INFRAESTRUTURA

Cedido à UnB por secretaria distrital, galpão 3 foi reformado para receber salas de aula e auditório destinados ao desempenho de atividades acadêmicas. Solenidade marcou entrega do local, situado na Granja do Torto

Reitora Márcia Abrahão e representantes da administração superior visitaram novas instalações. Foto: André Gomes/Secom UnB

A partir deste semestre, o Hospital-Escola para Animais de Grande Porte (HVetão) da Universidade de Brasília dispõe de uma nova estrutura para abrigar as aulas oferecidas pela unidade à graduação em Medicina Veterinária e à pós-graduação em Saúde Animal. Após reforma, as instalações do novo pavilhão de salas, o galpão 3, foram entregues em cerimônia na última sexta-feira (23) na sede do hospital veterinário, na Granja do Torto.

O galpão foi cedido pela Secretaria de Estado de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural do Distrito Federal (Seagri) à UnB em agosto de 2018 e passou por adequações para receber as atividades acadêmicas. Localizada ao lado do principal galpão de atendimento do HVetão, a estrutura, de mais de mil metros quadrados, conta agora com um auditório e três salas de aula – duas para a graduação, com capacidade para 50 pessoas cada, e uma para a pós-graduação, que acomoda até 25 alunos.

Uma sala de estoque com almoxarifado também foi construída para armazenagem de produtos veterinários. Além da parte reformada, o prédio agrega cozinha, refeitório e dois banheiros em boas condições, reaproveitados do antigo espaço. As obras foram orçadas em quase cem mil reais, oriundos do próprio HVetão. A aquisição de cadeiras para as salas de aula ficou a cargo do Decanato de Administração e Finanças (DAF).

O vice-diretor do hospital veterinário, Antônio Rafael Teixeira, ressaltou que a expansão da estrutura da unidade irá favorecer o melhor acolhimento dos estudantes. Apesar de o hospital-escola já possuir algumas salas de aula, o professor explica que houve aumento no fluxo de alunos que cursam disciplinas no local e, por isso, esse espaço não consegue mais comportar com qualidade o quantitativo.

Vice-diretor do hospital veterinário reconheceu os esforços da equipe da unidade e da gestão da UnB para conquista do espaço. Foto: André Gomes/Secom UnB

“Nos últimos anos, com a expansão do número de alunos, tivemos, por repetidas vezes, problemas com choque de aulas em algumas salas. A principal repercussão desse espaço é conseguir receber os alunos de forma ideal, com carteiras e espaço adequados”, comemorou. O gestor antecipou que o hospital já está em tratativas para ampliar ainda mais sua estrutura, com a negociação de outro prédio.

Para a diretora da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária (FAV), Simone Perecmanis, o funcionamento do novo galpão contribuirá para o desempenho das funções acadêmicas do hospital e, sobretudo, para a futura mudança curricular prevista no curso de Medicina Veterinária, que terá mais disciplinas práticas.

A professora destacou o trabalho de referência do Hvetão no conhecimento sobre patologias animais no Distrito Federal e entorno. “Graças a implementação desse hospital de grandes animais, passou-se a ter um diagnóstico mais preciso de várias doenças que circulam na região, muitas delas infecciosas de notificação obrigatória”, enfatizou.

Durante a solenidade, a reitora Márcia Abrahão lamentou as dificuldades orçamentárias pelas quais a Universidade tem passado, com 31% de seu orçamento bloqueado – parte dele, com impacto direto nos recursos do Hvetão. Entretanto, ressaltou que a UnB tem buscado superar desafios e continuar crescendo.

Com três salas de aula e um auditório, novo prédio ampliará capacidade para receber estudantes em disciplinas ofertadas no HVetão. Foto: André Gomes/Secom UnB

“Com essa nova estrutura, vamos formar melhor a graduação e a pós-graduação. Quem sabe, com isso, melhoramos os indicadores de produção acadêmica e a avaliação da pós-graduação? Esse pequeno investimento vai retornar dez vezes mais para a Universidade e para a sociedade”, defendeu.

SOBRE – Criado em 2000, o HVetão é vinculado à Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária da UnB. É um espaço de formação e aprimoramento profissional para estudantes de graduação e pós-graduação, com vivências teóricas e práticas em saúde animal contempladas em atividades de ensino, pesquisa e extensão. O local também presta serviços à comunidade, com a oferta de atendimento em diversas especialidades veterinárias in loco e, em campo, a animais de produção, como bovinos, suínos e caprinos, além de equinos.

Em parceria com a Seagri, o hospital também realiza atendimento de animais de grande porte provenientes de maus tratos e abandono. O quadro profissional é composto por cinco docentes e cinco profissionais da área, com alto nível de qualificação, além de residentes. Informações sobre atendimento podem ser obtidas pelo telefone 61 3468 7255.