OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Na Faculdade de Tecnologia, alunos e professores da UnB e de universidades estrangeiras propuseram projetos para problemas em manejo de resíduos

Alunos que participaram relataram ótima experiência ao socializar com estudantes e profissionais de outras nacionalidades para montar os projetos. Foto: Raquel Aviani/Secom UnB

A Faculdade de Tecnologia (FT) recebeu o encontro internacional sobre manejo de resíduos Waste Summit Brasília 2024, do Egalitarian SDG Challenge, que reúne estudantes para definir projetos com foco em sustentabilidade a serem desenvolvidos nas áreas de Engenharia. Além da Universidade de Brasília, participaram representantes da Universidade de Aalborg, da Dinamarca; da Universidade do Minho, de Portugal; e da Universidade Saxion, dos Países Baixos. O evento ocorreu entre os dias 22 e 26 de janeiro, no campus Darcy Ribeiro, Asa Norte.

A parceria entre as universidades visa promover a internacionalização dos estudantes e desenvolver soluções tendo em mente os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), definidos pela Organização das Nações Unidas (ONU). Ao longo da semana, 80 estudantes, professores e supervisores se reuniram para debater propostas para resolver questões relacionadas ao manejo de lixo, como os problemas que afetam os catadores de materiais recicláveis. O projeto Egalitarian SDG Challenge faz parte do programa de internacionalização acadêmica Erasmus+.

DESAFIOS DA VIDA COTIDIANA – “Aqui em Brasília, tivemos o fechamento do lixão da Estrutural. Os catadores formaram cooperativas e foram alocados em centros de reciclagem. Estamos estudando formas de resolver questões relacionadas a essa mudança. Ao longo do semestre, seguiremos trabalhando o assunto em disciplinas da Engenharia de Produção e da Engenharia Mecânica. A ideia é relacionar a solução desses problemas dentro das disciplinas”, explicou a professora da FT Dianne Viana, coordenadora adjunta do Egalitarian SDG Challenge no Brasil.

O projeto surgiu em 2018, em parceria com a Universidade de Aalborg, instituição referência em sustentabilidade. A metodologia aplicada foca em criar soluções a partir de problemas já existentes. “A gente viu essa oportunidade que poderia melhorar a qualidade de vida para os catadores e otimizar processos. Com esse objetivo, surgiu o programa. Juntamos estudantes de diferentes países e culturas, para pensar em soluções trazendo mais tecnologia e bem-estar para as pessoas afetadas”, elucidou Simone Borges, coordenadora geral do projeto e também professora da FT.

Luis Guilherme Borges gostou tanto da experiência que decidiu voltar ao projeto, desta vez, como parte da equipe de apoio para auxiliar os grupos e colaborar na estruturação de propostas de projetos. Foto: Raquel Aviani/Secom UnB

Ao final do encontro, os estudantes apresentaram propostas a serem desenvolvidas ao longo do semestre. Cada participante voltará para sua universidade de origem e montará novos grupos. “Participei duas vezes como estudante e achei uma experiência fantástica. A relação entre os estudantes das universidades é fenomenal”, conta Luis Guilherme Borges, aluno do sexto semestre de Engenharia de Software da UnB.

Para ele, o programa é, além de tudo, uma oportunidade de conhecer novas culturas. “Com certeza, é uma chance que abre portas para outras experiências, inclusive internacionais. Eu fui convidado pelo evento ano passado para ir para Copenhague, na Dinamarca, com hospedagem e alimentação pagas. É uma experiência que oportuniza acréscimos ao currículo, encontro com novas pessoas e treino de um idioma”, compartilhou.

ERASMUS – O Egalitarian SDG Challenge é realizado por meio do Erasmus+, um programa da União Europeia de apoio à educação, à formação, à juventude e ao desporto na Europa. Ao longo do tempo, a iniciativa tem expandido para outras regiões do mundo.

Entre as várias possibilidades apoiadas pela ação, estão programas de mobilidade para levar jovens a realizar pesquisas científicas fora do país de origem. É o caso de Sarah Caldas, aluna do Instituto de Ciências Biológicas da UnB, que embarcou em 2023 para fazer pesquisa na área de sustentabilidade, na Alemanha, na Bélgica e na Suécia.