EXCELÊNCIA

No cenário nacional, a UnB é uma das 10 universidades mais bem avaliadas no Ranking de Xangai

A Universidade de Brasília melhorou a classificação no Ranking de Xangai tanto entre as instituições federais, quanto entre as brasileiras.Foto: Beatriz Ferraz/Secom UnB

A Universidade de Brasília está entre as sete melhores universidades federais e entre as 10 melhores do Brasil no Ranking de Xangai ou Academic Ranking of World Universities (ARWU). Considerando as participantes do mundo, a UnB é uma das 800 instituições mais bem avaliadas (faixa 701-800). Mais de 2.500 universidades são classificadas pelo ARWU todos os anos, e as mil melhores são listadas.

Em 2022, a UnB figurava entre as 10 melhores federais (posição 8a-10a) e entre as 13 (posição 11a -13a) no cenário nacional, subindo nas duas categorias este ano. No ranqueamento mundial, não houve alteração. Nesta edição do Ranking de Xangai, foram listadas 18 universidades na avaliação nacional e 15 na classificação das federais.

“Esse ótimo resultado é uma conquista de toda a comunidade da Universidade de Brasília. Mesmo ainda sofrendo efeitos dos graves e constantes cortes orçamentários promovidos contra a nossa instituição nos governos anteriores, nós nos reafirmamos como uma universidade de excelência. Temos compromisso com a valorização da educação pública, sabemos que só por meio do ensino, da pesquisa e da ciência vamos reconstruir o Brasil”, ressalta a reitora Márcia Abrahão.

A reitora Márcia Abrahão destaca que o resultado mostra o compromisso de todo a comunidade acadêmica com a UnB. Foto: Beto Monteiro/ Ascom GRE

A decana de Planejamento, Orçamento e Avaliação Institucional, Denise Imbroisi, acrescenta que a melhora na avaliação da UnB mostra a dedicação e o esforço de docentes, estudantes e técnicos-administrativos em fazer da Universidade de Brasília uma instituição cada vez mais relevante para o desenvolvimento social e economia do Brasil.

“Tivemos uma melhor performance no Ranking de Xangai, evidenciando as nossas pesquisas e nossa inegável contribuição para a ciência. Continuamos trabalhando para promover ainda mais a inovação na comunidade acadêmica e apoiando a publicação de artigos científicos pelos nossos pesquisadores”, conclui a decana.

O Ranking de Xangai utiliza seis indicadores para avaliar as universidades: ganhadores de prêmio Nobel e Medalhas Fields entre egressos; ganhadores de prêmio Nobel e Medalhas Fields entre pesquisadores; pesquisadores altamente citados em revistas internacionais selecionados pela Clarivate; número de artigos publicados nas revistas Nature e Science entre 2018 e 2022; artigos indexados no Science Citation Index-Expanded e Social Science Citation, em 2022; e um indicador que pondera os escores dos cinco indicadores anteriores pelo quantitativo de pessoas que atuam na área acadêmica da instituição.

O Ranking de Xangai foi publicado pela primeira vez em junho de 2003 pela Shanghai Jiao Tong University, China, e atualizado anualmente. Desde 2009, quem cuida do ranking é a Shanghai Ranking Consultancy, uma organização independente em inteligência de ensino superior que não é subordinada a nenhuma universidade ou agência governamental.