EXCELÊNCIA

Maior organização pública de pesquisa na Espanha, Cybermetrics Lab avaliou a Universidade como parte do grupo das 4,6% melhores do mundo

Infográfico destaca posições da Universidade de Brasília em ranking internacional que avalia presença acadêmica na web. Arte: João Paulo Parker/Secom UnB

A Universidade de Brasília continua a subir posições em rankings internacionais. No primeiro levantamento divulgado em 2024, o Webometrics Ranking of World Universities, a UnB passou para a terceira posição entre as universidades federais e para a sexta entre as universidades brasileiras, num total de 1.261 avaliadas. O Cybermetrics Lab, a maior organização pública de pesquisa espanhola, divulga resultados duas vezes por ano. A UnB tem melhorado de posição a cada semestre.

Há 20 anos, o Webometrics classifica as universidades com base em iniciativas de transparência, excelência e visibilidade, que buscam aprimorar o acesso aberto e eletrônico a publicações científicas e a outros materiais acadêmicos. Nesta edição, em relação às instituições da América Latina, a UnB subiu para o 11º lugar. Na última avaliação, a UnB ocupava a 13ª posição. No cenário global, a UnB alcançou a 562ª posição, subindo 24 posições em comparação com a última avaliação, na qual ocupava a 586ª colocação.

A reitora Márcia Abrahão celebrou o primeiro resultado positivo do ano. “Ficamos muito orgulhosos em começar 2024 com mais esse reconhecimento internacional, que é fruto do esforço de toda a nossa comunidade e das políticas que temos adotado internamente, como o incentivo à produção acadêmica com editais robustos, atendendo as especificidades das áreas, o fortalecimento do orçamento das unidades acadêmicas ano a ano e, ainda, a publicação de livros de acesso aberto pela Editora e pela Biblioteca Central, além de uma versão traduzida para o inglês do portal da Universidade. Melhoramos em todas as posições.”

METODOLOGIA – O ranking baseia-se em três indicadores: Visibilidade, que avalia o número de redes externas que conduzem às páginas web da instituição; Transparência, que considera o número de citações dos 310 melhores autores da instituição (excluindo os 20 primeiros); e Excelência acadêmica, que avalia o número de artigos entre os 10% mais citados em 27 áreas, em um período de cinco anos (2018 a 2022).

A decana de Planejamento, Orçamento e Avaliação Institucional, Denise Imbroisi, explica que o objetivo deste ranking é promover a presença acadêmica na web, apoiando iniciativas de acesso aberto para ampliar a transferência de conhecimento científico e cultural gerados pelas universidades. A UnB não fornece nenhum dado ao ranking. Todas as informações são coletadas diretamente pela Webometrics. “É uma metodologia interessante. São cerca de 30 mil instituições classificadas no mundo e a UnB está cada vez melhor, a cada avaliação.”

O Cybermetrics Lab, organização responsável pelo ranking Webometrics, é vinculado ao Conselho Superior de Investigações Científicas (CSIC), agência pública de fomento à pesquisa científica e tecnológica da Espanha.

Avanço a cada semestre! Infográfico destaca evolução da Universidade de Brasília nas últimas edições de ranking internacional que avalia presença acadêmica na web. Arte: João Paulo Parker/Secom UnB