VISIBILIDADE

Diretoria da Diversidade apoia mostra de filmes na UnBTV, com programação até 10 de julho

UnB articula-se para dar visibilidade às pautas relacionadas à diversidade e assegurar os direitos das pessoas LGBTQIA+. Imagem: Wikimedia/Commons

 

Em homenagem ao Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+, a UnBTV realiza a Mostra do Orgulho LGBTQIA+ da UnB, até o dia 10 de julho. Entre curtas e longas-metragens, 29 filmes abordam temas como identidade de gênero e orientação sexual, a busca por visibilidade, a luta por direitos historicamente negados e como as LGBTIfobias, associadas a outras formas de preconceito e discriminação, afetam a vida das pessoas.

 

>> Confira a programação da Mostra do Orgulho LGBTQIA+ da UnB

 

A mostra cinematográfica tem o apoio da Diretoria da Diversidade (DIV), do Decanato de Assuntos Comunitários (DAC). Desde 2013, a DIV executa e avalia políticas, programas, projetos e ações, com foco na igualdade de oportunidades e no respeito e valorização da diversidade. “Em 2020, por meio de resolução do Conselho de Administração, garantimos o Programa de Atenção à Diversidade, que desde 2017 tem assistido estudantes de graduação com riscos à permanência na UnB em virtude das violências machistas/sexistas, racista e LGBTQIA+fóbicas”, explica Hiury Milhomem Cassimiro, assistente social da DIV.

 

A Universidade possui outros instrumentos administrativos para a garantia de direitos das pessoas LGBTQIA+. A DIV está atenta a estudantes, docentes e também aos técnicos, cuja prática profissional deve estar alinhada aos direitos humanos, inclusive os direitos à diversidade de gênero e de sexualidade. Hiury relembra e exemplifica: “Em 2017 publicamos a Resolução do CAD n° 54, que garante o uso do nome social a pessoas travestis e transexuais nos âmbitos das unidades acadêmicas e administrativas e dos sistemas institucionais da UnB”.

 

O diretor de programação da UnBTV, Ig Uractan, explica que a escolha dos títulos da mostra em cartaz foi feita em conjunto com a DIV para seguir essa linha de atuação da Universidade, equilibrando as várias dimensões que envolvem as existências de pessoas LGBTQIA+, como diferenças geracionais, de origem e de raça, por exemplo.

 

“Outro pensamento que nos norteou foi a dosagem equilibrada do sonho e da luta", detalha Uractan. "Entendemos que os direitos LGBTQIA+ estão em constante ameaça e que isso precisa ser combatido. Por outro lado, entendemos que o cinema tem a dimensão de fazer o espectador sonhar. Precisávamos de histórias de amor, de alegria, superação, inclusive para que nossa luta pelos direitos LGBTQIA+ continue.”

 

CONFERÊNCIA – Além da mostra de filmes, a DIV organiza a Conferência LGBTQIA+ da UnB, prevista para acontecer em outubro deste ano, com o objetivo de discutir a presença e a permanência das pessoas LGBTQIA+ nos mais diversos contextos universitários. Para isso, a Coordenação LGBT da DIV chama a comunidade para participar da organização da Conferência. “Venham vocês também se somarem a esta luta, seja como protagonistas de suas próprias histórias ou como aliadas à comunidade LGBTQIA+”, convida Hiury.

 

A fim de ampliar o alcance da temática e, assim, despertar interesse para que seja realizado um grande encontro em outubro, a UnBTV propôs-se a dar visibilidade a pautas com pouca atenção da mídia tradicional. “A gente enxerga que nós temos, também, o papel de colaborar com essa luta por direitos das populações LGBTQIA+ e de outros segmentos sociais que geralmente não têm espaço nos outros veículos de comunicação”, afirma Ig Uractan.

 

ATENDIMENTO – A DIV é um canal de referência para toda a comunidade acadêmica e trabalha no acolhimento de pessoas da comunidade que sejam vítimas de qualquer forma de discriminação. Seja por natureza de orientação sexual, identidade de gênero, condição socioeconômica ou racial. Qualquer pessoa que se sentir discriminada em natureza de sua orientação sexual ou identidade de gênero pode buscar a DIV por meio do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

 

Leia também:

>> Cepe mantém atividades acadêmicas em modo remoto

>> Pesquisadores da UnB analisam atual situação da pandemia no Brasil

>> Conselho Comunitário pede manutenção de vagas e cursos noturnos

>> Audiência pública na Câmara discute PEC 32

>> Resultado da segunda chamada do Acesso Enem UnB está disponível

>> Pioneiro, Programa de Pós-Graduação em Educação Física completa 15 anos

>> Universidade tem seis áreas do conhecimento entre melhores do mundo

>> Aplicativo facilita auxílio a pessoas vulneráveis na pandemia

>> Professora do IP é escolhida presidente do Conselho Mundial para Crianças Superdotadas e Talentosas

>> Observatório das Migrações Internacionais lança publicações com dados de 2020

>> UnB lamenta a morte da emérita Íris Ferrari

>> A pesquisa na Universidade pode parar?

>> Pesquisa aponta impactos na qualidade de vida da comunidade acadêmica durante o isolamento social

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.