EXCELÊNCIA

Conquista inédita coloca a Universidade de Brasília com maior destaque no cenário internacional. Área de Ciências Sociais e Administração sobe no ranking

UnB segue avançando em excelência nos rankings internacionais: além da conquista inédita de obter avaliação em todas as cinco grande áreas do conhecimento no QS Subject em 2023, instituição teve inclusa, pela primeira vez, subárea de Política e Estudos Internacionais. foto: Raquel Aviani/Secom UnB


Pela primeira vez, a Universidade de Brasília (UnB) é ranqueada em todas as cinco grandes áreas de conhecimento na avaliação anual da QS World University Rankings by Subject. Entraram Engenharia e Tecnologia, e Ciências da Natureza. Outro feito inédito é a participação da subárea Política e Estudos Internacionais.

“Esse reconhecimento mostra que o trabalho desenvolvido nas mais diversas áreas da UnB para a internacionalização da Universidade está dando bons resultados. Vamos avançar mais e conquistar cada vez mais espaço entre as instituições de grande relevância de ensino superior. É um grande orgulho estarmos classificados nas cinco grandes áreas de conhecimento avaliados”, celebrou a reitora Márcia Abrahão.

Nas grandes áreas, a UnB melhorou o índice de classificação em Ciências Sociais e Administração, comparado ao resultado de 2022. Passou do ranking 451-500 para a posição 393. A área de Engenharia e Tecnologia ficou em 501-530. Ciências da Natureza, em 501-520. Artes e Humanidades e Ciências da Vida e Medicina mantiveram as posições do ano anterior, 401-450 e 451-500, respectivamente.

“A visibilidade da UnB no cenário internacional vem melhorando, ainda que tenhamos perdido posições em algumas subáreas. Somos uma das melhores universidades da América Latina e um exemplo de ensino, pesquisa e extensão no Brasil”, destacou a decana de Planejamento, Orçamento e Avaliação Institucional, Denise Imbroisi.

O Quacquarelli Symonds Subject Ranking (QS Subject) classifica as universidades mundiais por área de estudo. Para a criação do índice, são utilizados os critérios: reputação acadêmica, reputação entre empregadores, citações e o Índice-H – baseado no conjunto dos trabalhos acadêmicos mais citados e no número de citações que eles receberam em outras publicações. O QS Subject foi iniciado em 2017.

A subárea Política e Estudos Internacionais está classificada em 201-230. Ela faz parte de Ciências Sociais e Administração. A Universidade voltou a ter a Química avaliada, que não havia entrado no ranking em 2022, agora, na posição 601-630. Já a área de Contabilidade e Finanças deixou de ser classificada este ano. Dessa forma, a UnB passa de dez áreas de conhecimento avaliadas, na edição anterior, para 11 áreas, em 2023.

Considerando apenas as subáreas ranqueadas anteriormente e que continuaram a ser classificadas, uma melhorou a posição, três mantiveram o mesmo índice de 2022 e cinco caíram. Subiu Matemática. Já Medicina, Ciências da Computação e Sistemas de Informação e Ciências Ambientais não tiveram mudanças. Sociologia, Economia e Econometria, Direito e Estudos Legais, Ciências Agrárias e Ciências Florestais (Silvicultura) e Ciências Biológicas baixaram no ranking.

Confira o desempenho da UnB no QS Subject 2023. Arte: João Paulo Parker/Secom UnB

 

Leia também:

>> Disciplina aborda racismo e diáspora africana com foco em relações internacionais

>> Especialistas da UnB comentam recorde de óbitos por dengue no Brasil em 2022

>> Administração superior escuta demandas dos servidores do Arquivo Central

>> Reitora reúne-se com procuradora-geral Federal

>> Podcast de estudantes da UnB expõe grilagem em quilombo

>> UnB divulga seleção para cursos de licenciatura a distância

>> Oficinas dão instrumentos para fortalecer direitos indígenas

>> UnB celebra o Dia Mundial da Água

>> CAD aprova Política de Prevenção e Combate ao Assédio Moral e Sexual, Discriminações e Outras Violências

>> UnB realiza parceria para reestrutura Setor de Importação da Ufal

 

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.