INSCRIÇÕES ABERTAS

Serão selecionados vencedores em três categorias. Inscrições podem ser feitas até 21 de junho

Equipes formadas por estudantes da UnB poderão criar soluções inovadoras para período de retomada. Foto: Edilson Rodrigues / Agência Senado

Que soluções são possíveis para a retomada das atividades acadêmicas no período pós-pandemia? Para incentivar a comunidade acadêmica da Universidade de Brasília a desenvolver saídas inovadoras para a fase de recuperação da instituição, estão abertas as inscrições para a Maratona de Inovação Covidas UnB.

Podem participar equipes de dois a dez integrantes para áreas de Tecnologias Digitais, Desenvolvimento de Dispositivos e Tecnologias Sociais e Planejamento. Cada área poderá ter até 15 equipes na disputa. Pelo menos 50% de cada equipe deve ser composto por estudantes devidamente matriculados na UnB. Também podem participar docentes, técnicos administrativos, bolsistas e terceirizados vinculados à Universidade, além da comunidade externa.

“A gente planejou a Maratona com conversas e falas de motivação, de abertura de olhares para os efeitos da pandemia, mas também estamos trazendo pessoas com o olhar do empreendedorismo, com foco em construção de soluções em inovação e que podem oferecer soluções para aumento de qualidade de vida e desenvolvimento de riquezas para a sociedade”, explica a diretora do Parque Científico e Tecnológico (PCTec/UnB) Renata Aquino, que também organiza a Maratona.

O evento será todo realizado on-line. A programação conta com palestras, mentoria e a maratona em si, num total de 96 horas de atividades. As premiações vão do primeiro ao terceiro lugar em cada categoria. O primeiro lugar recebe R$ 2 mil; o segundo, R$ 1 mil e o terceiro, R$ 500.

Programação da Maratona de Inovação terá palestras e mentorias. Imagem: Reprodução

As inscrições podem ser feitas até 21 de junho, por equipes ou por indivíduos, que ficarão sujeitos à acomodação em equipes já formadas.

A Maratona de Inovação Covidas UnB é uma realização do PCTec, do Laboratório Avançado de Produção, Pesquisa e Inovação em Software, do Decanato de Pesquisa e Inovação (DPI); Decanato de Extensão (DEX), Comitê de Pesquisa, Inovação e Extensão de combate à covid-19 da Universidade da Brasília (Copei) e do Comitê Gestor do Plano de Contingência em Saúde da covid-19 da UnB (Coes).

>> Portfólio reúne projetos de combate à Covid-19 desenvolvidos pela UnB

>> Estudo analisa a qualidade de vida de pessoas recuperadas de Covid-19

>> Pesquisa lança a luz sobre a relação da Covid-19 com os diversos climas encontrados no Brasil

>> Engajamento em app de saúde pode conceder quatro créditos a estudantes da graduação