SEGURANÇA BIOLÓGICA

Após as visitas, são elaborados relatórios técnicos. Ao todo já foram feitos 86, sendo 45 em laboratórios de pesquisa

Laboratórios estão sendo inspecionados para garantir segurança dos pesquisadores. Foto: Divulgação

 

O Subcomitê de Segurança do Trabalho (SCGP/Cest/DGP) realiza inspeções de saúde e segurança de trabalho nos ambientes laborais em atividades essenciais e naqueles que estão atuando no enfrentamento à pandemia de covid-19 na UnB. De acordo com levantamento feito pelo Comitê de Pesquisa, Inovação e Extensão de combate à covid-19 (Copei), as inspeções foram realizadas em 88 ambientes dos centros de custo.

 

Segundo Daniel Nascimento Marques, à frente da Coordenação de Engenharia e Segurança no Trabalho (Cest/DSQVT/DGP), já foram elaborados 86 Relatórios Técnicos de Inspeção (RTI), sendo que 45 correspondem a laboratórios de pesquisas. As inspeções são feitas a fim de garantir que o risco de infecção pelo Sars-CoV2 seja o menor possível. As demandas de visita precisam ser registradas por meio de um Formulário de Cadastramento, que deve ser preenchido por todos os setores que mantêm as atividades presenciais na Universidade. Deve-se informar dados como o número de pessoas em trabalho, categorias funcionais, responsáveis pelo local, endereço, atividades que são realizadas, entre outros.

 

>> Relembre: Copei divulga orientações para trabalho em laboratórios da UnB durante a pandemia de covid-19

 

O formulário pode ser acessado com o e-mail institucional (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.) e senha, que é a mesma usada no Sistema Integrado de Gestão (SIG). O nome e e-mail institucional serão registrados automaticamente no formulário como respondente. É solicitado que os cadastramentos sejam realizados em nível setorial (laboratório, secretaria, coordenação) em vez de genéricos por centro de custo (departamento, faculdade ou instituto).

 

As comissões locais vinculados ao Comitê de Coordenação de Acompanhamento das Ações de Recuperação (Ccar) devem realizar o cadastramento dos serviços essenciais ligados a cada unidade em nível setorial. Devem também fazer uma inspeção prévia dos ambientes, seguindo orientações disponibilizadas e supervisionadas pela Diretoria de Saúde, Segurança e Qualidade de Vida no Trabalho (DSQVT/DGP).

Laboratórios constituem ambientes indispensáveis para o funcionamento pleno da instituição. Foto: Luana Lleras/Secom UnB

 

Logo após a preenchimento do formulário, a Coordenadoria de Engenharia de Segurança do Trabalho realiza o agendamento da inspeção final e, assim que feita, encaminha o Relatório Técnico de Inspeção por meio do Sistema Eletrônico de Informações (SEI-UnB).

 

O Relatório Técnico de Inspeção (RTI) manifesta as seguintes possíveis conclusões para providências: (1) Ambiente adequado para as atividades; (2) Ambiente adequado para as atividades, com ressalvas; (3) Ambiente inadequado para as atividades, com urgência nas adequações de Saúde e Segurança do Trabalho.

 

“Temos tidos retornos pontuais de alguns laboratórios no sentido de sanar algumas dúvidas na implantação das melhorias. Acreditamos que todos que foram visitados e orientados estão utilizando o relatório técnico elaborado pela Cest para pleitear junto aos setores competentes as devidas adequações para poderem funcionar com o menor risco possível de contaminação pelo novo coronavirus”, detalhou Daniel Nascimento Marques.

 

OBSERVAÇÃO – O Subcomitê Gestão de Pessoas solicita que, antes dos preenchimentos, as chefias e comissões locais tenham conhecimento do documento de Recomendações de saúde e segurança do trabalho a serem implementadas no âmbito da Universidade de Brasília para o enfrentamento da covid-19, disponível no processo SEI 23106.040772/2020-53, Resultado (5263280).

 

Existindo dúvidas sobre o processo de preenchimento do Formulário de Cadastramento, é necessário o contato com a Coordenadoria de Engenharia de Segurança do Trabalho (Cest) por e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

 

Leia também:

>> Projeto leva informações a produtores do campo sobre manejo de animais durante a pandemia

>> UnB desenvolve aplicativo para facilitar reinserção de egressos do sistema prisional à sociedade

>> Simpósio de Biodiversidade discute papel da ciência básica

>> Em seminário, pesquisadores discutem passado, presente e futuro de Brasília

>> 19ª edição do Boletim Coes apresenta novos dados sobre a pandemia e impacto na comunidade internacional 

>> Noam Chomsky torna-se Doutor Honoris Causa da UnB na abertura da Semuni

>> Igualdade de gênero é tema de debate internacional

>> Programa institucional Viva Bem terá atividades on-line

>> Disciplina incentiva adesão dos estudantes ao aplicativo Guardiões da Saúde

>> Projeto mapeia cadeias alternativas de distribuição de alimentos saudáveis e sustentáveis durante a pandemia

>> Congresso internacional vai discutir o ensino de português como segunda língua para surdos

>> DEG lança cartilha para orientar retorno às atividades não presenciais

>> Campanhas de solidariedade da UnB continuam contando com você

>> Webinário apresenta à sociedade projetos de combate à covid-19

>> Copei divulga orientações para trabalho em laboratórios da UnB durante a pandemia de covid-19

>> Coes publica cartilha com orientações em caso de contágio pelo novo coronavírus

>> UnB cria fundo para doações de combate à covid-19

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.

Palavras-chave