CIÊNCIA PARA TODOS

Evento mundial de divulgação científica acontece em 11 países, entre os dias 8 e 10 de setembro

Edição 2020 do evento de divulgação científica Pint Of Science será totalmente virtual e transmitida pelo canal da UnBTV no YouTube. Imagem: Divulgação

 

Conhecido por unir ciência e cerveja, o Pint of Science é um evento mundial que, todos os anos, reúne milhares de pessoas para discutir, na mesa do bar, ciência, tecnologia e inovação. Em 2020, devido a pandemia do novo coronavírus, o evento ganhou uma versão 100% on-line. A edição de Brasília poderá ser conferida no canal da UnBTV no YouTube, nos dias 8, 9 e 10 de setembro.

 

>> Confira aqui a programação

 

Trazendo temas como “A mulher negra na ciência”, “Crimes ambientais”, e até explicações científicas sobre macetes culinários – com direito a preparo de comidas ao vivo –, a programação de Brasília é marcada pela diversidade de assuntos e de convidados.

Daniele Rodrigues e Bruna de Andrade são as organizadoras da edição Brasília do Pint of Science 2020. Foto: Arquivo Pessoal

 

AQUI SE FAZ CIÊNCIA – “Eu e Bruna queríamos mostrar ao Brasil inteiro que a periferia faz ciência. Por sermos da Faculdade UnB de Planaltina, estamos meio cansadas de a comunidade achar que só o campus Darcy Ribeiro faz ciência, então queríamos mostrar que nossa ciência existe e é de qualidade, gera impacto social, e tem diversidade”, explica Daniele Rodrigues, que organiza a programação de Brasília junto com Bruna Lara de Andrade Reges.

 

Ambas são estudantes de graduação em Ciências Naturais do campus da UnB em Planaltina e já tinham muito interesse por divulgação científica.

 

“Com a mudança de formato das aulas presenciais para a versão remota emergencial [em razão da pandemia], foi difícil encontrar docentes interessados em organizar a edição de Brasília, mas Daniele e Bruna toparam o desafio e estão fazendo um trabalho genial”, explica Eduardo Bessa, professor de Ciências Naturais e coordenador da região Centro-Oeste do evento Pint of Science.

 

>> Relembre: Festival divulga ciência em bares de Brasília

 

A mudança de formato tem a cara das novas organizadoras, que já usam a internet para popularizar a ciência nas redes sociais. “Somos apaixonadas por divulgação científica. Nós temos nossos próprios meios de divulgação e, tanto com as redes quanto com o Programa de Educação Tutorial [PET], atingimos cada vez mais pessoas fora da academia”, comenta a estudante Daniele Rodrigues.

 

NACIONAL  A partir das 20h, a programação do evento nacional começa, com o tema "Investimento ou Morte!”. O foco será a importância do investimento contínuo em ciência, a relevância das pesquisas nacionais e das vacinas produzidas no Brasil e o perigo das fake-news. A programação nacional será transmitida no canal do Pint of Science Brazil no YouTube.

 

SERVIÇO – Pint Of Science Brasília 2020
Dias 8, 9 e 10 de setembro
Transmissão no canal da UnBTV no YouTube
Programação e mais informações aqui 

 

Leia também:

>> UnB avança em todos os indicadores de ranking internacional

>> Projeto nacional mapeia cadeias alternativas de distribuição de agroalimentos durante a pandemia

>> Pesquisa da UnB identifica aprovação do trabalho remoto em órgãos públicos do DF durante a pandemia

>> Campanhas de solidariedade da UnB continuam contando com você

>> Conselho de Administração aprova Relatório de Gestão de 2019

>> Hospital Universitário faz balanço destes seis meses de pandemia

>> Empresa júnior da UnB vai produzir álcool gel para famílias em vulnerabilidade do DF

>> Estudantes elaboram simulador e vídeo para demonstrar fluxo de propagação da covid-19

>> Disciplinas colocam estudantes da UnB em contato com pesquisas sobre covid-19 

>> Webinário apresenta à sociedade projetos de combate à covid-19

>> Copei divulga orientações para trabalho em laboratórios da UnB durante a pandemia da covid-19

>> Coes publica cartilha com orientações em caso de contágio pelo novo coronavírus

>> UnB cria fundo para doações de combate à covid-19

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.