão instigando perguntas e fazendo refletir sobre as questões sociotécnicas que o conhecimento científico nos impõe hoje”, destaca Douglas. 

 

O projeto da UnB Meninas e mulheres no Instituto de Ciências Exatas (M²ICE): ciência e tecnologia em prol da redução das desigualdades de gênero no Distrito Federal e Entorno também integrará a programação do evento. A professora do Departamento de Matemática Regina Pina explica que o intuito é promover o pensar e o fazer crítico relacionado às ciências exatas de maneira investigativa e interdisciplinar junto às estudantes da educação básica e do ensino superior.

Projeto da UnB que estará na SBPC Jovem incentiva o pensar crítico das Ciências Exatas e redução das desigualdades de gênero na área. Foto: Divulgação

 
“As experiências vivenciadas promovem a interação com conceitos, situações e fenômenos matemáticos, computacionais, estatísticos, entre outros de áreas correlatas, bem como criam espaços de experimentação pedagógica e epistêmica, inspiram resgates de saberes e inovações que beneficiem a todos os envolvidos: estudantes, professoras, comunidade escolar e a universidade”, explica. 


O projeto aborda, por exemplo, a compreensão dos percursos acadêmicos das mulheres pesquisadoras do Instituto de Ciências Exatas da Universidade de Brasília, incentiva meninas e mulheres a terem consciência das escolhas de suas carreiras e avaliarem a possibilidade de, no futuro, assumirem cargos de liderança. 


A equipe é formada por docentes e graduandas dos cursos de Matemática, Estatística e Ciência da Computação da UnB, além de professoras da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF) e da pós-graduação da Universidade Federal do ABC (UFABC). 


SBPC – A SBPC Jovem será realizada durante a 74ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), dentro das ações que marcam os 60 anos da Universidade de Brasília. Com o tema Ciência, independência e soberania nacional, em alusão ao ano que marca o bicentenário da Independência do Brasil, o evento acontecerá de forma híbrida entre 24 e 30 de julho, com 110 atividades virtuais e 110 presenciais nos quatro campi da UnB: Darcy Ribeiro, Ceilândia, Gama e Planaltina.

 

O encontro também contará com atrações como a ExpoT&C (mostra de ciência e tecnologia), a SBPC Cultural (apresentação de atividades artísticas regionais e discussões sobre temas relacionados às artes e à cultura), a SBPC vai à Escola (destinadas a estudantes e professores da educação básica), além da SBPC Afro e IndígenaSBPC Educação e a SBPC Inovação

 

A edição será encerrada com o Dia da Família na Ciência, em um sábado dedicado à integração entre cultura, ciência e recreação para crianças, jovens e seus familiares.

 

>> Confira a programação completa da 74ª Reunião da SPBC 
>> Consulte a lista de expositores da SBPC Jovem 

 

PODCAST – Acompanhe outras novidades sobre a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência e a programação de sua 74ª Reunião Anual no podcast O Som da Ciência, produção semanal cuja pauta é ciência, tecnologia, inovação e assuntos relacionados. Além de notícias sobre a SBPC e suas atividades, o programa traz informações e entrevistas do interesse de seu público-alvo – cientistas, pesquisadores, professores – em mais de 170 sociedades afiliadas.

 

No episódio dois, lançado esta semana, o presidente da SBPC, Renato Janine Ribeiro, fala da importância do evento este ano e a diretora da instituição, Claudia Linhares, conta um pouco das novidades da 74ª edição.

 

O Som da Ciência foi idealizado pela equipe de Comunicação da SBPC. Ouça nas plataformas Spotify e Anchor, compartilhe e assine o feed para receber todos os novos episódios.

 

Confira o segundo episódio do podcast:

 

Leia também:

>> Congresso na Unifesp debate legado de Darcy Ribeiro

>> Servidora Francisca das Chagas recebe Mérito Universitário

>> Matrículas abertas para os webminicursos da 74ª Reunião Anual da SBPC

>> UnB capacita agentes de segurança dos quatro campi

>> Publicado edital para dupla diplomação e mudança de curso

>> Mural no Instituto de Artes homenageia o romance Ulysses

>> Cena contemporânea celebra 60 anos da UnB

>> Universidade homenageia indigenista Bruno Pereira e jornalista Dom Phillips

>> UnB aprimora infraestrutura de pesquisa e inovação

>> Protocolos auxiliam na notificação de casos de covid-19

>> Guias ajudam a garantir a segurança da comunidade no retorno presencial

>> UnB cria fundo para doações de combate à covid-19

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.

Palavras-chave