COVID-19

Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) paralisa o calendário do primeiro semestre, mas algumas atividades não presenciais ainda podem ser realizadas

Em reunião realizada on-line na manhã desta segunda-feira (23), o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) decidiu suspender o calendário acadêmico do primeiro semestre de 2020 pelo tempo que durar a situação de emergência de saúde relacionada à pandemia do novo coronavírus no Distrito Federal. As aulas e atividades realizadas de 9 de março até agora não perdem a validade.

A resolução do Cepe autoriza estágios supervisionados e atividades assistenciais na área de saúde, preferencialmente aquelas relacionadas ao combate à Covid-19. Também permite bancas de defesa de Trabalho de Conclusão de Curso, de qualificação e defesa de dissertação ou tese, desde que exclusivamente de modo não presencial.

Além disso, o Cepe autorizou a manutenção de atividades de extensão voltadas para o atendimento à comunidade, preferencialmente a distância e em temas relacionados à saúde da população.

Os conselheiros recomendaram, ainda, que as unidades acadêmicas proponham atividades para o combate à propagação do coronavírus. A proposta deverá especificar o tipo de atividade, o público envolvido, seus objetivos e a forma de contabilização no histórico escolar dos estudantes participantes.

Essas propostas deverão ser encaminhadas para apreciação do Comitê Gestor do Plano de Contingência em Saúde da Covid-19 da UnB. As atividades precisam ter a aprovação dos respectivos colegiados das unidades acadêmicas.

Em todos os casos, devem ser respeitados os protocolos de preservação da saúde de todos os membros da comunidade envolvidos.

A Administração Superior e o Comitê Gestor do Plano de Contingência em Saúde da Covid-19 da UnB continuarão acompanhando os desdobramentos da pandemia de coronavírus e manterão a comunidade informada.

Márcia Abrahão Moura
Reitora