EXCELÊNCIA

Dez anos após última avaliação, Ministério da Educação reforça excelência da UnB na oferta de cursos na modalidade de Educação a Distância

Processo de recredenciamento contou com reuniões remotas entre equipes da UnB e do Inep. Foto: Beto Monteiro/Ascom GRE

A Universidade de Brasília alcançou conceito máximo na avaliação do Ministério da Educação (MEC) de recredenciamento institucional de Educação a Distância (EaD). Os avaliadores do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) foram recepcionados pela reitoria, decanatos e Cead nos dias 18, 19 e 20 de outubro, em visita remota à Universidade. O relatório final, com a atribuição da nota cinco à UnB, atesta total aptidão da instituição para continuidade na oferta de cursos EaD na graduação, extensão e na pós-graduação.

Em 2013, a UnB recebeu nota três na avaliação. Dez anos depois, a instituição é contemplada com novo processo de recredenciamento EaD, em que atingiu nota máxima em 46 dos 48 indicadores avaliativos. "O resultado mostra a efetiva qualidade na oferta de cursos EaD pela Universidade de Brasília nos últimos anos, espelho do esforço conjunto de diferentes setores administrativos e acadêmicos. A nota máxima também frisa a importância da UnB para além de seus quatro campi, ressaltando sua vocação para chegar com excelência a diversos lugares do país", comemora o vice-reitor Enrique Huelva.

O procurador institucional da UnB, Danilo Prata, e a reitora Márcia Abrahão ressaltaram a excelência do ensino ofertado pela Universidade que, por meio da EaD, tem capacidade de chegar aos mais diversos locais do país. Foto: Beto Monteiro/Ascom GRE

A decana de Planejamento, Orçamento e Avaliação Institucional, Denise Imbroisi, encara o resultado como resposta correspondente aos esforços de todos os servidores, técnicos, professores, colaboradores externos das equipes multidisciplinares e discentes que fazem parte da instituição.

“Essa conquista somente é possível porque atuamos de forma colaborativa e solidária em defesa dos valores democráticos, com compromisso social e entregando pesquisa, ensino e extensão de excelência à sociedade”, afirma.

Segundo Denise Imbroisi, o Decanato de Planejamento, Orçamento e Avaliação Institucional (DPO), em parceria com o Decanato de Ensino de Graduação (DEG), com o Centro de Educação a Distância (Cead) e com o Arquivo Central (ACE), desenvolveu um trabalho especializado, com levantamento, sistematização e organização de informações e evidências conforme os Instrumentos de Avaliação Institucional Externa (IAIE). “À medida em que o tempo da visita vai se aproximando, temos que estar com tudo pronto. Então, unimos esforços e todos trabalhamos juntos para entregar um material de qualidade”, diz a decana.

Diêgo Madureira, decano de Ensino de Graduação, reforçou que a conquista é reflexo tanto do trabalho da própria instituição como do trabalho desenvolvido na organização dos documentos acessados pelos avaliadores. “Não basta ser bom, tem que mostrar que é bom. O processo de avaliação é trabalhoso, por isso ele tem que ser conduzido com muito cuidado. É preciso ter equipes imbuídas do espírito de mostrar todos os detalhes para a comissão e convencê-los de como realmente a gente funciona”, explica o decano.

A diretora do Cead, Letícia Leite, avalia que o resultado da UnB é um reflexo da organização do processo na Universidade, com a atuação de vários setores. Foto: Beto Monteiro/Ascom GRE

De acordo com Madureira, os avaliadores do Inep puderam constatar a real melhoria nos cursos EaD oferecidos pela instituição. “Houve uma reformulação do Cead, aquisições de novas tecnologias e ampliação do nosso conhecimento sobre educação a distância. Isso deu mais maturidade para a instituição em relação à última análise”, observou.

Para a diretora do Cead, Letícia Leite, o excelente resultado da avaliação está diretamente relacionado à organização do processo, só possível devido ao envolvimento de diferentes instâncias da Universidade. A sistematização e a organização do material foram motivo de surpresa positiva para os avaliadores.

De acordo com o procurador institucional da UnB, Danilo Prata, os avaliadores elogiaram o trabalho de controle documental apresentado pela Universidade. "Uma instituição muito grande e robusta como UnB não poderia fazer diferente. Ela se preparou e organizou em diferentes formatos as evidências institucionais. Isso demonstra porque a UnB tem sua excelência, reproduzida aqui nesta organização e sistematização de documentos institucionais, referentes aos últimos cinco anos”, descreveu Prata, responsável por responder aos processos de regulação da educação superior designados pelo MEC.