CONSCIENTIZAÇÃO

Textos estão disponíveis em versão digital, braille e audiodescrição

Projeto realizou oficinas em duas escolas públicas para divulgar as cartilhas. Foto: Divulgação

 

O projeto de extensão da UnB Coleta Seletiva Solidária lançou na última semana duas cartilhas com o objetivo de auxiliar estudantes, professores e comunidade. As cartilhas Logística reversa sob a perspectiva da Carta da Terra e dos ODS e Alimentação sustentável e as plantas alimentícias não convencionais estão disponíveis em versão digital, braille e audiodescrição.

 

Para o lançamento, foram realizadas oficinas em duas escolas, o Centro de Ensino Fundamental 07, em Sobradinho II, e o CEF Sargento Lima, em Santa Maria. O projeto também faz parte da proposta do Centro de Desenvolvimento Sustentável para o Edital UnB 60 anos, lançado pelo Decanato de Extensão (DEX).

 

Aliando educação e sustentabilidade temas, como coleta seletiva, logística reversa, compostagem e alimentação sustentável, são abordados nas cartilhas de modo a torná-los acessíveis para diversos grupos.

 

Criado em 2015, o projeto de extensão não interrompeu suas atividades durante a pandemia. Sem poder ir a campo, os extensionistas construíram alternativas para manter a comunicação com a sociedade: foi assim que surgiu o conteúdo compartilhado nas cartilhas. Com uma linguagem simples, os textos buscam aproximar conhecimentos científicos e populares.

 

Uma das cartilhas apresenta o conceito de logística reversa e aborda o tratamento que deve ser dado a determinados materiais, como pilhas, baterias, pneus e lâmpadas, mostrando como o público pode contribuir descartando corretamente os resíduos nos pontos de entrega voluntária, por exemplo.

 

Já a outra cartilha apresenta uma proposta de alimentação mais saudável e sustentável, falando sobre alimentos ultraprocessados, processados e in natura. A cartilha também aborda as plantas alimentícias não convencionais (Pancs) mais conhecidas do Cerrado, como ora-pro-nóbis, peixinho e taioba, além de trazer receitas preparadas com esses alimentos.

 

“O evento cumpre o papel da extensão, buscamos ações que alcançassem a comunidade escolar a fim de sensibilizar, conscientizar, orientar e estimular a responsabilidade socioambiental, estimulando a mudança de atitudes, buscando o exercício da cidadania formando estudantes mais ativos, críticos e atuantes na preservação do meio ambiente”, diz a coordenadora do projeto, professora Izabel Zaneti.

 

A professora Izabel Zaneti também comemorou a acessibilidade: “A tradução das cartilhas em braille e a inclusão das cartilhas no repositório da BCE permite uma socialização maior destes materiais didáticos e o alcance aos estudantes com deficiência visual para uma educação mais inclusiva”.

 

Leia também:

>> Especialista da UnB analisa aumento de casos de dengue no Distrito Federal

>> Obras de arte em diferentes formatos podem ser conferidas no campus Darcy Ribeiro

>> UnB instala Câmara de Direitos Humanos

>> Pesquisa cataloga móveis da UnB desenhados por Sérgio Rodrigues

>> Primeiro aluno surdocego ingressa em mestrado da Universidade de Brasília

>> UnB e Exército assinam aditivo de cooperação para serviços gráficos

>> Semana Universitária será presencial e começa em agosto

>> UnB entrega ao Exército ferramentas de avaliação psicológica de militares

>> Personalidades relatam experiências marcantes vividas na UnB

>> Inscrições da 74ª Reunião Anual da SBPC seguem abertas

>> Revista Traços destaca os 60 anos da Universidade de Brasília

>> Universidade sem muros

>> Decano do DEG traz esclarecimentos sobre início das aulas presenciais, em 6 de junho

>> Guias ajudam a garantir a segurança da comunidade no retorno presencial

>> Saiba como comunicar suspeitas e casos de covid-19 à Universidade

>> Funcionalidade do app Guardiões da Saúde facilita o monitoramento de casos de covid-19 na UnB

>> UnB divulga guia de recomendações para prevenção e controle da covid-19

>> DPI lança portfólio e painéis com dados sobre infraestrutura de pesquisa e inovação da UnB

>> Coes publica cartilha com orientações em caso de contágio pelo novo coronavírus

>> UnB cria fundo para doações de combate à covid-19

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.