TECNOLOGIA EM NUVEM

Saiba o que é necessário para usar as ferramentas do pacote on-line

Lançado há uma semana, o acesso aos docentes da UnB ao pacote Office 365 foi possibilitado pela migração da base de dados dos e-mails institucionais dos professores da instituição.

A ação permite acesso gratuito à suíte de aplicativos Microsoft Office 365 Educacional A1 – na versão nuvem. Com a ferramenta, docentes também podem usufruir de série de soluções digitais ofertadas pela plataforma. Desde 2019, estudantes da UnB já têm acesso ao sistema.

>> Saiba mais sobre a liberação do acesso aos docentes

Com a migração, docentes passam a acessar suas contas de e-mail institucional via Outlook, contando com 50 GB de espaço de armazenamento. Para usar essa nova ferramenta, professores deverão acessar a página de login do Office.

Algumas dúvidas de acesso, contudo, ainda podem surgir. O infográfico abaixo procura responder a alguns dos questionamentos mais comuns:

Inforgráfico responde dúvidas dos docentes sobre acesso ao e-mail institucional. Arte: Igor Outerial/Secom UnB

Outras dúvidas podem ser sanadas no FAQ criado pelo CPD especialmente para os docentes. É possível também acessar o site da Microsoft para conhecer melhor os aplicativos. A própria plataforma oferece vídeos e tutoriais para melhor uso das ferramentas do Office 365.

ACORDO – O acesso tornou-se possível graças a acordo firmado entre a UnB e a Microsoft. Assinado em setembro de 2019, o acordo esteve em negociação desde 2018. Ademais, está em conformidade com instrução normativa que estabelece que os ambientes de data center do governo federal migrem para a nuvem. Enquanto os dados serão armazenados nos servidores da Microsoft, a gestão do ambiente continua por conta do CPD.

O pacote oferece para docentes e discentes acesso a ferramentas, como Teams, Word, ExcelPower Point e Outlook, para citar os mais populares. Há destaque para o OneDrive, o sistema de armazenamento em nuvem com capacidade 1 TB para cada usuário. Isso equivale a cerca de um milhão de documentos no Office, a 400 mil fotos ou a 200 mil músicas. Além disso, é possível editar arquivos de forma colaborativa e concomitante no Word e organizar conferências on-line com o aplicativo Teams – opção com grande apelo para docentes.

>> UnB libera acesso ao Office 365 para docentes

>> Estudantes da UnB terão acesso gratuito ao Office 365

>> UnB assina protocolo de intenções com a Microsoft

>> Comunidade terá acesso a nova plataforma on-line