Depois de recuperados, mamíferos, aves e répteis retornam à natureza

 

Foto: Júlio Minasi/Secom UnB

 

Tamanduás, papagaios, cobras e outros animais silvestres da região são atendidos no Serviço de Recuperação Física Animal, do Hospital Veterinário (HVet) da Universidade de Brasília. Em média, dois mil atendimentos são feitos por ano. As aves são os pacientes mais frequentes. As fraturas são as lesões mais comuns.

Arte: Igor Outeiral/Secom UnB

 

Criado em 2009, o serviço de atendimento do Hospital Veterinário funciona em parceria com Centro de Triagem de Animais Silvestres do Ibama (Cetas) e o Zoológico do Distrito Federal. Esses órgãos são os responsáveis por capturar os animais que se encontram em situação de risco e levá-los para atendimento.

 

O HVet, por sua vez, tem a missão de cuidar da triagem, alimentação, medicação e cirurgia dos animais. Após a recuperação do paciente, o hospital devolve o animal aos parceiros para reintegração e readaptação ao habitat natural.

 

Em geral, todo animal silvestre que é levado para o Cetas tem sua espécie identificada, é avaliado, tratado, e destinado aos programas de soltura. Nos casos em que não há possibilidade de liberação, ele pode ser destinado a zoológicos, mantenedores particulares ou criadouros científicos.

Danilo Simonini, professor e médico veterinário do HVet, considera que o serviço oferecido no hospital é de grande utilidade ao meio ambiente. “Recuperamos a saúde de muitos animais. Algumas vezes, eles chegam aqui totalmente debilitados. Em pouco tempo, conseguimos colocá-los completamente em forma. É gratificante ver um animal retornar ao seu ambiente natural”, declara.

Os papagaios são os animais que mais são atendidos no Huet
Especialista no tratamento de macacos, Danilo Simonini cuida dos animais enfermos. Foto: Júlio Minasi/Secom UnB

ESTRUTURA – Num espaço equipado com salas de cirurgia, isolamento e repouso, os pacientes têm a saúde física recuperada. Além disso, o hospital veterinário possui uma área externa apropriada para o animal fazer exercícios de fisioterapia e recuperar os movimentos naturais. Há também um apoio nutricional prestado por um técnico em zootecnia, servidor do Zoológico do Distrito Federal. Ele avalia e prescreve a alimentação adequada a cada animal em tratamento.

Os papagaios são os animais que mais são atendidos no Huet
Os papagaios são os animais que mais são atendidos no HVet/UnB. Foto: Júlio Minasi/Secom UnB

Além do professor Simonini, o HVet dispõe de uma equipe composta por seis médicos veterinários residentes e 40 estagiários do curso de Medicina Veterinária da UnB. Todos os profissionais têm plenas condições de atender os animais, tanto em consultas médicas e tratamentos cotidianos, como em cirurgias de emergência.

 

Os alimentos que compõem as dietas são fornecidos pela Fazenda Água Limpa (FAL/UnB). Frutas, verduras e legumes são oferecidos com fartura para suprir as necessidades alimentares dos animais. Além disso, o HVet possui criatórios de baratas, formigas e cupins. Os insetos fazem parte do cardápio da alimentação dos pássaros, cobras e mamíferos.

 

Mais informações, acesse:
Facebook: HVet/Unb – Setor de Animais Silvestres
www.ibama.gov.br/cetas