AUXÍLIO

Professores e residentes do Hospital Veterinário da UnB ofereceram orientações por videoconferências. Cartilhas com temas discutidos também serão distribuídas

Projeto auxilia, de forma remota, produtores rurais nos cuidados com a saúde de animais de grande porte. Foto: Amália Gonçalves/Secom UnB

 

Com a pandemia do novo coronavírus, os produtores rurais do Distrito Federal que trabalham com animais de produção têm enfrentado dificuldades para acessar os hospitais veterinários, já que muitos deles estão fechados como parte das medidas para conter a disseminação do vírus. Além disso, surgiram várias dúvidas sobre o risco da transmissão do Sars-CoV2 entre humanos e animais e como lidar com o manejo das criações neste período.

 

Uma das unidades veterinárias no DF com atividades presenciais interrompidas durante a pandemia é o Hospital Veterinário de Grandes Animais da UnB (HVetão). Em busca de alternativa para oferecer orientação aos produtores no atual contexto, um grupo de professores e médicos veterinários residentes de Clínica e Cirurgia de Grandes Animais do Hospital iniciou um projeto para realização de série de videoconferências on-line, incluindo palestras e videoaulas. O intuito foi combater o avanço da covid-19 em regiões rurais do DF. 

Coordenadora do projeto, a professora Rita Campbell aponta que palestras abordaram temas científicos com linguagem acessível. Foto: Arquivo pessoal

 

A iniciativa foi realizada em parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater-DF). "Diante da epidemia e da necessidade de isolamento social, o HVet passou por adaptações [em seu funcionamento], encontrando-se fechado para atendimentos médico-veterinários. Tal cenário revelou a necessidade de uma alternativa, com objetivo de minimizar os impactos da pandemia no cotidiano dos produtores rurais", aponta Rita Campbell, professora da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária (FAV) e coordenadora do projeto.

 

Promovidas entre maio e agosto, as palestras on-line ocorreram pelo aplicativo Google Meet e foram transmitidas via canal do Hospital Veterinário de Grandes Animais no YouTube. Professores da unidade e outros convidados ministraram semanalmente as atividades, moderadas por técnicos da Emater.

 

Foram realizadas 14 palestras, com duração de uma hora e meia. Alguns dos temas foram: riscos de contaminação por covid-19 nos animais de produção e os cuidados durante a pandemia; cuidados de feridas em grandes animais; manejo de vacinas e vermifugação de equinos; cuidados emergenciais com neonatos a campo; instalações para equídeos; e verminoses em pequenos ruminantes.

 

"Os temas abordados são relevantes para o produtor rural, por esclarecerem dúvidas e trazerem informações atualizadas e científicas de professores, pós-graduandos, especialistas de cada área e ainda contarem com a moderação dos técnicos da Emater-DF, que conhecem e vivenciam a realidade destes produtores, sabendo de suas demandas", ressalta Rita.

 

A divulgação do tema da semana era realizada com antecedência no perfil no Instagram do HVetão (@hospitaldegrandes.unb) e da Emater-DF (@ematerdf). A empresa ficava a cargo de informar o assunto diretamente para o produtor rural.

 

MATERIAIS  EDUCATIVOS – Além de responsáveis pelas apresentações, os docentes e residentes do HVetão criaram canais de comunicação e ofereceram treinamento aos palestrantes. Eles também elaboraram manuais para ensinar os produtores como acessar as palestras on-line e cartilhas com as principais informações sobre cada atividade ofertada.

 

"Todas palestras foram gravadas e disponibilizadas no YouTube, para que possam ser assistidas posteriormente. Estão sendo confeccionadas cartilhas educativas, resumidas e didáticas, com os assuntos abordados em cada encontro. Serão disponibilizadas on-line e também impressas para os produtores rurais, para que tenham em mãos informações com uma linguagem de fácil compreensão sempre que necessário", relata a coordenadora do projeto.

Palestras foram transmitidas pelo canal no YouTube do Hospital Veterinário de Grandes Animais. Imagem: Reprodução

 

Para a professora, a iniciativa teve importante impacto social ao possibilitar ao produtor rural acesso a informações científicas, em uma linguagem acessível, além da melhoria de seu ambiente de atuação, do trabalho de criação dos animais e, consequentemente, de sua remuneração. Rita Campbell avalia a experiência como bem sucedida.

 

"Considerando que a proposta do projeto era disseminar informações de qualidade aos produtores rurais do DF, com uma abordagem menos técnica, o alcance observado se mostrou importante, visto que o público ouvinte variou entre 30 a 70 pessoas em cada palestra. O acesso posterior aos vídeos no YouTube e a confecção das cartilhas educativas, com os assuntos abordados no decorrer do projeto, transformaram-se em ferramentas e material educativo a serem disponibilizados aos produtores rurais. Essas informações relevantes irão ajudá-los no dia a dia no campo", pontua.

 

>> Confira aqui as palestras no canal no YouTube do Hospital Veterinário de Grandes Animais

 

DOAÇÕES – O projeto foi contemplado com financiamento da UnB em edital lançado pelo Comitê de Pesquisa, Inovação e Extensão de combate à covid-19 (Copei), e os decanatos de Pesquisa e Inovação (DPI) e de Extensão (DEX). O valor aprovado foi de R$ 3,2 mil. Ao total, 47 projetos foram beneficiados, todos selecionados nas chamadas prospectivas de projetos de combate à covid-19 promovidas pelo comitê e pelos decanatos.

 

Apesar de contar com o fomento, a professora Rita Campbell alerta para a importância da destinação de novos recursos ao projeto para produção dos materiais educativos. "As doações serão utilizadas para a impressão das cartilhas em gráficas para que o produtor, que às vezes tem dificuldade de acesso à internet e precisa de informações básicas, tenha à mão, de forma ilustrada e simples, os principais pontos abordados nas palestras para a criação de animais de produção", salienta.

Pessoas físicas e jurídicas podem financiar projetos da UnB. Imagem: Secretaria de Comunicação UnB

 

FUNDO – O Copei criou, em parceria com a Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (Finatec), um fundo de arrecadação de doações para financiar iniciativas da UnB voltadas ao enfrentamento à covid-19. É possível contribuir ao acessar o link: https://www.finatec.org.br/doacaoprojetos/form

 

Os recursos podem ser destinados a projetos específicos do portfólio da Universidade ou ao fundo geral de doações. O comitê gestor do fundo irá direcionar as contribuições aos projetos, seguindo os critérios de classificação nas chamadas prospectivas, com a máxima transparência. As doações podem ser feitas por meio de boleto, depósito bancário, cartão de crédito ou PayPal. Para colaborar com serviços, materiais ou equipamentos, é preciso, primeiro, articular a ação junto ao Decanato de Pesquisa e Inovação (DPI), pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

 

Leia também:

>> UnB desenvolve aplicativo para facilitar reinserção de egressos do sistema prisional à sociedade

>> Simpósio de Biodiversidade discute papel da ciência básica

>> Em seminário, pesquisadores discutem passado, presente e futuro de Brasília

>> 19ª edição do Boletim Coes apresenta novos dados sobre a pandemia e impacto na comunidade internacional 

>> Noam Chomsky torna-se Doutor Honoris Causa da UnB na abertura da Semuni

>> Igualdade de gênero é tema de debate internacional

>> Programa institucional Viva Bem terá atividades on-line

>> Disciplina incentiva adesão dos estudantes ao aplicativo Guardiões da Saúde

>> Projeto mapeia cadeias alternativas de distribuição de alimentos saudáveis e sustentáveis durante a pandemia

>> Congresso internacional vai discutir o ensino de português como segunda língua para surdos

>> DEG lança cartilha para orientar retorno às atividades não presenciais

>> Campanhas de solidariedade da UnB continuam contando com você

>> Webinário apresenta à sociedade projetos de combate à covid-19

>> Copei divulga orientações para trabalho em laboratórios da UnB durante a pandemia de covid-19

>> Coes publica cartilha com orientações em caso de contágio pelo novo coronavírus

>> UnB cria fundo para doações de combate à covid-19

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.