ÓRGÃOS COLEGIADOS

Câmara mostra como coleta de resultados de projetos contribui para melhoria de índices acadêmicos

Colaborar com os indicadores acadêmicos. Esta é a principal conquista da Câmara de Projetos, Convênios, Contratos e Instrumentos Correlatos (Capro) no ano passado. O relatório das atividades de 2021 da Capro mostra a importância da coleta de resultados a partir de projetos realizados em parceria com instituições externas. O documento foi apresentado na última reunião do Conselho Universitário (Consuni) da Universidade de Brasília, realizada no auditório do Instituto de Química na sexta-feira (5).

A Capro aprovou o mérito institucional de 153 projetos no ano passado, que totalizaram R$ 164 milhões, com recursos oriundos de acordos, convênios, contratos, termos de cooperação, termos de execução descentralizada e outros instrumentos jurídicos. As unidades acadêmicas que mais propuseram projetos foram a Faculdade de Tecnologia (FT), com 24 projetos, a Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (Face), com 13, e a Faculdade de Ciências da Saúde (FS), com 9.

Teses, artigos, oficinas, livros, palestras, formação de pessoas. São todos parâmetros que conseguem medir a atuação da UnB em projetos institucionais realizados com órgãos externos. “A Capro visa dar maior celeridade na tramitação interna de projetos, com segurança jurídica, e colaborar com a melhoria dos indicadores acadêmicos, a partir da coleta dos resultados desses projetos”, destaca a decana de Pesquisa e Inovação e presidente da Capro, Maria Emília Walter.

A reitora Márcia Abrahão reforçou a importância de um órgão interno que viabiliza e confere segurança jurídica a parcerias com outras instituições. “É um ganho para toda a comunidade científica ter a possibilidade de realizar e efetivar projetos de ensino, pesquisa, extensão, desenvolvimento institucional, científico e tecnológico, além do estímulo à inovação de forma a contar com a expertise de várias instituições”, destacou.

HUB – Na reunião do Consuni também foi apresentado relatório de atividades do Hospital Universitário de Brasília (HUB), que completa 50 anos este mês. O HUB é um órgão vinculado à UnB e integra a rede Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) desde 2013. Presta serviços de saúde de média e alta complexidade, exclusivamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). É certificado como hospital de ensino desde 2005.

Conta com 2,8 mil trabalhadores e recebe uma média de mil estudantes de 16 cursos de graduação da UnB por semestre. O hospital conta com 34 programas de residência e tem 250 residentes, além de 120 projetos de pesquisa por ano, em média.

Só no ano passado, o HUB realizou mais de 200 mil atendimentos ambulatoriais, mais de 19 mil cirurgias e mais de 1 milhão de exames complementares. Mais de 10 mil pacientes foram atendidos na quimioterapia e quase mil, na radioterapia. Foram realizados 29 transplantes de rim e 57 de córnea. De 2013 a 2021, o Hospital Universitário faturou uma média de R$ 27,5 milhões por ano.

HOMENAGEM – A 495ª reunião do Consuni foi marcada pela aprovação, por aclamação, do título de Professor Emérito a Sadi Dal Rosso, aposentado pelo Instituto de Ciências Sociais (ICS), no ano passado. Ele ingressou como docente do Departamento de Sociologia na UnB em 1978 e, ao longo de mais de quatro décadas de atuação, exerceu diversos cargos e funções de direção e foi um dos responsáveis pela criação do Doutorado em Sociologia na UnB.

Sadi Dal Rosso foi pesquisador 1C do CNPq com vigência até 2021 e tem projeto de pesquisa financiado pela Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal até 2023. De acordo com o parecer que endossa a homenagem, “destaca-se igualmente a atuação do professor Sadi Dal Rosso em outras instâncias que lhe permitiram contribuir diretamente à consolidação da Universidade pública, na promoção e fortalecimento da defesa da carreira docente, bem como na divulgação do conhecimento e da pesquisa científica no Brasil”.

Confira a 495ª reunião do Consuni: