EXCELÊNCIA

Entre as mais de 2,6 mil instituições avaliadas no mundo, a Universidade de Brasília está na faixa 1.201-1.500. Entre as federais, é a 9ª

O THE World University Rankings 2024 avaliou 2.673 instituições do mundo, sendo que, dessas, 1.904 foram ranqueadas. Foto: Anastácia Vaz/Secom UnB

A Universidade de Brasília é a 14ª melhor universidade do Brasil, segundo o ranking Times Higher Education (THE) World University Rankings 2024, divulgado na quarta-feira (27). A UnB manteve o mesmo resultado do ano passado entre as instituições nacionais. Entre as federais, ficou na 9ª posição. E, no cenário mundial, permanece na faixa 1.201-1.500.

“É com muito orgulho que vemos a nossa universidade entre as mais importantes do Brasil. É uma conquista de toda a nossa comunidade. Os cortes orçamentários que sofremos nos últimos anos dos governos anteriores ainda impactam as nossas instituições públicas de ensino superior. A UnB manteve a excelência no ensino, na pesquisa e na extensão”, destaca a reitora Márcia Abrahão.

O THE World University Rankings 2024 avaliou 2.673 instituições distribuídas pelo mundo. Dessas, 1.904 foram classificadas. No Brasil, 67 foram classificadas no ranking. Entre as as federais, foram 34.

METODOLOGIA – “A comparação direta e imediata com anos anteriores ficou prejudicada neste ano, devido à implementação de mudanças metodológicas, como, por exemplo, a ampliação da participação, na composição final da nota, da dimensão Indústria, que passou a contar também com um indicador de patentes, acrescido ao tradicional Renda com Indústria”, explica a decana de Planejamento, Orçamento e Avaliação Institucional, Denise Imbroisi.

O ranking realizou as avaliações dentro de cinco dimensões: Ensino, Ambiente de Pesquisa, Qualidade de Pesquisa, Reconhecimento Internacional e Indústria. Dentre as alterações, a antiga dimensão Citações foi substituída por Qualidade de Pesquisa, composta agora por quatro indicadores. Houve, ainda, redução de 1% na dimensão Pesquisa, que agora se chama Ambiente de Pesquisa, e possui três indicadores, e de 0,5% na dimensão Ensino, que possui cinco indicadores.

A UnB melhorou cerca de 12% na pontuação total, passando de 23,6 para 26,4. Para Imbroisi, “embora a mudança metodológica impeça a comparação direta entre os anos 2023 e 2024, a inclusão do indicador de patentes na dimensão Indústria possivelmente possa estar relacionada à redução de cerca de 44% nesta dimensão”.

De modo geral, no entanto, tanto essa redução quanto a diminuição em Ambiente de Pesquisa, de aproximadamente 5,7%, foram aparentemente compensadas, pondera a decana, pelos significativos aumentos em Ensino, Qualidade de Pesquisa e Reconhecimento Internacional, de aproximadamente 19,4%, 22,1% e 18,3%, o que levou ao aumento de 12% na pontuação total.

"A UnB está longe dos polos industriais do país e essa distância pode ter impactado nos nossos índices, especialmente na dimensão Indústria. Continuaremos a atuar para superar esse desafio, por meio de investimentos em pesquisa e inovação e demonstrando o compromisso da instituição com a excelência, contribuindo para o desenvolvimento científico, econômico e social do Brasil", afirma a decana Denise Imbroisi.