GESTÃO 2020/2024

Diante da atual restrição orçamentária, Rozana Naves acredita que aprimorar uso de recursos e aumentar a captação será solução para os próximos anos

A série publicada pela Secretaria de Comunicação (Secom) e pela UnBTV com os decanos da Universidade de Brasília segue com matéria sobre as perspectivas para a gestão da professora Rozana Naves à frente do Decanato de Administração (DAF). Escolhida para substituir a professora Maria Lucília dos Santos no novo mandato da reitora Márcia Abrahão, no quadriênio 2020-2024, a gestora reflete sobre iniciativas para alavancar o trabalho do decanato e desafios para os próximos anos.

Uma das boas práticas a serem adotadas pela gestão será a melhoria da comunicação entre unidades. Foto: Arquivo Pessoal

 

Recém-empossada como titular do Decanato de Administração (DAF), Rozana Naves irá atuar para continuar no caminho já aberto pela decana anterior. "O carro-chefe da minha gestão será o planejamento. Para que possamos atuar cada vez mais forte no desenvolvimento de ensino, pesquisa e extensão, a área meio precisa contribuir ativamente para isso, e essa é a finalidade nesse primeiro momento", afirma.

 

Ex-diretora do Instituto de Letras (IL), a gestora faz parte do quadro da Universidade de Brasília desde 2006 e acredita que, no campo de gestão, sempre há muito o que ser feito. "Ao longo dos últimos quatro anos, a Universidade ganhou muito em termos de organização interna do decanato, mas ainda temos que aprimorar a relação com projetos acadêmicos de pesquisa e inovação", defende.

 

>> Leia mais: Consuni aprova indicação de novos decanos para gestão 2020-2024

 

A continuidade da simplificação de processos também estará presente na gestão de Naves, principalmente frente ao cenário de recuperação econômica da pandemia no país. A gestora acredita que o orçamento será possivelmente ainda menor e que será preciso agilidade nos processos de compra e contratação de serviços para a retomada presencial, quando for o momento – ainda não há data prevista.

 

CAPACITAÇÃO – Para que o DAF possa assumir o papel proativo que a gestora propõe, haverá incentivo à participação de técnicos do decanato em iniciativas que possam capacitá-los para fazer parte de projetos. 

 

"O DAF é um decanato muito especializado, em razão da natureza muito dinâmica dos normativos e sistemas com que atua. Essa foi uma ação da gestão anterior que pretendemos ampliar", acrescenta a decana. Ela pretende associar a capacitação com a possibilidade de os servidores participarem de projetos. Isso deve acontecer sempre que houver interface entre as áreas de interesse do decanato e as iniciativas de formação dos técnicos.

 

>> Confira também: Novo decano quer incentivar soluções criativas na gestão do Decanato de Ensino de Graduação

 

DESAFIOS – "O orçamento cada vez menor nos faz sermos mais eficazes e eficientes. Precisaremos aprimorar a utilização de recursos, bem como realizar captação por meio de parcerias externas", explica a decana. 

 

A resposta ao aperto orçamentário virá por meio de duas ações em paralelo: a otimização e o aumento da captação de recursos, como tem acontecido via Câmara de Projetos, Convênios, Contratos e Instrumentos Correlatos (Capro), instância ligada ao Conselho Universitário (Consuni). "A Universidade tem buscado parcerias junto a órgãos públicos e entidades privadas. O DAF está disposto a colaborar e acelerar o que for possível."

 

Para isso, a ideia é fazer com que o DAF seja proativo na relação com as unidades acadêmicas, buscando conjuntamente soluções para desafios e para a otimização do uso de recursos materiais e financeiros.

 

"[Apesar dos desafios] vamos levar nosso trabalho adiante com a força e o apoio da comunidade, e tenho certeza que teremos bons resultados", conclui Naves.

 

Confira a entrevista da nova gestora à UnBTV:

 

Leia também:

>> UnB inaugura área do Centro de Desenvolvimento Sustentável (CDS)

>> Grupo de pesquisa ajuda a redigir projeto de lei que tramita no Senado

>> Novo decano quer incentivar soluções criativas na gestão do Decanato de Ensino de Graduação

>> Cartilha aborda uso racional de medicamentos na infância

>> Faculdade UnB Gama terá mais uma usina de geração de energia solar

>> Pesquisadores da UnB identificam padrão em inflamação celular causada pelo novo coronavírus

>> Editais de auxílio alimentação e de apoio à inclusão digital recebem inscrições até 5 de fevereiro

>> Departamento de Matemática promove atividades da tradicional Escola de Verão

>> HUB começa a vacinar colaboradores contra a covid-19

>> Disciplina alia ciência à busca pelo autoconhecimento

>> UnB disponibiliza ultracongeladores ao GDF

>> Mais de 81% dos estudantes pediram matrícula em disciplinas

>> UnB divulga guia de recomendações para prevenção e controle da covid-19

>> Iniciada segunda rodada da pesquisa social com a comunidade acadêmica acerca do semestre remoto

>> Artistas apoiam mobilização da Universidade de Brasília por recursos contra a covid-19

>> Em webinário, DPI lança portfólio e painéis com dados sobre infraestrutura de pesquisa e inovação da UnB

>> Webinário apresenta à sociedade projetos de combate à covid-19

>> Copei divulga orientações para trabalho em laboratórios da UnB durante a pandemia de covid-19

>> Coes publica cartilha com orientações em caso de contágio pelo novo coronavírus

>> UnB cria fundo para doações de combate à covid-19

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.