SEMANA UNIVERSITÁRIA

Café com Europa trouxe para debate a ocupação dos espaços públicos e os desafios urbanísticos da capital. Encontro vai até esta quinta-feira (24)

Na abertura do encontro, na tarde desta quarta-feira (23), a reitora Márcia Abrahão destacou a forte relação entre a Universidade e a cidade que a abriga. Imagem: Reprodução

 

Os 60 anos de Brasília e as perspectivas para o futuro da cidade inspiraram o seminário Café com Europa, uma das atividades da Semana de Universitária da Universidade de Brasília. O evento integra também a programação da Semana da Europa, organizada pela União Europeia e representações de países do continente. Na abertura do encontro, na tarde desta quarta-feira (23), a reitora Márcia Abrahão destacou a forte relação entre a Universidade e a cidade que a abriga.

 

>> Confira aqui a programação da 20ª Semana Universitária 

 

"A UnB sempre esteve envolvida nas discussões sobre o futuro da capital, incluídas aí – e muito fortemente – as que dizem respeito à arquitetura", comentou. "O debate sobre a ocupação dos espaços públicos, a preservação do projeto original e sobre os desafios urbanísticos associados ao papel de uma região metropolitana envolvem muitos de nossos docentes, pesquisadores, técnicos e estudantes", disse. Na UnB, o seminário foi organizado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU).

 

Na saudação inicial, o embaixador da União Europeia no Brasil, Ignacio Ybañez, mencionou que a Semana da Europa está celebrando o 60º aniversário de Brasília. "Brasília foi saudada no mundo todo como uma expressão modernista, mas, acima de tudo, mostrou que, quando os seres humanos trabalham juntos, não há limite para o que pode ser alcançado", disse.

 

Para a presidente da Eunic (Associação dos Institutos Culturais, Embaixadas e Consulados de países membros da União Europeia) em Brasília, Aleksandra Luszczynska, o seminário representa uma oportunidade de cada participante e ouvinte resgatar a sua própria história com a cidade. "Estamos também em uma Semana da Europa totalmente renovada, integralmente digital", acrescentou, em referência às condições impostas pela pandemia do novo coronavírus.

 

O seminário, que tem mais atividades na tarde desta quinta-feira (23), está sendo mediado pela jornalista Conceição Freitas, conhecida por suas crônicas sobre Brasília. A atividade pode ser acompanhada aqui

 

Confira a íntegra do seminário:

 

Leia também:

>> 19ª edição do Boletim Coes apresenta novos dados sobre a pandemia e impacto na comunidade internacional 

>> Encerramento da Semuni discute rumos para construção de um país mais justo

>> Noam Chomsky torna-se Doutor Honoris Causa da UnB na abertura da Semuni

>> Igualdade de gênero é tema de debate internacional

>> Programa institucional Viva Bem terá atividades on-line

>> Disciplina incentiva adesão dos estudantes ao aplicativo Guardiões da Saúde

>> Projeto mapeia cadeias alternativas de distribuição de alimentos saudáveis e sustentáveis durante a pandemia

>> Congresso internacional vai discutir o ensino de português como segunda língua para surdos

>> Projetos da UnB de combate à covid-19 têm financiamento aprovado em edital

>> DEG lança cartilha para orientar retorno às atividades não presenciais

>> UnB avança em todos os indicadores de ranking internacional

>> Campanhas de solidariedade da UnB continuam contando com você

>> Webinário apresenta à sociedade projetos de combate à covid-19

>> Copei divulga orientações para trabalho em laboratórios da UnB durante a pandemia de covid-19

>> Coes publica cartilha com orientações em caso de contágio pelo novo coronavírus

>> UnB cria fundo para doações de combate à covid-19

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.