DIÁLOGO

Demandas de infraestrutura, qualificação profissional e ampliação de funções foram destacadas durante a reunião

O secretário de Infraestrutura, Augusto Dias, adiantou que o projeto para realocação do Cerimonial – uma das demandas apresentadas – está em andamento. Foto: Beto Monteiro/Ascom GRE

Servidores da Secretaria dos Órgãos Colegiados (SOC), da Coordenação do Cerimonial e da Ouvidoria reuniram-se com a administração superior, nesta terça-feira (1º), no Auditório da Reitoria. Recursos humanos, infraestrutura e qualificação profissional foram os principais assuntos do encontro, que faz parte das visitas da gestão às unidades acadêmicas e administrativas da Universidade de Brasília.

“Quero parabenizar pelo trabalho de todos vocês e agradecer, em nome da Universidade. Temos atuado interna e externamente para buscar soluções para os desafios que enfrentamos”, disse a reitora Márcia Abrahão. Ela destacou algumas ações voltadas para as servidoras e servidores técnico-administrativos, como a abertura de vagas em programas de pós-graduação.

A reitora fez uma retrospectiva da implementação do Programa de Gestão e Desempenho (PGD) na UnB. “Nossa minuta de resolução está em uma comissão do CAD, que tem um representante do Sintfub (Sindicato dos Trabalhadores da Fundação Universidade de Brasília). Essa comissão estava aguardando, segundo eles, a publicação da Instrução Normativa nº 24/2023, do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, para fazer o parecer sobre a resolução que está no CAD”, explicou a reitora. Divulgada em 31 de julho, a instrução define orientações, critérios e procedimentos para o PGD.

Auditora da Universidade, Ivoneide Brito agradeceu o trabalho desempenhado pela gestão ao conseguir um novo espaço para a unidade. A servidora ressaltou que a Ouvidoria é um setor que precisa da colaboração de todas as unidades da instituição. “A transparência é necessária, e a gente atua fortemente com isso. A Universidade avançou muito em termos de transparência.”

A servidora da SOC Aline Tolentino perguntou à gestão se existe previsão de abertura de doutorado profissional. O decano de Pós-Graduação, Lucio Rennó, explicou que há oferta de vagas exclusivas do doutorado acadêmico para servidores e que o doutorado profissional depende de aprovação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). “Estamos aguardando resultados de recursos que estão pendentes. A Capes está tentando trabalhar com isso o mais rápido possível para poder iniciar o próximo ciclo com propostas de cursos novos”, complementou.

Carolina Tavares, do Cerimonial, argumentou que a sala onde o setor funciona precisa de melhorias. A servidora pediu para que a administração superior avalie a possibilidade de o local passar por reparos, ou mesmo, que a equipe seja locada em outro espaço.

A servidora ponderou sobre a necessidade de mais uma pessoa no setor devido a alta demanda e solicitou a reforma do palco do Centro Comunitário Athos Bulcão e a instalação de uma rampa de acesso aos camarins. “O acesso ao camarim é feito por escadas. Nós pedimos à Prefeitura que fosse construída uma rampa para que pudéssemos ter acessibilidade e que todos os formandos possam se sentir incluídos nesse momento solene e agradável da colação de grau”, contou.

A reitora Márcia Abrahão agradeceu o trabalho dos servidores e reiterou a busca por soluções para desafios. Foto: Beto Monteiro/Ascom GRE

A representante da Prefeitura, Ana Cristina Brandão, afirmou que um projeto já havia sido apresentado para solucionar a situação do palco do Centro Comunitário Athos Bulcão e, devido questões orçamentárias, não foi levado adiante. “Vamos avaliar se esse projeto anterior seria o melhor e se é possível, ou buscar um que seja intermediário", informou.

Ana Cristina afirmou que foram solicitados serviços de manutenção do espaço, como a limpeza dos pilares, recomposição do forro e pintura dos espaços e que foi feito o desentupimento de todas as grelhas, bem como reforma da sinalização, troca de todos refletores e correção dos balizadores do estacionamento.

O secretário de Infraestrutura, Augusto César Dias, explicou que o projeto para realocação da equipe do Cerimonial está em andamento. “Assim que concluirmos a análise técnica do orçamento, nós iremos encaminhar para a certificação”, relatou. De acordo com o secretário, a reformulação do novo espaço está prevista para ser concluída em cinco meses.

A decana de Extensão, Olgamir Amancia, anunciou a criação de uma comissão, presidida por ela, responsável por desenvolver políticas para as mães da Universidade — tanto servidoras quanto estudantes. A comissão foi uma proposta feita em reunião com grupo de mães servidoras neste ano. “Nós sabemos o quanto isso impacta na questão do trabalho, no adoecimento e no sofrimento. Então, as medidas possíveis de serem feitas pela Universidade estão sendo desencadeadas permanentemente”, concluiu.

O decano de Administração, Abimael Costa, relembrou a contratação da empresa de plano de saúde para servidores da Universidade. A conquista é uma reivindicação histórica que foi assumida pela gestão e esteve em processo de avaliação desde 2018. “Fizemos essa entrega do plano de saúde com muito orgulho. Toda a equipe do decanato trabalhou, assim como todos os decanatos e servidores que contribuíram com essa demanda”, ressaltou Abimael Costa.