DEBATE VIRTUAL

Quarta edição do ciclo de debates O futuro em tempos de pandemia está disponível no canal da UnBTV no YouTube

Pesquisadores analisaram o contexto da democracia brasileira e da pandemia de covid-19. Imagem: Reprodução

“Nós falamos com grande tranquilidade em conceitos como democracia, república e cidadania, que são conceitos que devem ser relativizados em um país desigual como o Brasil. Cabe sempre perguntar: democracia para quem? Cidadania para quem?” – com esta provocação, a historiadora e professora da Universidade de São Paulo (USP) Lilia Schwarcz começou a sua participação no quarto webinário do ciclo de debates O futuro em tempos de pandemia: vida, sociedade e ciência.

O tema do encontro foi Democracia, liberdades e a (re)emergência do autoritarismo e teve também a presença do cientista político e professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Leonardo Avritzer. O debate foi transmitido ao vivo na sexta-feira (24), no canal da UnBTV no Youtube.

Durante duas horas, os palestrantes, mediados pela professora da Faculdade de Comunicação da UnB, Liziane Guazina, analisaram e fizeram comparações entre a gestão da pandemia do novo coronavírus no Brasil e em outros países do mundo, com regimes democráticos ou não.

“A gente sabe que a China, com métodos que não são os mais democráticos, controlou a pandemia, como também temos países democráticos na Europa que também controlaram a pandemia mais rapidamente”, disse o professor Leonardo Avritzer, ressaltando que não é possível estabelecer uma relação direta entre o regime político do país e o combate à covid-19.

CRISE DA DEMOCRACIA — Durante sua fala, Avritzer explicou o que chamou de “crise global da democracia”, com surgimento de líderes populistas de direita por todo o mundo, que são eleitos democraticamente, mas atacam as instituições democráticas.

“Antes, a democracia era atacada de fora, por seus inimigos. Ela deixava de existir em processos súbitos, que botavam fim à ordem democrática. Agora, as instituições são atacadas por pessoas eleitas pelo próprio sistema eleitoral democrático”, disse.

“Noções como igualdade e liberdade é que distinguem um governo democrático de um governo que se apresente como mais democrático, mas não o seja, de fato. A democracia é um regime que, de alguma forma, congrega mais direitos civis, liberdade de expressão, de associação, de imprensa, informação e tantas outras”, ilustrou Lilia Schwarcz. O debate está disponível no canal da UnBTV no YouTube

Confira íntegra do webinário: