8 DE MARÇO

Comunidade pode participar de iniciativas sobre direitos e violências contra mulheres. Conferência de abertura aborda relações entre gênero e democracia

 

Unidades da UnB, núcleos de pesquisa e extensão, coletivos feministas, centros acadêmicos, instituições governamentais e sindicato são responsáveis pela programação. Foto: Divulgação DIV/DAC

 

Mais de 20 atividades com temáticas relacionadas às questões de gênero movimentam a Semana da Mulher, logo na abertura do semestre letivo na Universidade de Brasília. De 5 a 9 de março, estão previstas conferências, oficinas, minicursos, rodas de conversa, exibição de filmes e intervenções artísticas e culturais nos quatro campi da UnB. Instituto Federal de Brasília (IFB Campus Estrutural) e Embaixada da França também estão na rota das ações.

 

“O Dia Internacional da Mulher, em 8 de março, não é data para se dar flores, mas para reconhecer e reforçar a luta pela igualdade de gênero. É tempo de se traçar estratégias de combate à violência contra a mulher. A semana temática, portanto, tem o intuito de conscientizar a comunidade sobre essas questões”, ressalta Silvia Badim, coordenadora de Direitos das Mulheres da Diretoria da Diversidade (DIV/DAC) da UnB.

 

Assédio contra as mulheres é o tema central da Semana, mas as atividades abrangem inclusão, violência, saúde, políticas públicas e relações internacionais, algumas com enfoque específico de etnia, raça ou sexualidade. A iniciativa foi construída coletivamente por unidades da UnB, núcleos de pesquisa e extensão, coletivos feministas, centros acadêmicos, instituições governamentais, sindicatos e entidades da sociedade civil.

 

Discutida e definida em reuniões abertas à comunidade, a programação será executada por essa rede parceira. Segundo Alessandra Velloso, técnica em assuntos educacionais da Coordenação dos Direitos da Mulher (Codim/DIV), o mote da proposta passa pela consolidação de uma agenda intersetorial, integrada e em diálogo efetivo com segmentos internos e externos à UnB.

 

“Só é possível construir ações de prevenção e de enfrentamento ao machismo e ao racismo institucional com escuta plural, participação social efetiva e fortalecimento das iniciativas coletivas. Esse é o caminho para uma universidade mais humana, cidadã e democrática”, afirma a servidora.

 

PROGRAMAÇÃO – A abertura da Semana da Mulher será na próxima segunda-feira (5), às 10h, no anfiteatro 9 do ICC, com a conferência Gênero e os desafios para a democracia, ministrada pela professora Flávia Biroli, do Instituto de Ciência Política (Ipol). Com trajetória acadêmica voltada a pesquisas sobre teorias políticas feministas e relações entre mídia, política e democracia, a docente lançará, em breve, livro sobre a temática. A reitora Márcia Abrahão, a decana de Extensão, Olgamir Amancia, e o decano de Assuntos Comunitários, André Reis, estarão presentes na abertura.

 

No mesmo dia, às 16h, a diretora da DIV/DAC, Susana Xavier, e a professora Silvia Badim abordam as expressões do assédio e as formas de enfrentamento à violência contra as mulheres no meio acadêmico. Destaque também para a roda de conversa sobre assédio na Universidade, que ocorre durante a semana em todos os campi.

 

No dia 8 de março, será feita uma marcha de mulheres pela UnB, a partir das 12h, com concentração na ala sul do ICC. Outras duas ações institucionais se unem às atividades: a aula inaugural #InspiraUnB com a atriz, poetisa e cantora Elisa Lucinda, dia 7 de março, 10h, no Centro Comunitário Athos Bulcão; e o lançamento oficial do Conselho de Direitos Humanos da UnB (CDHUnB), dia 8 de março, 11h, no anfiteatro 9.

 

MÊS DA MULHER – A Semana da Mulher é uma das iniciativas previstas para ocorrer na Universidade de Brasília em março, com foco no público feminino. O Conselho de Direitos Humanos (CDHUnB) também prepara extensa programação, com seminários e rodas de conversa, ao longo de todo mês, sobre temas como violência contra a mulher, diversidade e negritude.

 

SERVIÇO

Semana da Mulher
Data: de 5 a 9 de março
Local: Campus Darcy Ribeiro, FCE, FGA, FUP, IFB Campus Estrutural, Embaixada da França
>> Acesse aqui a programação

 

APOIO E REALIZAÇÃO

Unidades da UnB: Diretoria da Diversidade (DIV/DAC), Gabinete da Reitoria (GRE), Biblioteca Central (BCE), Diretoria do Restaurante Universitário (RU), Instituto de Relações Internacionais (Irel), Núcleo de Estudos Afro-brasileiros (Neab/Ceam), Observatório de Saúde da População Negra (Nesp); Secretaria de Comunicação (Secom)

Núcleos de pesquisa e extensão: Núcleo de Estudos da Diversidade Sexual e de Gênero; Círculo de Cultura Surda; Elas na FAU

Coletivos Feministas: Ipê Rosa; Afetadas; Roda das Minas; Quilombo; Centro de Convivência de Mulheres; Marias; Caliandra

Centros Acadêmicos: CA de Biologia

Entidades e instituições: Sintfub; Subsecretaria de Políticas para as Mulheres (DF); Núcleo Judiciário da Mulher (TJDFT); Instituto Federal de Brasília (IFB Campus Estrutural)

Sociedade Civil: Fórum de Mulheres do DF e Entorno 

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.