NOVAS TECNOLOGIAS

Documento prevê acesso a plataforma on-line para comunidade universitária. Centro de Informática trabalha em ajustes finais antes de disponibilizar a ferramenta

Administração superior e parte de equipe do CPD participam de cerimônia de assinatura de protocolo de intenções com representante da Microsoft. Foto: Raquel Aviani/Secom UnB

Foi com satisfação que a reitora Márcia Abrahão assinou protocolo de intenções entre a Universidade de Brasília e a Microsoft, nesta terça-feira (24). A parceria deve disponibilizar à comunidade acadêmica acesso à suite Microsoft Office 365 Educacional - versão nuvem. A ferramenta permite acesso em qualquer máquina por meio de rede de internet.

“Será mais uma possibilidade de interação com os estudantes para agregar e facilitar a construção de conhecimento”, afirmou. A cerimônia de assinatura ocorreu no Salão de Atos do prédio da Reitoria, campus Darcy Ribeiro.

O acordo oferece mais uma opção para realização das atividades da comunidade acadêmica sem, contudo, substituir as ferramentas e métodos que já existem e estão em uso. A assinatura dá continuidade a tratativas em andamento desde o ano passado. A assinatura do acordo não impede que a UnB firme parceria com outras empresas. O protocolo não envolveu transação financeira.

>> Leia mais sobre o acordo

FUTURO NA NUVEM – Diretor do Centro de Informática (CPD) da UnB, Jacir Bordim adiantou que o acesso à ferramenta será disponibilizado para a comunidade acadêmica em breve. O sistema integra várias funcionalidades, como editor de textos Word, planilha de cálculos Excel, armazenamento de arquivos OneDrive e plataforma de colaboração em tempo real Teams.

A facilidade de acesso via nuvem e de edição colaborativa de documentos é um dos pontos altos destacados por Bordim. “Também vai garantir maior facilidade de comunicação com os estudantes”, ressaltou. Agora, a equipe do CPD trabalha para fazer últimos ajustes antes de disponibilizar o acesso ao sistema para estudantes, docentes e técnicos administrativos.

O diretor do CPD adiantou a expectativa de serem realizados cursos de treinamento para que a comunidade possa usufruir da melhor forma das ferramentas do Microsoft 365.

O vice-reitor Enrique Huelva destacou que a plataforma auxiliará a UnB a estar em maior contato com os jovens estudantes, cada vez mais familiarizados com o mundo digital. “As universidades estão se distanciando cada vez mais do que constitui o dia a dia dos jovens, que cresceram no mundo digital e têm outro tipo de interação com o mundo e com seu semelhante”, observou, indicando que o acordo vai em outra direção: de aproximar-se.

Além de ser uma possibilidade a mais para aperfeiçoar as ações de ensino, pesquisa e extensão realizadas pela Universidade, Huelva elencou o incremento em inclusão e acessibilidade possibilitado pelo uso das ferramentas do Microsoft 365.

Nas palavras de Ronan Damasco, diretor nacional de tecnologia da Microsoft no Brasil, a empresa está assentada em dois pilares para desenvolvimento de seus produtos: segurança e acessibilidade. “Temos ações fortes principalmente na educação, visando impacto social dos países em que atuamos”, frisou.