APOIO INFORMACIONAL

BCE e bibliotecas setoriais utilizam diversos canais, como e-mail e aplicativo de mensagens, para atender público durante isolamento social 

 

Com a suspensão das atividades presenciais na Universidade de Brasília – após a publicação do Ato da Reitoria nº 419/2020 –, a Biblioteca Central (BCE) e o Sistema de Bibliotecas da UnB (SiB-UnB) intensificaram o atendimento às comunidades acadêmica e externa por meio de seus diversos canais.

 

A BCE, por exemplo, atende, em tempo real, estudantes, professores, técnicos administrativos, colaboradores e público externo à Universidade por meio de seus canais virtuais de referência e comunicação, como chat (via Messenger do Facebook), mensagens diretas do Instagram, WhatsApp da biblioteca e e-mail (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.).

 

“A BCE já possuía alguns serviços de atendimento remoto, como o telefone (que agora, durante o teletrabalho, não temos como acompanhar mais), o WhatsApp (mais usado como lista de transmissão), os e-mails, mensagem direta do Instagram, além de Twitter e Facebook. Contudo, logo na sexta-feira 13 de março, o primeiro dia de suspensão de atividades presenciais da UnB, elaboramos uma estratégia para potencializar esses canais, torná-los mais ágeis e abrir outros”, conta a bibliotecária Ana Flávia Lucas.

BCE amplia e potencializa canais de atendimento ao público durante período de vigência das medidas preventivas contra o avanço do novo coronavírus. Foto: Mariana Costa/Secom UnB

 

“Foi, então, que distribuímos as equipes de atendimento e da Comissão de Comunicação em Mídias Sociais da BCE para acompanhar detalhadamente e ampliar esses canais. O que fizemos de novo: reativamos o Messenger da página oficial da BCE no Facebook e o disponibilizamos também no site da BCE para facilitar o bate-papo em tempo real; ampliamos o uso do WhatsApp para atendimento em tempo real também; realizamos reuniões virtuais via videoconferência com usuários e mantivemos os demais canais com acompanhamento mais detalhado”, pontua.

 

Segundo Ana Flávia, o e-mail permanece como o canal mais utilizado, porém, costuma ser mais direcionado a questões mais específicas, densas ou formais. Entre os canais mais informais e de interação imediata, os mais demandados são Whatsapp, chat do Messenger (o qual pode ser acessado diretamente pelo site da BCE ou pela página da BCE no Facebook), mensagens diretas do Instagram e videoconferência (pelo aplicativo Zoom).

 

Confira o número de atendimentos prestados nos últimos dias, após o estabelecimento do trabalho remoto na UnB:

Número de atendimentos dividido por canal, em 29 dias de trabalho exclusivamente remoto. Fonte: BCE/UnB

  

Outros serviços virtuais já ofertados anteriormente pela biblioteca estão em constante atualização nesse período, como a disponibilização de fontes de informação de acesso livre para as comunidades acadêmica e externa.

 

Entre os acervos digitais mais acessados estão os da Base de dados de livros eletrônicos de acesso restrito (só para comunidade acadêmica); Base de dados gerais e Portal de Periódicos da Capes (só para comunidade acadêmica); Bibliotecas digitais e portais da UnB (Repositório Institucional da UnB, Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da UnB, Biblioteca Digital e Sonora, Portal de periódicos da UnB e Biblioteca Digital de Coleções Especiais); e as mencionadas fontes de informação de acesso livre.

 

Entre os serviços mais solicitados estão os prestados pelo setor de Referência e atendimento virtual da BCE, sobretudo para tirar dúvidas gerais de funcionamento e circulação de materiais, dar auxílio à pesquisa, responder a questões sobre acervo digital referente à Covid-19, além de temas relacionados à emissão de nada consta e à ativação de cadastros.

 

“Permaneceram também as demandas normais dos demais setores, relacionadas às doações ou ao intercâmbio de materiais, editais de aquisição de bibliografia, bibliotecas digitais da UnB (depósito de teses, dissertações e monografias), portal de periódicos da UnB, solicitações de número de ISBN, fichas catalográficas, entre outros”, enumera Ana Flávia Lucas.

Biblioteca facilita acesso a diversos acervos digitais e oferece atendimento em tempo real para o usuário, mesmo a distância. Foto: Raquel Aviani/Secom UnB

 

FAQ – Outra medida tomada foi a elaboração de um conjunto de perguntas e respostas frequentes, disponível no topo do site da BCE, para sanar mais facilmente algumas dúvidas. Assuntos recorrentes são sobre seu funcionamento e o das bibliotecas setoriais, os canais de informação, dados importantes sobre o funcionamento da própria UnB, fontes de informação oficiais e seguras sobre a Covid-19, entre outras questões.

 

BIBLIOTECAS SETORIAIS – As bibliotecas da Faculdade do Gama, Ceilândia e Planaltina também fazem atendimento remoto atualmente, sobretudo via e-mail e por mensagens de WhatsApp. Algumas unidades já iniciaram o serviço de videoconferência para atenderem demandas mais urgentes de treinamento em base de dados e dúvidas gerais de pesquisa. A BCE busca tirar as dúvidas dos usuários de outras bibliotecas do sistema em seus canais também, sempre que possível.

 

Em 2016, foi oficializado o Sistema de Bibliotecas da Universidade de Brasília (SiB-UnB), o qual alterou o projeto inicial que previa exclusivamente a existência de uma biblioteca central e adotou o modelo composto por biblioteca central e bibliotecas setoriais.

 

Atualmente, existem cinco bibliotecas setoriais subordinadas oficialmente à BCE: a do Hospital Universitário; a da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU/Cediarte); a da Faculdade de Planaltina (FUP); a da Faculdade do Gama (FGA) e da Faculdade de Ceilândia (FCE).

 

Leia mais:

>> UnB mantém, em modo remoto, atividades administrativas, pesquisas e iniciativas de extensão

>> Informe sobre funcionamento administrativo da UnB no período de suspensão de atividades acadêmicas presenciais

>> Informe sobre suspensão do calendário acadêmico

>> Ato da Reitoria 0392/2020 - Suspende as atividades administrativas presenciais

>> Office 365 gratuito chega para facilitar a vida de quem faz atividade em modo remoto

>> Tire dúvidas sobre acesso ao Office 365

>> UnB libera acesso ao Office 365 para docentes

>> Estudantes da UnB terão acesso gratuito ao Office 365

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.