INFRAESTRUTURA

Elaborado com ampla participação da comunidade da UnB, o documento vai orientar o planejamento e a gestão do território da Universidade

Mais de 1,5 mil pessoas, entre docentes, técnicos e estudantes, participaram da elaboração do Plano Diretor. Foto: Secom UnB

A reitora Márcia Abrahão recebeu a proposta do Plano Diretor do campus Darcy Ribeiro, na última sexta-feira (15), durante a inauguração do Espaço Memória da Universidade de Brasília, no SG 10. O texto orienta o planejamento e a gestão do território da UnB. Uma comissão multidisciplinar elaborou editais públicos para a realização de estudos técnicos e científicos a fim de atualizar o Plano. Este é o primeiro documento do tipo que será submetido à apreciação do Conselho de Administração (CAD).

>> Leia também: Em dia histórico, reitora transforma SG-10 em Espaço da Memória da Universidade de Brasília

“O Plano Diretor consolida a concepção aberta e integrada à cidade da Universidade Brasília. Uma universidade para as pessoas se encontrarem, uma universidade para as pessoas manifestarem todo o pensamento crítico que nossos fundadores (Darcy Ribeiro e Anísio Teixeira) deixaram. Eu sempre tive preocupação de que a gente deixasse um legado para as próximas gerações, registrando que o nosso campus tem que ser aberto, que nós não queremos muros, não queremos grades. E isso está consolidado na proposta de Plano Diretor, que vamos apresentar ao Conselho de Administração. Tenho certeza que será aprovado por aclamação esse lindo trabalho”, avaliou a reitora Márcia Abrahão.

Docente da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) e assessor para Assuntos Estratégicos do Gabinete da Reitora, Benny Schvarsberg, apresentou o documento e apontou o caráter democrático na elaboração do texto. “Para desenvolver o Plano Diretor, foi realizada uma pesquisa de opinião com cerca de 1,5 mil participantes dos segmentos – docentes, discentes e técnicos administrativos, além de oficinas participativas”, detalhou.

A comissão que elaborou os editais temáticos foi composta por 13 docentes e técnicos da Secretaria de Infraestrutura (Infra). O conhecimento gerado pelas equipes temáticas interdisciplinares de 50 docentes e 50 estudantes, a partir dos editais, culminaram na criação do documento Relatórios e Estudos do Plano Diretor do Campus Darcy Ribeiro: levantamentos, atualizações, mapeamentos e sistematização de dados e produtos da leitura comunitária (consulta pública e oficinas participativas). Foi esse documento que subsidiou o diagnóstico e a elaboração da proposta do mais recente Plano Diretor.

“O planejamento, gestão, preservação e conservação deste generoso campus-parque aberto e suas edificações, constituem um imenso desafio por estar no centro do Cerrado, a savana mais biodiversa do mundo. Os campi universitários não podem ser vistos isoladamente como ilhas – ou “flores de estufa”, como diria Lucio Costa –, mas integrados ao ambiente construído da cidade, exercendo forte influência sobre o meio ambiente natural face sua dimensão e complexidade”, ponderou Benny Schvarsberg.

Após a compilação dos resultados dos estudos, da pesquisa de opinião e das oficinas, foi estabelecido um comitê de sistematização representativo. O grupo teve a colaboração de técnicos do Centro de Planejamento Oscar Niemeyer (Ceplan/Infra) e recebeu contribuições da Secretaria do Meio Ambiente (SeMA) e do Parque Científico e Tecnológico da UnB (PCTec). Após ter sido submetida a uma nova consulta pública, a proposta do Plano Diretor agora será avaliada pelo CAD.