LITERATURA

34ª edição do evento acontece entre 8 e 17 de junho, com entrada gratuita. Desconto em títulos pode chegar a 80%

Feira do Livro de Brasília: Editora UnB pode ser encontrada no estande 12, com cerca de cinco mil exemplares à venda. Foto: Beto Monteiro/Secom UnB

Um livro é uma beleza, é caixa mágica só de surpresa.

Um livro parece mudo, mas nele a gente descobre tudo.

Um livro tem asas longas e leves que, de repente, levam a gente longe, longe.

Elias José

Palavras e ideias para além dos ares acadêmicos. Com cerca de cinco mil exemplares, a Editora Universidade de Brasília (EDU), participa da 34ª Feira Internacional do Livro de Brasília. O evento acontece entre 8 e 17 de junho, na área externa do shopping Pátio Brasil, na via W3 Sul, com a temática Literatura infantil: a invenção do sonho. Vamos brincar de inventar?

Essa é a terceira vez consecutiva que a Editora UnB participa do evento. Um grande atrativo são os preços promocionais, com diversos títulos com até 80% de desconto. Mas a grande novidade nesta edição é que, além da venda dos livros, o estande da EDU trará programação especial: dois debates e três lançamentos de livros. Veja a programação completa abaixo.

A professora da Faculdade de Direito (FD) da UnB Daniela Marques de Moraes é uma das convidadas do debate Constituinte de 1988: 30 anos depois, o que restou?, programado para quarta-feira (13), às 19h. Para ela, a temática é bem-vinda, não apenas pelo aniversário de três décadas da carta, no próximo 5 de outubro, mas pela oportunidade de debater o que motivou a elaboração do documento.

“A Constituição marca a reabertura da democracia no Brasil. Era o fim da ditadura e das restrições de direitos e garantias fundamentais. No contexto jurídico e político atual, em que vemos a relativização e minimização de direitos, é importante resgatar essa memória”, avalia a docente, enfatizando que o evento permite ampliar o debate para fora da academia, compartilhando com o público argumentos para além do senso comum.

O debate seguinte acontece no sábado (16), com a temática Maio de 68: O movimento estudantil que revolucionou o mundo. Debatedor no painel, Gilson Dantas, médico e pós-doutorando em política social pelo Serviço Social da UnB, avalia que a Universidade se coloca na perspectiva correta de não deixar que o maio de 1968 se perca no vazio. "Há legados políticos e teóricos que as gerações atuais não viveram. Ao discutir o que significou de tão forte aquele período, a juventude atual pode tirar princípios e conclusões para o contexto político atual, guardadas as devidas proporções e diferenças", comenta Dantas.

Durante os dez dias de evento, a Editora UnB pode ser encontrada no estande 12 e o preço médio das obras é de R$ 30, com títulos promocionais podendo chegar a valores bem menores. Livros fora da oferta permanecem com desconto de 40% para o público universitário. Outra novidade da EDU nesta edição é que, além da obras de publicação própria, serão expostos títulos publicados por outras instituições e que integram catálogo da Editora UnB.

“A Editora tem apostado na participação em feiras para ampliar a divulgação de suas obras. Temos alcançado bons resultados. Em agosto, estaremos na Bienal do Livro de São Paulo”, comenta Daniel Coelho, da EDU. O gestor acrescenta que a ideia por trás da inovação proposta pelos debates é levar aos espectadores temáticas relevantes e atuais, para além do universo acadêmico. “Acreditamos que o público vai se beneficiar bastante dessa iniciativa."

SOBRE – Programada para começar no dia 1º de junho, a abertura 34ª Feira do Livro de Brasília foi adiada para esta sexta-feira (8) em razão da greve dos caminhoneiros. O evento é organizado pela Câmara do Livro e pelo Instituto Latinoamerica. Com programação gratuita, a feira traz espetáculos teatrais, palestras, contação de histórias, roda de conversa com escritores de renome nacional e internacional, entre outras atividades.

Feira do Livro de Brasília
Quando: 8 a 17 de junho