EXTENSÃO

Evento de abertura tem cultura, integração e conversa sobre diversidade

Foto: Luis Gustavo Prado / Secom UnB


A abertura da 16ª Semana Universitária (SemUni) da Universidade de Brasília, organizada pelo Decanato de Extensão (DEX), ocorreu nesta segunda-feira, 24, no anfiteatro 9 do Instituto Central de Ciências. O evento teve participação do Projeto Pés e contou com uma roda de conversa com professores e com a coordenadora da Associação Internacional Maylê Sara Kaló (AMSK Brasil), Lucimara Cavalcante.


Com o tema Diferenças que somam, ideias que multiplicam, o evento que abriu a Semana Universitária começou com a apresentação de dança de um bailarino com deficiência motora, participante do Projeto Pés. Criado pelo ex-aluno e agora professor da UnB Rafael Tursi, o projeto de extensão ajuda na inclusão de deficientes no teatro e na dança.


Em seguida, os professores da UnB Inez Montagner, Lucimara Cavalcante, Nelson Fernandes Inocêncio, Rafael Tursi, Silvia Badim e Tatiana Lionço iniciaram uma roda de conversa sobre os caminhos da Universidade e os problemas enfrentados pelas minorias, como mulheres, deficientes, negros e ciganos, na sociedade e na UnB.

Foto: Beto Monteiro / Secom UnB

 

A cigana Lucimara Cavalcante comentou a dificuldades da cultura cigana ser entendida pela sociedade brasileira, principalmente com relação ao modo de vida desse povo, e a atuação dela na AMSK. O professor Rafael Tursi criticou a pequena quantidade de deficientes na Universidade e a falta de incentivo que essas pessoas recebem. Nelson Inocêncio, no mesmo contexto, citou a importância do conhecimento para acabar com o preconceito.


A abertura deu início a uma semana, dos dias 24 a 27 de outubro, com mais de 300 atividades nos quatro campi da UnB. A programação está disponível no site: http://www.dex.unb.br/programacaosemuni. Entretanto, para assistir algumas delas, é necessário que o participante faça o cadastro e se inscreva.