MODERNISMO

O arquiteto e designer contribuiu com a criação da UnB, e seus móveis seguem em uso na instituição

Peças admiradas mundialmente, os mobiliários de Rodrigues, como os ilustrados acima, são representantes do estilo modernista brasileiro. Imagem: Reprodução/UnBTV

Reconhecido mundialmente pelo trabalho desenvolvendo mobiliários, Sérgio Rodrigues foi um dos contribuintes na criação da Universidade de Brasília. Falecido em 2014, o arquiteto carioca criou peças que marcaram o design modernista brasileiro de móveis nos anos 1950 e 1960. Marcelo Mari, professor de Teoria Crítica e História da Arte (VIS/IDA), lançou livro sobre a passagem do designer pela capital federal e na Universidade.

A obra Sérgio Rodrigues em Brasília conta a participação do arquiteto na inauguração da UnB. Rodrigues foi convidado pelo próprio Darcy Ribeiro – um dos idealizadores e fundadores da Universidade – para contribuir na criação da instituição de ensino. Os móveis criados por ele podem ser vistos atualmente no Salão de Atos e em outros locais do prédio da Reitoria, além da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU), ambos no campus Darcy Ribeiro, Asa Norte. O primeiro projeto arquitetônico de Sérgio em Brasília também foi na UnB, o SR2, que atualmente é o Bloco de Segurança.

“Os dois estavam caminhando aqui no Cerrado quando ainda não existia a Universidade, e então Darcy conta os sonhos dele, da concretização dessa universidade que seria a UnB. Ambos ainda jovens, Sérgio se empolga pela ideia e abraça isso com muito amor e decide fazer esse mobiliário para a inauguração”, conta Marcelo Mari. Além da UnB, o livro conta sobre a influência do designer em outros pontos de Brasília, como o Cine Brasília e o palácio do Itamaraty.

Curioso para conhecer mais dessa história? Confira a matéria da UnBTV sobre o lançamento do livro:

Com informações da UnBTV.