PLANO DE OBRAS

Inaugurado esta semana, espaço leva nome da professora Jeanine Maria Felfili, referência na área

Na inauguração do auditório Jeanine Maria Felfili, reitora parabenizou docentes e discentes pelo Dia da Engenheira e do Engenheiro Florestal. Foto: Beto Monteiro/Ascom GRE

O auditório do prédio do Departamento de Engenharia Florestal, na Faculdade de Tecnologia da Universidade de Brasília, foi totalmente concluído, com a instalação de poltronas, equipamentos de áudio e vídeo e climatização. O espaço, que ganhou o nome da pesquisadora Jeanine Maria Felfili, era a última parte que faltava ficar pronta para uso na edificação. A solenidade ocorreu na quarta-feira (12), Dia do Engenheiro Florestal, com a presença de familiares de Jeanine Felfili.

O auditório – com 215,83m² e capacidade para 134 pessoas – foi um dos compromissos assumidos pela reitora Márcia Abrahão no começo do mandato. A reitora comentou sobre o empenho na retomada das obras inacabadas em meio às reduções orçamentárias e enalteceu a importância do espaço para que o curso possa realizar um trabalho de qualidade.

“Nós temos o prazer de entregar o auditório, onde certamente vão continuar fazendo ensino de excelência, pesquisa de excelência, projetos de extensão. Aproveito para parabenizar todos os ‘floresteiros e floresteiras’ pelo dia da profissão”, disse Márcia Abrahão, que também cumprimentou a família de Jeanine Felfili, lembrando o importante legado que ela deixa à UnB. A reitora sugeriu ao Departamento de Engenharia Florestal encaminhar uma honraria que é concedida após a morte de profissionais da instituição reconhecidamente importantes pelo trabalho desenvolvido.

A Universidade, em conjunto com a direção da Faculdade de Tecnologia, adquiriu as poltronas e equipamentos de áudio e vídeo para a conclusão do espaço. O diretor da FT, Edson Paulo da Silva, afirmou que a obra era muito aguardada pela faculdade e pela Engenharia Florestal. “São 30 anos. Desde que o departamento foi incorporado à FT, já se esperava por esse prédio. Inauguramos há apenas dois anos e é fruto do trabalho de muitas pessoas, mas gostaria de destacar o empenho da professora Jeanine.”

O chefe do Departamento de Engenharia Florestal, Leonardo Job Biali, salientou que investimentos como esse viabilizam formações de qualidade e futuros profissionais engajados com o mercado de trabalho. Emocionado, Biali enalteceu o trabalho de Jeanine Maria Felfili. “Com esta homenagem singela, espero que o legado dela seja sempre lembrado por todas as próximas gerações de engenheiros florestais da UnB.”

Prédio do Departamento de Engenharia Florestal. Foto: Beto Monteiro/Ascom GRE

O secretário substituto de Infraestrutura, Bruno Guimarães, frisou a importância de olhar para as obras que estiveram paradas por anos. “Não concluir essa obra, além do evidente prejuízo aos cofres públicos, seria uma lástima, pois privaríamos o Departamento de Engenharia Florestal e a Universidade de Brasília de um espaço dotado de toda a infraestrutura necessária.”

JEANINE FELFILI – Engenheira florestal pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), era professora titular da Universidade de Brasília. Começou a lecionar na UnB em 1983, atuando como docente até 2009, quando faleceu devido a um acidente vascular cerebral (AVC), aos 52 anos.

Durante a carreira, Jeanine Felfiti identificou mais de 12 mil espécies nativas de Cerrado e foi diretora do Centro de Referência em Conservação da Natureza e Recuperação de Áreas Degradadas da UnB. Mestra em Ciências Florestais pela Universidade Federal de Viçosa e doutora pela Universidade de Oxford, na Inglaterra, a professora também coordenou a Comissão de Fitossociologia da Sociedade Botânica do Brasil.