REPRESENTATIVIDADE

A reitora Márcia Abrahão e a diretora da UNOPS, Claudia Valenzuela, assinaram acordo que tem como um dos objetivos promover a liderança feminina em empresas juniores da UnB. Foto: Beto Monteiro/Ascom GRE

A Universidade de Brasília e o Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos (UNOPS) assinaram memorando de entendimento de cooperação, nesta segunda-feira (10), no Salão de Atos da Reitoria. O documento firma a colaboração entre as instituições no desenvolvimento de ações para fortalecer a presença de meninas e mulheres nas chamadas áreas STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática), bem como a promoção da liderança de estudantes meninas e mulheres em empresas juniores vinculadas à UnB. O acordo foi assinado pela reitora Márcia Abrahão e pela diretora e representante da UNOPS, Claudia Valenzuela.

A reitora Márcia Abrahão enalteceu a importância da parceria. “Agora, é a hora de fazermos esse projeto render frutos e, principalmente, mostrar a força da mulher na sociedade. Eu tenho certeza de que essa nossa parceria vai contribuir muito no fortalecimento dos nossos projetos”, afirmou.

A Universidade de Brasília tem 49 empresas e startups vinculadas ao Programa Empresa Júnior, com 1.119 estudantes participantes. Desse total, 509 são mulheres, e 610 são homens (49,2%). Nos cargos de liderança, há 139 mulheres e 143 homens. Já na presidência, a posição é ocupada por 17 mulheres, enquanto os homens somam 27.

Egressa da UnB, Claudia Valenzuela ressaltou a importância de debater e promover a representatividade de gêneros em diversas áreas de atuação. “Como isso vai integrar mais mulheres? Como vai trazer mais meninas? Como vai chegar às comunidades quilombolas? Como vai atender às comunidades indígenas? É nessa agenda de diversidade que se insere a nossa parceria”, argumentou.

A decana de Pesquisa e Inovação, Maria Emília Walter, lembrou do projeto Meninas.comp, que, há mais de dez anos, fomenta o ingresso de alunas de escolas da rede pública de ensino a cursos majoritariamente ocupados por homens, como as engenharias, além de promover a liderança feminina. “Em quase todas as áreas, mesmo as que são predominantemente femininas, os cargos mais altos são ocupados por homens”, ponderou.

A decana de Extensão, Olgamir Amancia, frisou o tema da Semana Universitária de 2023. “O futuro é feminino dialoga diretamente com esse momento que estamos celebrando aqui. E queremos trazer a presença desse componente para os projetos que as unidades acadêmicas estão desenvolvendo”, disse. Mais de mil ações estão previstas durante a Semana Universitária deste ano.

Representantes da UNOPS e da UnB assinaram memorando de entendimento de cooperação em reunião no Salão de Atos da Reitoria. Foto: Beto Monteiro/Ascom GRE

Também participaram da reunião a decana de Planejamento, Orçamento e Avaliação Institucional, Denise Imbroisi; o secretário de Assuntos Internacionais da UnB, Virgílio Almeida; a assessora de Comunicação e ponto focal de Gênero, Diversidade e Inclusão da UNOPS, Carolina Vicentin; e a assistente de Comunicação do UNOPS Ana Beatriz Castelo Branco.

CONHEÇA – O UNOPS fornece serviços de infraestrutura, aquisição e gerenciamento de projetos para ajudar a construir o futuro. O escritório atua na promoção e ampliação dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, colaborando com parceiros a fim de aumentar a eficácia de projetos alinhados aos ODS.