CIDADANIA

Fruto de parceria com CNJ, FAP-DF e Finatec, a ferramenta Escritório Social Virtual vai potencializar o trabalho já realizado presencialmente

Escritório Social Virtual vai oferecer serviços de orientação a egressos do sistema prisional. Imagem: Divulgação

 

Um aplicativo para celular vai trazer todas as informações necessárias para que egressos do sistema prisional de todo o país tenham acesso a redes de serviços de apoio públicos e da sociedade civil para qualificação profissional, moradia, documentação e saúde, por exemplo. O app Escritório Social Virtual está em desenvolvimento pela UnB, em parceria com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAP-DF) e a Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (Finatec).

 

“Nesse aplicativo, vamos disponibilizar um conjunto de serviços que hoje já é ofertado. Atualmente, os egressos precisam se deslocar para os escritórios sociais físicos [para acessá-los]. Então, vamos incluir essas informações num aplicativo móvel. Em linhas gerais, o Escritório Social Virtual disponibiliza serviços que estão acessíveis no escritório físico e acrescenta alguns outros, como uma série de vídeos que está sendo produzida pelo CNJ”, explica Rodrigo Bonifácio, coordenador do projeto e professor do Departamento de Ciência da Computação (CIC) da UnB.

 

Um dos serviços disponíveis no aplicativo, de grande interesse da comunidade de egressos do sistema prisional e suas famílias, é o acesso ao Sistema Eletrônico de Execução Unificado (SEEU). Ele centraliza a gestão de processos de execução penal em todo o país e permite o acompanhamento de prazos de progressão de regime, além de pesquisa com indicativos gráficos para demonstrar a situação do sentenciado.

 

O Escritório Social Virtual tem previsão de lançamento a partir de março de 2021. A ferramenta passará por testes antes de ser disponibilizada. “Já fizemos duas entregas para o CNJ, que está validando o aplicativo, e nas próximas semanas devemos disponibilizá-lo para uma pequena comunidade de egressos. A ideia agora é perceber se a usabilidade do aplicativo está adequada para essa população, com uma série de testes”, explica Rodrigo.

 

JUSTIÇA PRESENTE — O Escritório Social é uma iniciativa de gestão compartilhada entre os poderes Judiciário e Executivo. Ele atende à pessoa que deixa o sistema prisional, assim como seus familiares, para dar acesso à rede de serviços de apoio em diversas áreas com o intuito de facilitar e viabilizar a ressocialização do egresso. A expansão e otimização da metodologia do Escritório Social faz parte do programa Justiça Presente, parceria do CNJ e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), com apoio Ministério da Justiça e Segurança Pública, na figura do Departamento Penitenciário Nacional (Depen).

 

Leia também:

>> Simpósio de Biodiversidade discute papel da ciência básica

>> Em seminário, pesquisadores discutem passado, presente e futuro de Brasília

>> 19ª edição do Boletim Coes apresenta novos dados sobre a pandemia e impacto na comunidade internacional 

>> Encerramento da Semuni discute rumos para construção de um país mais justo

>> Noam Chomsky torna-se Doutor Honoris Causa da UnB na abertura da Semuni

>> Igualdade de gênero é tema de debate internacional

>> Programa institucional Viva Bem terá atividades on-line

>> Disciplina incentiva adesão dos estudantes ao aplicativo Guardiões da Saúde

>> Projeto mapeia cadeias alternativas de distribuição de alimentos saudáveis e sustentáveis durante a pandemia

>> Congresso internacional vai discutir o ensino de português como segunda língua para surdos

>> DEG lança cartilha para orientar retorno às atividades não presenciais

>> Campanhas de solidariedade da UnB continuam contando com você

>> Webinário apresenta à sociedade projetos de combate à covid-19

>> Copei divulga orientações para trabalho em laboratórios da UnB durante a pandemia de covid-19

>> Coes publica cartilha com orientações em caso de contágio pelo novo coronavírus

>> UnB cria fundo para doações de combate à covid-19

 

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.