INTERNACIONALIZAÇÃO

Solenidade ocorreu no auditório da ADUnB no campus Darcy Ribeiro

Da esquerda para a direita: o presidente da FAPDF, Marco Antônio Costa; a embaixadora da Espanha, María del Mar Fernández-Palacios; o vice-reitor, Enrique Huelva; a reitora, Márcia Abrahão; o embaixador de Portugal, Luís Faro Ramos; a presidente da Capes, Mercedes Bustamante; e a presidente da ADUnB, Eliane Novaes. Foto: André Gomes/Secom UnB

 

Cerimônia no auditório da ADUnB marcou a abertura do XXII Encontro de Reitores do Grupo Tordesilhas que aconteceu em Brasília de 5 a 7 de novembro com o tema O papel da universidade no desenvolvimento socioeconômico.

 

O Grupo Tordesilhas é uma rede de universidades no Brasil, Espanha e Portugal que busca promover cooperação científica e educacional e o desenvolvimento social e econômico nos três países.

 

"Aproveitem para conhecer a Universidade de Brasília que foi criada para ajudar a resolver os problemas do país", disse a reitora Márcia Abrahão. "Temos o desafio de acabar com a fome no mundo cuidando do planeta, um desafio que precisamos superar e só faremos isso se trabalharmos em rede", destacou.

O professor José Manuel Pastor falou sobre a importância das universidades no desenvolvimento social e economômico. Foto: André Gomes/Secom UnB

 

"Gostaria de começar lembrando a razão da nossa existência que são os nossos discentes, cidadãos do século 21, que vão enfrentar desafios resultantes de duas crises globais, a mudança climática e a perda de biodiversidade, em meio a um contexto social e político turbulento que impacta nossa capacidade de resposta humanitária", disse a presidente da Capes, Mercedes Bustamante, para quem o grupo Tordesilhas representa "um espaço fundamental para a troca de experiências e a proposição de soluções para os nossos desafios".

 

Na conferência inaugural, o professor da Universidad de Valencia (Espanha) José Manuel Pastor falou sobre os impactos sociais e econômicos da universidade em suas regiões a partir da análise de dados relacionados ao sistema universitário público valenciano.

 

"As universidades estão submetidas a demandas sociais que mudam em alta velocidade e, especialmente com a irrupção da inteligência artifical, muitas coisas irão mudar, como a forma como temos que dar as aulas, avaliamos os estudantes e pesquisamos", destacou.

 

"Por outro lado, vão surgir novas oportunidades porque as empresas e instituições na sociedade do conhecimento vão precisar de pessoas com novas habilidades e competências e as universidades são especialistas em formar talentos."

 

Estiveram presentes o vice-reitor, Enrique Huelva, a embaixadora da Espanha, María del Mar Fernández-Palacios, o embaixador de Portugal, Luís Faro Ramos, o diretor-presidente da FAPDF, Marco Antônio Costa, a presidente da ADUnB, Eliene Novaes, entre outros.

 

Nesta última terça (7), também foram discutidas políticas de internacionalização na pós-graduação, pesquisa e inovação. Conferência da reitora da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Sandra Goulart sobre universidades, desenvolvimento socioeconômico e internacionlização marcou o término do encontro.

Participantes do Grupo Tordesilhas Enfermagem oriundos de diferentes instituições. Foto: Divulgação

 

ENFERMAGEM  Parte das atividades, o XIV Encontro do Programa de Enfermagem do Grupo Tordesilhas e VIII Encontro do Colégio Doutoral Tordesilhas Enfermagem aconteceu no sábado (4) na Faculdade de Ciências da Saúde (FS/UnB).

 

"A participação contínua do Departamento de Enfermagem no Colégio Doutoral Tordesilhas vem promovendo a visibilidade da universidade com resultados interessantes, como realização de seminários e reuniões científicas com relatos de experiências exitosas dos doutorandos que vivenciam esse intercâmbio", disse a professora de Enfermagem Maria Cristina Soares, presidente da comissão organizadora.

 

Segundo a professora de Enfermagem Solange Baraldi, além de dar visibilidade ao trabalho que é desenvolvido na UnB e potencializar a formação dos profissionais da área, a participação no encontro ajuda a promover uma maior reflexão sobre o panorama socioeconômico, ambiental e profissional. Do encontro resultou, inclusive, a organização de um outro evento em nível internacional que acontecerá em dezembro deste ano.

 

A cerimônia e a aula inaugural foram transmitidas ao vivo pela UnBTV. Confira: 

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.